Dismember - Under Blood Red Skies
DVD Duplo - Shinigami Records - 2011

    O Dismember, banda de Death Metal originada em Estocolmo na Suécia no ano de 1988, lançou em 2011, o seu segundo DVD em formato duplo, com ênfase na apresentação no Party San Festival 2008 realizado na cidade alemã de Bad Berka entre os dias 7 e 9 de agosto de 2008 e também muitas entrevistas. Neste ano, a banda era formada por Matti Kärki nos vocais, David Blomqvist e Martin Person nas guitarras, Tobias Cristiansson no baixo e Thomas Daun na bateria, que estavam divulgando o álbum homônimo lançado neste ano de 2008, em um show com 15 músicas ao vivo do mais forte Death Metal.

DVD 1 Live At Party San Festival 2008

    A cadenciada Stillborn Ways abre o show com toda a cólera vocálica de Matti Kärki e é muito bem recebida pelos fãs que bangeam bastante. A segunda é a acelerada Death Conquers All, que faz as rodas surgirem neste Death bem na linha old school. Depois tocam do segundo cd Indecent and Obscene a Skinfather, que exibe um clima destruidor e na hora dos solos de guitarras, o vocalista Matti Kärki faz o chamado "air guitar" e conclama os fãs a agitarem com ele.

    Os solos distorcidos e brutais de Dark Depths tomam conta do Party San e é muito bacana assistir guitarristas do gabarito de David Blomqvist e Martin Person, que juntos ao baixista Tobias Cristiansson solam e bangeam junto com seus fãs literalmente transmitindo muita energia a cada nota. Life Another Shape Of Sorrow do Massive Killing Capacity, começa apenas nos toques do baterista Thomas Daun para depois receber as melodias de guitarras que liberam a pancadaria aplicadas pelo Dismember música.

    Depois de tomar uma água Matti Kärki fala com os fãs e avisa que a seguinte é do álbum Where Ironcrosses Grow e a violenta Forged With Hate com seus vocais quase guturais faz a alegria geral dos presentes. Do cd autointitulado de 2008 ( leia resenha ), Under A Blood Red Sky, que também dá nome ao DVD, é a seguinte com os guitarristas disparando suas notas à toda velocidade. O vocalista Matti Kärki por sua vez coloca uma fúria descomunal na música. 

    Com as luzes apagadas e ruídos de explosões no inicio, Override Of The Overture nos mostra muita pirotecnia e provoca na plateia uma sessão de rodas, que assistindo o DVD, posso afirmar são matadoras, mas também, com uma música raivosa como essa, não tem jeito de ficar parado ( até em casa dá vontade de ficar agitando ).

    Soon To Be Dead continua um show que não tem descanso, pois a ferocidade da apresentação continua e Matti Kärki berra furiosamente em meio à várias labaredas de fogo ( que deixam o show com um clima infernal mesmo ). Em seguida, Matti Kärki pergunta se os fãs estão contentes e ao receber a resposta positiva, o vocalista junto aos seus asseclas, executam a pesada Bleed For Me.

    And So Is Life é a expressão de alguns dos mais altos níveis de caos com seus vocais e riffs fortíssimos. E sabendo mexer bem com a plateia, o vocalista pergunta se os fãs se lembram dos bons tempos e com um longo solo de guitarra ( muito bem feito por sinal ), Dismembered exibe uma linha mais Heavy e torna-se uma das mais pesadas cacetadas do show. Depois foi a vez de Skin Her Alive, onde baixo, guitarras, bateria e vocais estão juntos na enésima potência de força.

     E o quinteto prossegue com a mortífera Sickening Art, cujos solos de guitarras destroem com tudo. Após se entreolharem, os membros do Dismember finalizam sua apresentação no Party San com In Death´s Sleep, com um ritmo cadenciado e forte, cheio de longos riffs de guitarras e vocais Matti Kärki, que caminham para uma aterradora pedrada sonora.

     Um dos fatores que mais aprecio em um show é quando a banda não está para brincadeiras e o Dismember fez isso com maestria, pois tocou na sequencia oito devastadoras músicas do clássico álbum Like An Ever Flowing Stream ( de 1991 ), que fizeram o meio para o final do show soar implacavelmente. E o mais bacana desta apresentação é que a captação de imagens, áudio, efeitos pirotécnicos e a iluminação muito bem feitos aumentaram o grau sentido pelos fãs durante o show realizado no dia 7 de agosto de 2008 ( e também a cada um de nós que assiste ao DVD ).

DVD 2: Death Metal & More Mental Illness

    Bem, como já é um costume nos atuais DVD´s ao vivo de todas as bandas de Rock e Heavy Metal, temos um documentário ( e com legendas em portugtuês, o que mostra a atenção que a Shinigami tem com seus clientes ) onde normalmente é exibida toda a descontração dos músicos quando estão em turnê, pois eles contam em seus depoimentos histórias engraçadas sobre a tour, exibem imagens cômicas e brincadeiras que fazem uns com os outros. Interessante, e ao mesmo tempo curioso, é vê-los contando que tem uma má sorte, que tudo que pode dar errado, acontece com eles.

    Nos depoimentos, eles comentam também como é o "processo de montagem" do set list das apresentações e que a cada show é um set diferente ( fato que particularmente eu aprecio bastante, pois torna o show único e inesquecível para os fãs que assistiram ). Contam detalhes da tour Masters Of Death, que em 2006 reuniu, além do Dismember, as bandas Grave, Entombed e Unleashed, e nesta parte do documentário você vê a amizade que todos os músicos possuem entre si e imagina a  bagunça que eles fazem juntos.

    Neste documentário Death Metal & More Mental Illness temos trechos de um show na Holanda, onde são tocadas "Autopsy", "Supposed To Rot" ( do Entombed ) e "Pieces", três sensacionais bordoadas. Eles falam também sobre o relacionamento com os fãs e elogiam especialmente os sul-americanos chamando-os de metalbrothers. Importante é ver o respeito que eles tem pelo Sepultura antigo ao citá-los como influências ao lado de nomes com Death e Autopsy ( e detalhe, em uma imagem, bem rápida, o guitarrista David Blomqvist aparece com a camisa dos brazukas do Krisiun ). O documentário exibe também como eles conseguem o timbre de guitarras e termina com um clip intitulado Death Metal muito divertido mostrando muita gente praticando o headbanging.

    E quando você acha que teremos apenas alguns clips, nos extras temos um outro documentário, mas esse menos sério, cheio de brincadeiras, zoações e trechos de shows, além de imagens na Praça Vermelha na Rússia, andando em Veneza na Itália e comprando cd´s na Galeria do Rock no Brasil.   

  

        Se no primeiro DVD temos um avassalador show do Dismember com muito Death Metal agressivo, a verdade que fica após assistir esses documentários do segundo DVD é que a banda é composta de cinco pessoas muito bem humoradas e divertidas, que assim como muito de nós, apreciam um som pesadíssimo. O único fato que deixa um desanimo no ar é saber que a banda encerrou suas atividades em 2011 e este DVD lançado no Brasil pela Shinigami Records tem agora um caráter quase biográfico, pois foi a última e bela obra do Dismember.
Nota: 9,0.

Site: http://www.myspace.com/dismemberofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2012

Voltar para Resenhas