Tarja - Luna Park Ride
 DVD - Shinigami Records - 2016

    A encantadora, carismática e bela cantora finlandesa Tarja Turunen ficou conhecida mundialmente por conta de seus álbuns lançados à frente do Nightwish, porém, a soprano lírico da cidade de Tenke desde 2004 tem disponibilizado vários discos solos e DVD´s, alguns como este que são voltados ao Rock e outros que mergulham mais na parte de óperas ou líricos. Luna Park Ride foi gravado em Buenos Aires, na Argentina no dia 27 de março de 2011 na turnê do cd What Lies Beneath, além de contar com um vasto material bônus de apresentações desta tour e das tours dos anos seguintes.

    Na sua banda da época tínhamos o exímio baterista Mike Terrana, o mago Doug Wimbish ( Living Colour ) no baixo, além dos ótimos Julian Barratt na guitarra, Christian Kretschmar nos teclados e Max Lilja no violoncelo. Tarja - Luna Park Ride foi produzido pela vocalista e MIC, a mixagem ficou a cargo de Tim Palmer ( U2, Robert Plant e Pearl Jam ) e Travis Kennedy no '62 Studios e a masterização é do experiente Svante Forsbäck no Chatmakers na Alemanha. A capa é de Buro Dirk Rudolph e o livreto que acompanha o DVD teve seu layout desenvolvido por Alexander Mertsch e Groothuis, onde podemos ler muitas informações do show e ver muitas fotos, que sempre gostamos de apreciar, entretanto, vamos ao show principal deste Luna Park Ride.

    O sempre vibrante público argentino recebe a diva com Dark Star, que entra toda de preto cantando com a empolgação e no seu decorrer... o grande pano que servia para dividir a plateia do palco é colocado abaixo. Ela agradece ao calor recebido dos fãs e com seu feeling canta - se mexendo muito - a My Little Phoenix, que em seus trechos mais pesados ganha algumas 'bangeadas' da finlandesa. Pelo tanto que Tarja agita... é impossível ficar parado em seu show, como podemos confirmar em The Crying Moon com destaque ao solo do baixista Doug Wimbish ( que toca até com os dentes ). O sucesso I Walk Alone, que é mais lenta traz a vocalista sem a sua vestimenta mais pomposa, mas, ainda de preto e deveras linda interpretando toda inquieta os versos da música com um carisma enorme.

    Em um bom castelhano ( espanhol ), ela anuncia a Falling Awake, que nos traz a sua adocicada voz e é impressionante como ela mantém a plateia nas mãos ao interagir sempre com os fãs. Inclusive, te convido para olhar também no baterista Mike Terrana brincando com suas baquetas enquanto toca. Tão feliz quanto o público, ela canta o cover de Signos da banda argentina Soda Stereo e como temos a simpatia da vocalista exalada em sua versão, seja nos seus belíssimos vocais ou nas suas 'indas e vindas' pelo palco é impossível não curti-las.

    Agora sem a blusa, mas, ainda com roupa preta, Tarja canta a Little Lies, onde ela volta a 'banguear' em alguns momentos e soca o ar se divertindo durante os solos, mais parecendo que está junto com a galera na pista. Em seguida, ela emociona com Underneath e é saboroso notar como ela utiliza o potencial de sua voz e como ela mexe sua mão nos sensibilizando ainda mais. Destaque também ao solo de guitarra de Julian Barrett usando um slide.

    Os argentinos explorem em paixão pela vocalista antes de ouvir Stargazers ( do Nightwish ) e confesso... ver ela cantando no vídeo... levou minha mente para 2004, quando presenciei ela com sua ex-banda pela primeira vez ao vivo ( confira resenha ). Visivelmente emocionada, a vocalista pede mais barulho e a Heavy Ciaranis Hell faz a beldade dançar novamente e se movimentar pelo palco enfeitiçando cada um que estava no show e a quem assiste a este Luna Park Ride. Para In For A Kill, ela nos seduz com o sua amabilidade e sua simplicidade já citados anteriormente no começo desta resenha ao interagir com a banda e os presentes de forma suave ( confirme vendo o vídeo ) e leva os fãs a socarem o ar junto com os movimentos dela. Na sequencia temos a divertida Where Were You Last Night ( de Ankie Bagger ), com Tarja toda de branco e com sua contagiante alegria, que é ligada a Heaven Is A Place On Earth ( da Berlinda Carlisle ) e termina este medley com a Livin' On A Player ( do Bon Jovi ) sempre agitando o tempo todo.

    Die Alive continua o show com Tarja saltitando e cantando de forma impactante, e, por incrível que pareça, ela fica emocionada com a reação dos 'hermanos', que a ovacionam ( digo isso porque sua animação é tamanha que inflama até quem vê o DVD ). Ela apresenta a banda e percebe-se que aprendeu muito bem  a língua espanhola, afinal, seu marido é argentino.

    Depois temos Until My Last Breath, que para mim sintetiza o que é um show da Tarja: ela dá o seu máximo, os sempre comentados 110% para o seu público e o satisfaz com uma elegância única, que garante sua crescente legião de seguidores. No final, ela reúne a banda e se despede do Luna Park, entretanto, com os pedidos incessantes dos fãs, que não arredam pé, levam ela voltar com uma camisa personalizada da Seleção Argentina com a sensacional Wishmaster do Nightwish, que encerra o show principal desde DVD com os fãs em êxtase.

    O estilo escolhido pela equipe da Same-Eyes Oy Productions deste Luna Park Ride, que mesclou imagens filmadas por fãs às profissionais conferiu uma aproximação maior de cada um de nós com o show. Ficou diferente e excelente, parabéns Tarja e equipe. Mas, agora vou comentar dos muitos materiais bônus que temos neste lançamento. O primeiro deles tem parte do show de Tarja no Master Of Rock em 2010 em Vizovice na República Checa executando In For A Kill junta à uma orquestra, onde podemos ver uma iluminação competente com Tarja toda de branco e 'bangueando' significativamente. Na sequencia, I Walk Alone, que graças a presença da orquestra ficou ainda mais bela e levou aos presentes aplaudirem muito a vocalista.

    No entanto, para emocionar mesmo... temos The Archive Of Lost Dreams com a vocalista cantando com o coração e fazendo sensibilizantes expressões em seu rosto. Em Crimsom Deep, ela se mexe menos aplicando um feeling gigantesco em sua interpretação, que passa sua alegria quando canta e sorri, que fica mais grandiosa em seu decorrer.

    Seguindo para 2011, temos algumas músicas que foram exibidas no Summer Breeze Open Air em Dinkelsbühl na Alemanha em um show realizado durante à tarde e Tarja toda de preto executa I Feel Imortal, e não é que a iluminação no palco fez a diferença positiva? Com o entardecer caminhando para a noite, hora de relembrar do Nightwish com a The Siren, onde o baixista Kevin Chown faz as partes de Marco Hietala, porém, é dignificante assistir a atuação da fascinante Tarja. A terceira e última desta parte no Summer Breeze Open Air conta com a vocalista recebendo disco de Ouro no palco dois dias depois de seu aniversário em um momento inesquecível para ela e que apreciamos neste DVD Luna Park Ride, que culmina com Until My Last Breath, onde ela demonstra o seu poder de frontwoman e comanda a plateia alemã com uma vasta facilidade.

    Viajando para 2014 no Teleclub em Yekateriburg na Rússia temos algumas canções de seu último cd de estúdio, o Colours In The Dark ( 2013 ) com a vocalista emitindo sua energia positiva e logo em seguida cantando a 500 Letters levando os russos a socarem o ar e 'banguearem' em filmagens inspiradoras. Ah... novamente ela está trajando uma roupa preta. Para Damned And Divine sentimos como a atuação dela e de seus músicos nos conectarem realmente à energia do palco. Com um vestido vermelho e com os fãs agitando bastante ela canta e dança a Neverlight. Ainda em 2014 temos a cantora no Wacken Open Air junto ao Van Canto em uma participação especial com Anternoon Of Death, que adicionou mais beleza á canção e transformou o imenso palco em um teatro ao ar livre. Detalhe, o Van Canto não utiliza guitarra e baixo.

    Finalizando este Luna Park Ride temos Tarja com uma parte da Colours In The Road Tour de volta ao Summer Breeze Open Air de 2014, novamente em um show à tarde com Never Enough e com uma linda roupa azul marinho. Demasiadamente animada, ela pega uma câmera e filma do seu jeito o show para desespero do técnico, mas, para nós é bacana, pois, podemos conferir como ela pulsa o tempo todo. Durante a execução desta música também podemos reparar em um solo do baterista Mike Terrana e confirmar sua capacidade e também dos demais membros da banda em um momento em que todos brilham com seus solos e improvisos.

    No retorno de Tarja ao palco podemos assistir uma nova versão de Die Alive e quando ela pede e pula, os fãs fazem o mesmo e mexem os braços em sincronia com a finlandesa. E não faltou a épica Victim Of Ritual com Mike Terrana de pé realizando repiques para depois Tarja cravar mais outro vislumbre com sua atuação, e olha que ela pegou uma câmera novamente durante uma forte chuva que caiu.    

     A Shinigami Records disponibilizou este Luna Park Ride com todos os 78 minutos de seu show principal na Argentina e outros 74 de extras distribuídos nos melhores momentos das importantes apresentações de alguns dos festivais europeus realizados entre 2010 e 2014. Aos apaixonados fãs da cantora saibam que este é um item imprescindível para a sua coleção e aos que conhecem menos a trajetória de Tarja... não desperdicem a oportunidade de assistir seu empolgante show e conferir o poderoso alcance de seus vocais sem precisar forçar nada.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.tarjaturunen.com, https://www.facebook.com/tarjaofficial
e https://www.youtube.com/c/tarjaofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2016

Voltar para Resenhas