Blur Parklive - Live In Hyde Park 12Th August 2012
DVD Duplo - EMI Music Brasil - 2013

    O Blur é uma banda inglesa de Rock Alternativo surgida no final dos anos 80 e início dos 90, que ficou conhecida por ser um dos líderes do movimento que ficou conhecido como Britpop. De lá para cá, Damon Albarn nos vocais, Graham Coxon na guitarra, Alex James na bateria e Dave Rowntree no baixo fizeram muito sucesso durante a década de 90 vendendo milhões de cópias de seus álbuns, mas pararam suas atividades entre 2003 e 2009, quando voltaram para a alegria dos fãs. Em 2012, realizaram um show para 80 mil pagantes no Hyde Park em Londres no encerramento das Olimpíadas que resultou neste DVD, que contém o show na integra e que foi lançando pela EMI Music Brasil. Foram utilizadas doze câmeras para as gravações e a direção é de Mathew Amos. A mixagem e a gravação do áudio ficaram sob a responsabilidade de Will Shapland e Matt Butcher.

    Girls & Boys abre o show em um palco gigante repleto de fãs eufóricos pela apresentação, aliás, essa massa cantou junto com o vocalista Damon Albarn de uma forma emocionante. Para anunciar a segunda da noite, ele diz: “We Love London” e então London Loves é tocada com um ritmo mais tranquilo. Uma coisa que chama a atenção são os dois telões ao lado do palco pelo seu tamanho ( que antes do show começar, eles exibiam imagens com o logo da banda e ao abrirem trazem o Blur para o palco ).

    As câmeras captaram muito bem a intensidade do show como percebemos em Tracy Jacks. Depois, Damon Albarn quer saber se os fãs que estão mais no fundo da arena estão ouvindo bem a banda e sempre muito empolgado canta a Jubilee. A seguinte, Bettlebum foi muito aplaudida, cantada por todos e cabe um destaque para a viagem que Graham Coxon e o guitarrista de apoio fizeram nos seus instrumentos. Como é comum em shows deste porte, a iluminação é um espetáculo à parte e mesmo em uma música mais tranquila como Coffee & TV, ela marca o seu ponto, aliás, o Blur sabiamente a alonga e realiza distorções que engrandecem o momento e o show.

    Convidando Khyam Allami no banjo temos a viajante Out Of Time. Damon Albarn fala que a próxima seria um “Lado B” e dedicada para as crianças, assim Young & Lovely, que caminha mais para um Rock'n'Roll mais Pop é tocada e assistimos uma canção que é bem gostosa de se curtir. 

    Em Trimm Trabb, o vocalista vai mais próximo a pequena passarela e canta mais introspectivamente, e nesse momento, Graham Coxon se joga no chão solando sua guitarra e sem que se perceba, já estamos em Caramel. Continuam com Caramel e o Damon Albarn vai ao piano para garantir linhas bem viajantes. Para anunciar a seguinte, ele pergunta que horas são e em um andamento Rock'n'Roll, o Blur toca Sunday Sunday.

    Mas, a emoção aumenta quando o hit Country House é exibido o vocalista vai para a ponta da pista e desce para saudar seus fãs, fato que deixa os seguranças preocupados, mas cria uma interação que passa aquela magia que é muito gostosa de se ver. Para Parklife, Phil Daniels é convidado para dividir os vocais com Damon Albarn e uma curiosidade acontece ( embora tradicional para os ingleses ) o chá é servido. Incrível para nós que assistimos o DVD Parklive - Live In Hyde Park 12Th August 2012.   

    Colin Zeal traz outra convidada, Harry Enfield em uma canção mais calma e instantes depois, com mais distorções meio Punk, temos Popscene e o Blur passa uma bela dose de energia e aí cabe um comentário: existem vocalistas que adoram dar trabalho aos seguranças, vi isso no show do Kaiser Chiefs e do The Hives no Lollapalooza deste ano ( confira matéria ), mas é inegável que atos assim deixam os fãs ainda mais fervorosos, e revi neste DVD dos ingleses.  

    Outra dessa linhagem mais Punk é Advert, que eles apresentam esbanjando adrenalina. Continuando o clima, a música que seguiu o show era com certeza uma das mais aguardadas por todos, pois Song 2 mostrou bem o carisma da banda com o público, que correspondeu cantando feliz da vida a mais pesada e conhecida música deles. Em No Distance Left To Run temos uma incursão mais Blues e um tanto introspectiva, que é vocalizada com muita emoção por Damon Albarn.

    E quando o show está ganho, os fãs percebem o ritmo e já saem cantando antes mesmo do vocalista e isso acontece em Tender, e vendo o show podemos ver o rosto de felicidade da banda e sabemos que são em horas assim, que eles se sentem gratificados pela vibração vinda da plateia e em retribuição, o Blur alonga a música brilhantemente. Fechando a primeira parte do show é a vez de This Is A Low, que começa mais calma e vai ganhando peso e distorção no seu decorrer.   

    Na volta para o bis temos Sing, que como outras inicia de forma mais suave no piano e ganha força e então com Damon Albarn ainda no piano é a vez de ouvirmos os efeitos eletrônicos que dão início à Under The Westway, que segue para um crescente positivo. Para Intermission, o Blur realiza um dueto de piano e guitarra de muita categoria, que segue para todos os instrumentos e que juntos vão trazendo velocidade para culminar em End Of A Century fazendo todos cantarem com a banda mais uma vez. 

    Atencioso, Damon Albarn agradece aos amigos, aos membros da equipe de produção e especialmente aos fãs, assim, com um violão executa For Tomorrow solicitando as palmas e a multidão de fãs atende instantaneamente. Para terminar o show no Hyde Park, o Blur tocou The Universal, que faz um encerramento na medida e tem sua letra acompanhada por todos. Após incontáveis palmas eles se despedem e o telão se fecha reaparecendo o logotipo da banda.  

    Nos extras, temos alguns clips como Under The Westway em cima de uma casa na Inglaterra ( que me lembrou dos Beatles no prédio da EMI nos anos 60 na hora ), sua versão no estúdio e um lyric video com suas partituras. Outra que consta nos extras nestes dois formatos é a The Puritan, que são duas composições novas do Blur gravadas em 2012.

    Muito bom este DVD Parklive - Live In Hyde Park 12Th August 2012, que registrou duas horas de um show vibrante dos ingleses do Blur executando 25 músicas de sua carreira, que segundo o baixista Alex James se este show não fosse um sucesso... seria o último lançamento da banda. Após assisti-lo e ver a alegria estampada no rosto dos fãs e da banda, a resposta é a seguinte: o Blur vai continuar. E melhor ainda caros leitores(as) do Rock On Stage... é presença confirmada no festival Planeta Terra deste ano no Brasil.
Nota: 9,5.  

Site: www.blur.co.uk e www.emi.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2013

Voltar para Resenhas