Adorned Brood - Kuningaz
12 Faixas - Massacre Records - 2012

    Os alemães do Adorned Brood incendiaram o Brasil em uma das melhores apresentações do ano no Manifesto Rock Bar no começo de dezembro de 2012 ( confira matéria ). O Brasil vem conhecendo e apreciando o Folk Metal como nenhum outro país, embora sempre tenhamos que lembrar que o Tuatha de Danann foi o primeiro grupo brasileiro neste estilo e começou, digamos a colocar a semente para que os bangers do Brasil começassem a gostar deste estilo.

    O Adorned Brood é formado por Markus 'Teutobot' Frost nos vocais e baixo, Mischa na bateria, Jan Jansohn e Thorsten Derks nas guitarras, a bela Anne na flauta, Niklas Ennsnos nos teclados, e eles mostram nesse álbum, sem dúvidas, um dos melhores lançados em 2012, que existem muitas bandas boas pelo mundo, mas que nós aqui do Brasil ainda não conhecemos. O álbum foi produzido por Kai Stahlenberg via Massacre Records, gravadora essa que tem além dos alemães do Adorned Brood, as bandas Sinister e To/Die/For no seu cast, mas voltemos ao álbum que foi lançado no dia 23 de novembro, cerca de 15 dias antes da apresentação no Brasil.

    A intro Einkehr serve como aquecimento para, Kuningaz, com uma levada rápida, riffs poderosos e uma sincronia perfeita com os teclados e com a flauta, que garantem a música como um dos grandes destaques do cd. Vale destacar que a flauta de Anne é um instrumento constante na música do Adorned Brood e ao contrário de outras bandas de Folk Metal, que a flauta é tocada ocasionalmente, aqui nesta banda ela é parte constante e importante na elaboração dos riffs, a qual trouxe uma musicalidade bem diferente do que estava acostumado a ouvir em Folk Metal.

    Call Of The Wild continua na mesma levada, sendo outra grande canção do álbum. Victory Or Valhall, primeiro single da banda que, quando o ouvimos pela primeira vez, sem reparar a letra, nos lembra o ritmo de uma canção rápida romântica, porém, se trata de uma canção que fala de guerras e profecias soando perfeita. É certamente a melhor música do álbum.

  Hugin e Munin, vieram em duas faixas, que juntos poderiam ser a banda santista que tocou no mesmo dia que os alemães no ThorHammerFest 6, e de acordo com a mitologia nórdica são os nomes dos corvos de Odin. História contada, posso dizer que ambas trazem uma matadora avalanche de riffs, que deixa Kuningaz numa levada Folk bem pesada tornando-o cada vez mais interessante.

    Men, uma poderosa misturas de solos e estilos com um refrão grudento que faz você cantá-lo logo na segunda vez que é ouvida. Just A Fight, com seu refrão fácil de ser cantado, vai ficar também gravada na mente por muitos dias, assim como a boa música seguinte, a A War Poem. We Are Legion além do refrão forte - aliás, uma característica que está presente em todas as músicas de Kuningaz - termina a versão normal de forma esplêndida.

    Entretanto, a cópia que adquiri no ThormHammerFest 6 era em digipack e contém uma faixa bônus, que é Totenmarsch ( 2012 Version ) e aí sim, encerra definitivamente o álbum mais legal que ouvi em 2012.  Legal? Você deve estar perguntando, legal sim... pois, pesado certamente seria uma característica desnecessária de escrever em muitos cd's.

 

    Um álbum espetacular, lançado por uma banda que está no auge de sua forma e técnica, para quem gosta de Folk Metal, enfim, um álbum obrigatório em qualquer coleção. Para quem procura uma sonoridade nova e quer conhecer outras bandas, o Adorned Brood realmente é uma das grandes surpresas que conheci em 2012. Com um Heavy Metal de extrema qualidade, Kuningaz é o oitavo cd na discografia dos alemães, que certamente obterá boa vendagem e repercussão, o que provavelmente garantirão muitos shows e também participação nos pelos festivais europeus e que essas 'andanças'  todas passem também no Brasil novamente, pois o público ficou sedento por mais shows do Adorned Brood.
Nota: 10.

Site: www.adornedbrood.de.

Por Marcos César de Almeida
Janeiro/2013

Track List:
1. Einkehr
2. Kuningaz
3. Call Of The Wild
4. Victory Or Valhall
5. Hugin
6. Men
7. Kreuzeslast
8. Just A Fight
9. Munin
10. A War Poem
11. We Are Legion
12. Totenmarsch

Voltar para Resenhas