Stormental - Mental Live Storm
100 minutos - Independente - 2008 

    O quarteto de Florianópolis/SC formou-se em janeiro de 2006 com Alexei Leão ( vocal ), Andrei Leão ( baixo ), Rafael Scopel ( guitarra ) e Marcos Feminella ( bateria ) e em menos de um ano de banda eles lançam o seu cd debut ( leia resenha ) e praticamente em seguida, já se aventuraram pelo velho continente conforme você pode ver em detalhes no documentário que acompanha o show. E se tem uma coisa que eles já começam a deixar seu nome marcado na história do metal brasileiro está na coragem, afinal, além das tradicionais seleções de idiomas em Inglês e Português, a banda colocou a opção de som para Surround 5.1 e Stereo 2.0, algo que não é muito comum em DVD´s lançados de forma independente, aliás, eles também são responsáveis pela produção. E no pacote, tem ainda um luxuoso encarte com fotos, letras das músicas e  também, como bônus o EP Unleashing The Madness que antes só existia em formato virtual para download no site oficial da banda. Ou seja, o Stormental mostra sua cara e com certeza irá angariar novos fãs e consolidar os antigos fãs com este lançamento.   

 Falando especificamente do show, ele foi gravado no Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis e como sempre acontece, exibe algumas imagens de bastidores ao som de Introducing The End, a primeira das doze músicas, que dá o tom da abertura do show. Quem aparece primeiro já mandando bala é o baterista Marcos Feminella seguido pelo baixista Andrei Leão e o guitarrista Rafael Scopel. Quando chega a hora de Alexei Leão começar a cantar, ele já mostra o vigor do raw progressive metal do Stormental. Após a saudação inicial temos o envolvente instrumental de The Conquer que é seguida pela rápida Auke, onde vemos mais uma vez o competente trabalho da banda.

       Agradecendo os fãs mais uma vez, Alexei diz que está feliz por apresentar-se em casa e tocam Unleashing The Madness, título do EP que você conhecerá mais detalhes clicando aqui. Neste momento percebe-se o ótimo trabalho do baterista com seus bumbos duplos tocados à toda velocidade. First Ray Of Light é uma das provas porque a banda teve uma rápida ascensão no cenário, afinal, a seqüência instrumental intrincada e a melodia juntas cravam nos nossos ouvidos. Enquanto isso, podemos ver a técnica que os músicos aplicam em seus instrumentos, especialmente o baixista Andrei e o guitarrista Rafael que usam e abusam do 'two-hands'. A seguinte é a rápida Sun Child, que é uma das melhores do primeiro disco do Stormental e que ficou ainda melhor neste show de gravação do DVD.

    Após Sun Child a banda deixa o palco, exceto apenas do baixista Andrei, que fica exibindo toda sua virtuose ao solar o seu baixo. Quando os outros três integrantes retornam, nada melhor do que tocar a eletrizante Rising, música que são daquelas que levantam a platéia ( e levantar em sentido figurado, pois o local escolhido pela banda é um teatro onde todos os fãs ficam sentados e apreciam cada momento do show, e aí registro outro ponto para este DVD do Stormental ). Mantendo o excelente clima, temos The Fury, outra das melhores da banda e que traz a retomada da força da guitarra com os riffs de Rafael.

    Qual é o melhor momento para exibir uma nova composição? Se respondeu em um show de gravação de um DVD acertou meu caro leitor(a). E é isso que o Stormental faz com A Miserable Life, e a vibração causada por esta música prova que o vindouro cd manterá o nível de qualidade dos catarinenses. A balada presente no EP Unleashing The Madness In Front Of You abre o primeiro bis da noite de 29 de junho de 2007 (  bis aliás fortemente pedido pelos fãs )  e percebe-se que eles ficaram satisfeitos. 

   Entretanto, sempre queremos "mais um" e eles nos brindam com Stormental, em execução primorosa que além de intitular a banda foi alongada para que Alexei pudesse apresentar cada um de seus companheiros no palco e novamente agradecer sua legião de fãs que lotaram as dependências do Teatro Álvaro de Carvalho e a reação deles não poderia ser outra senão aplaudirem o quarteto de pé.

        Nos extras, como disse no começo, tem o documentário da turnê européia de 2006 do conjunto recheado de depoimentos, brincadeiras, viagens, percalços, dificuldades, que são comuns, porém não menos divertidos.  Vale ver e e entender por que realizar shows lá fora não é costuma ser apenas diversão. O DVD conta ainda com dois ótimos videoclips: Rising ( com imagens desta turnê européia ) e Stormental ( com imagens de estúdio ). Com uma captação de áudio e imagem no show nota 10 Mental Live Storm é o registro do crescimento do Stormental e prova que eles não são apenas uma promessa, e sim uma realidade na cena do heavy metal brasileiro.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2009

Ficha Técnica:

Duração: 100 min.
Região: Livre
Áudio: Dolby Digital 2.0 e Surround 5.1
Ano: 2008

Gravadora: Independente
Origem: Nacional
Site: www.stormental.com.br e www.myspace.com/stormental
 

Voltar para Resenhas