Pagan Throne - Pagan Heart
EP - 5 Faixas - Independente - 2013

    Depois do sucesso obtido com o cd The Way To The Northern Ways ( confira resenha ), os cariocas Rodrigo Garm ( vocais ), Raphael Casotto ( guitarra ), Alexandre Absalão ( bateria ) acrescidos de Eddie Torres ( baixo ) mostraram o - então - novo line-up do Pagan Throne com o Single/EP Pagan Heart, composto por três músicas novas ( gravadas, mixadas e masterizadas por Eddie Torres ) e duas versões ao vivo destas novas composições ( captadas no Thorhammerfest VI em 04 de novembro de 2012, aliás, saiba como foi o evento na matéria do Rock On Stage neste link ). Bem, vamos à elas.

      The Trial Of The Gods revela o Black Metal Melódico ( ou Pagan Black Metal se gostar de rótulos ) do quarteto com um clima rápido e beligerante, sustentado nos agressivos vocais de Rodrigo Garm e na base de baixo, guitarra e bateria somados aos arranjos do sintetizador de Eddie Torres, porém, a música fica melhor quando sofre uma empolgante e acelerada virada, para depois ouvirmos outra dosagem forte de vocais guturais. A batalha continua com Disease Of The New World, que possui um ritmo instrumental destruidor não tão rápido e muita violência nos urros vocálicos de Rodrigo Garm.

    Preste atenção no 'estraçalhante' solo de guitarra de Raphael Casotto e na base de baixo e bateria, que alicerçam Pagan Heart, onde a banda caminhou por linhagens medievais e bastante melódicas, que criaram um pouco de viagens para depois serem vocalizadas com toda a fúria dos guturais pronunciados pelo vocalista. Destaque para os sombrios dedilhados que antecedem o final apocalíptico e urrado da canção.

    Para quem ainda não teve a oportunidade de ver esta horda bárbara ao vivo, as versões de The Trial Of The Gods ( tão matadora quanto no estúdio ) e Disease Of The New World mostraram que em mesmo um som cheio de variações e deveras agressivo, os cariocas estão prontos e com a violência necessária para encarar as plateias com competência e carisma, aliás, comprovei esta afirmação quando assisti a banda no palco durante o Valhalla Metal Fest em Itapira em janeiro de 2014 ( confira como foi aqui ).

 

    Pagan Heart prova que o Pagan Throne está crescendo em aceitação dos fãs, crítica e está sabendo explorar muito bem este estilo, seja no estúdio ou ao vivo, aliás no palco a banda parece que está pronta para um ataque fulminante - e atesto que estão. Decerto teremos mais novidades mais cedo que imaginamos desta violenta horda pagã.
Nota: 9,0.

Sites: http://paganthrone.blogspot.com, http://www.myspace.com/paganthrone
e paganthrone@hotmail.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2014

Voltar para Resenhas