Orphaned Land - The Road To Or Shalem - Live At The Reading 3, Tel-Aviv
DVD Duplo e cd - Shinigami Records - 2012

    Depois do lançamento de The Never Ending Way Of ORWarriOR ( leia resenha ), o Orphaned Land, banda israelense formada por Kobi Farhi nos vocais, Yossi Sassi Sa'aron na guitarra, violão, saz e oud, Uri Zelha no baixo, Matti Svatizky na guitarra e  violão, Matan Shmuely na bateria e backing vocals, Shlomit Levi nos vocais femininos, Roei Friedman na percussão, Tomer Mizrahi no bouzouki e Tzahi Ventura na flauta, decidiu presentear seus fãs com seu primeiro DVD duplo ( e mais um cd ao vivo )  gravado no dia 10 de dezembro em 2010 na cidade de Tel-Aviv no Reading 3.

    Sempre polêmicos, o Orphaned Land, já mostra na capa do DVD dois dos grandes problemas vividos pelas pessoas do Oriente Médio: o grande interesse do mundo em seu petróleo e a religiosidade, sim, algo que deveria unir as pessoas por lá, é um dos maiores responsáveis por todas as desavenças entre os povos. Bem, falando do que interessa, a produção é assinada por Erez Caspi, Yaniv Paz, Yonatan Danino, que fizeram juntos um excelente trabalho, pois souberam captar a essência do show da banda. A mixagem e masterização foi realizada por Jens Bogren no Fascination Street Studios.

    A introdução com cânticos e ritmos puramente regionais permeiam o início deste DVD em um palco com uma iluminação e telão - dignos dos que vemos em shows de bandas grandes por aqui - trazem os membros do Orphaned Land para o palco e é com Halo Dies, com suas alternações progressivas com vocais mais ora mais limpos ora mais agressivos, que reagem abrindo várias rodas de mosh participando enlouquecidamente do show e estão notadamente felizes. É... headbanger é headbanger em qualquer lugar do mundo e gosta de curtir seu som pesado em paz, mas, com muita energia.

    Birth Of The Three exibe um ritmo típico das areias do deserto com linhas progressivas que enfeitiçam os presentes, mas o Orphaned Land aplica linhas metálicas pesadas e segue o show com uma atuação vigorosa de cada membro da banda.

    Olat Ha'tamid do último cd The Never Ending Way Of ORWarriOR é tocada com o peso idêntico ao estúdio e com os músicos produzindo um clima diferenciado e positivo ao show para que no final Kobi Farhi agradeça aos fãs. Com as dosagens de peso sendo mais cadenciadas e com os teclados criando uma atmosfera, a seguinte do show é The Kiss Of Babylon e vemos a  a primeira participação da vocalista Shlomit Levi. A balada A Never Ending Way segue com o clima alto astral da apresentação com os vocais de Kobi Farhi divididos com a bela Shlomit Levi.

    Depois é a vez da progressiva Disciples Of The Sacred Oath II, que recebe em suas ambientações, ritmos mais lentos que mostram as influências da cultura oriental ( especificamente das regiões de Israel e países vizinhos ) que estão evidentes nas músicas do Orphaned Land. A intimista Bereft In The Abyss é cantada de forma emocionante pelo vocalista Kobi Farhi e tocada com os violões e outros instrumentos de cordas. Este clima mais acústico do show prossegue com The Storm Rages Inside.

     Na vez do hit Sapari a vocalista Shlomit Levi volta ao palco para a execução junto a Kobi Farhi de uma das músicas mais esperadas pelos fãs e além da excelente parte instrumental, tenho que destacar sua encantadora e poderosa voz, além de suas danças, certamente inspiradas na famosa "dança do ventre".

    Sem pausar temos From Broken Vessels, que retoma o peso em uma música com vocais agressivos e ritmo muito bem combinado pela banda, que continua a mostrar sua habilidade no palco. O mais interessante é que o vocalista Kobi Farhi vai no meio dos fãs, e canta de lá, junto com eles, fato que deixa o show imortalizado tanto na memória de seus seguidores quanto de quem assiste ao DVD.

    Com seus riffs pesados Ocean Land causa uma vibração muito grande na plateia e os fãs cantam como se fossem as ondas propostas pela música. Depois, quando a introspectiva M I ? é tocada o vocalista do Orphaned Land convida Steven Wilson para dividir os vocais desta formidável canção e o líder do Porcupine Tree realiza uma participação muito emocionante nesta música mais suave.

  Após um breve momento instrumental New Jerusalem exibe o retorno de Shlomit Levi aumentando a magia da canção, que é ambientada nas flautas e violões, porém, sem deixar de exibir seu peso graças ao guitarrista Yossi Sassi Sa'aron, entretanto, de uma forma mais discreta. E não posso deixar de registrar nesta resenha, o final desta canção nas palmas é excelente e muito marcante.

    Passada a calmaria, o Orphaned Land toca a pesada Vayehi Or e relaxa os fãs novamente com a linha mais acústica de The Warrior, que  continua o show com seu andamento cadenciado cheio de harmonia, mas, que não dispensa também um ótimo solo de guitarra. As melodias da seguinte são um dos pontos mais fortes da banda e com Barakah, isso é percebido mesmo em seu pesado andamento que se liga a Codeword: Uprising, que esta nos traz os vocais agressivos do vocalista Kobi Farhi e os guturais do convidado Tomer Jones ( que cantou no Whorecore ). O Orphaned Land conseguiu deixar ainda melhor a música ao flertar com um Death Metal Melódico.  

    O atmosfera mais religiosa do show acontece novamente quando os violões exibem o magnetismo de El Meod Na'ala com boas vocalizações que são bacanas de se ouvir e isso continua no palco durante a execução da enfeitiçante In Thy Never Ending Way, que mais ao seu termino exibe os membros do Orphaned Land estáticos e então, um a um eles saem para que os fãs bradem com força pelo bis, que acontece com o vocalista dizendo que é a festa de 20 anos da banda e convidando Steve Wilson ( do Pocupine Tree ) mais uma vez para o palco para tocar a belíssima balada The Beloved's Cry sozinho, bem na linha de voz e violão tendo apenas os fãs cantando alguns versos com ele.

    Depois, Kobi Farhi conta uma história dos primórdios da banda quando ia à uma Sinagoga ( e com camisa do Iron Maiden ) e diz que o ambiente desta noite que ele sentia era de uma "Sinagoga Heavy Metal" e  então convida uma pessoa muito especial para a banda para adentrar ao palco: David - pai de Yossi Sassi - e com a nobre presença eles cantam Norra El Norra, que dá aquela vontade de pular junto, mesmo em casa. Encerrando esta magnífica apresentação temos Ornaments Of Gold  ( Ending ) e Kobi agradece a cada um de seus colegas de banda.

DVD 2 - Bônus Material  

    No segundo DVD temos vários itens especiais, entre eles as ótimas musicas ao vivo, tais como: Halon Layam Hati How com Yehuda Poliker chamado para se juntar ao Orphaned Land após um longo discurso de Kobi Farhi eles tocam vigorosamente essa canção. E no final os fãs gritam o nome do convidado, que continua presente na execução de Bakapaim, com uma sequencia de solos pesados de guitarras mais cadenciados e com a toda a melodia positiva do som do Orphaned Land e vale lembrar: na hora que a percussão ganha força, os fãs acompanham a banda nas palmas em um momento excelente e único.

    A balada The Path - Treading Through Darkness seduz os presentes com sua magia oriental típica, enquanto a banda aplica seus trechos mais pesados e viajantes. Depois temos Drum & Percussion Solo, nome dado ao solo do baterista Matan Shmuely e do percussionista Roei Friedman mostram muito talento a cada nota, mas o maior destaque vai para o duelo instrumental que eles fazem. Depois é a vez de Seasons Unite e sua musicalidade cativa o ouvinte e promove uma sessão de moshs fortíssima na plateia. Finalizando este primeiro bônus temos mais peso com Tholby The Father Pray, que alterna peso com a suavidade e é aclamada pelos fãs.

    Além disso, temos também o documentário Vayehi Or - Documentary, disponibilizado com legendas ( um cuidado que a Shinigami Records está aplicando em todos os seus DVD's ) contando sobre as suas origens e histórias destes 20 anos de banda em seu idioma Natal. Interessante de se mencionar também são as partes de como escolheram a sua própria cultura como temática para a banda, a participação de Steven Wilson no DVD e também das composições das músicas, as religiões que envolvem a banda e os preconceitos na região.  O DVD possui também algumas fotos e os clips para as músicas Sapari ( com uma produção excelente ), Ocean Land e Norra El Norra.

     Enfim, é muito bom o lançamento do Orphaned Land seja no show ou nos extras e o pacote conta ainda com um cd de áudio ( com apenas 17 das 26 músicas do DVD, mas convenhamos, se colocassem tudo no cd, teríamos um cd duplo e não foi essa a ideia ) mostram que o sucesso e a notoriedade atingidos pelos israelenses em vários cantos do mundo nestes 20 desde sua formação não são por acaso.

    Como disse no começo as imagens estão muito bem captadas, mas um detalhe curioso tenho de acrescentar: as microcâmeras colocadas no pedestal do microfone de Kobi e na guitarra de Yossi, que trouxeram imagens que não são vistas em shows, ideia muito boa.

    Quem gosta de apreciar um Heavy Metal que mescle mais que apenas guitarras pesadas e vocais agressivos deve se aprofundar neste Live At Reading 3, Tel Aviv, e nos álbuns do Orphaned Land, pois temos aqui o nosso amado estilo muito bem fundido à rica cultura oriental passando uma mensagem de paz que é capaz de unir  árabes, judeus e cristãos numa mesma plateia. Não é para menos que ganharam o Prêmio Amizade e Paz do governo turco ( e detalhe, Israel e Turquia não mantém laços diplomáticos, mas o Heavy Metal sim!!! ) Longa vida ao Orphaned Land.
Nota: 9,5.

Site: www.orphaned-land.com e www.myspace.com/orphanedmyspace

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012

Voltar para Resenhas