Asia - Phoenix
2008 - 13 faixas - Hellion Records

    O Asia é um dos supergrupos do Art Of Rock e do Rock Progressivo que reinaram praticamente absolutamente no início dos anos 80 e nos deixando um legado com álbuns como Asia e Alpha.  Durante os anos noventa a formação clássica se separa, reúnem-se novamente ( para nossa alegria ) em 2006 e saem em turnê mundial ( que inclusive passa no Brasil, leia resenha ) resultando no cd/DVD ao vivo Fantasia Live In Tokyo ( lançado em 2007 ). E os veteranos músicos do Asia voltaram para mostrar para as novas gerações toda a potencialidade que a banda tinha nos eighties, lançando agora em 2008 o álbum Phoenix, com capa desenhada por Martin Dean, filho do histórico Roger Dean que assinou as capas anteriores. John Wetton - voz e baixo, Steve Howe - guitarras, Carl Palmer - bateria e Geoff Downes - teclados gravam este cd entre setembro de 2007 a fevereiro de 2008 no Liscombe Park Studios em Buckinhamhire e a produção é dos quatro feras da banda.

    Abrindo este lançamento da Hellion Records em digipack temos Never Again onde já sente a marca precisa que imortalizou o Asia no " Olimpo do Rock ": a voz de John Wetton, que ainda guarda muita potência e melodia para pegar o ouvinte. A segunda é Nothing Forever que é cantada em coro no seu início e os teclados de Geoff Downes encontram com a maestria do baterista Carl Palmer deixando a canção de forma bem viajante. O destaque de Nothing Forever vai para Steve Howe que realiza solos virtuosos, e quando ficam em maior evidência são para arrasar com tanta técnica que ele demonstra. Heroine é a mais progressiva passando por momentos mais melodiosos no piano sendo tão bela que merece ser aproveitada nas rádios.

    A instrumental Sliping Giant é a próxima, e é chegada a hora do momento mais progressivo do disco com efeitos que traçam um caminho espiritual, seja pela inclusão de violões ou pela magia obtida pelos teclados. O interessante desta quarta faixa é que ela é aglutinada com No Way Back e Reprise transformando esta trinca numa pequena suíte, com refrão que crava facilmente na memória e marca um dos melhores momentos de todo o cd. A quinta de Phoenix é Alibis que é mais Rock´n´Roll digna para ser tocada em festas e shows pela energia que é sentida ao decorrer de seus minutos. A combinação dos solos de teclados e guitarras a elevam no mais puro Art Of Rock com um final surpreendente. Depois temos John Wetton cantando com uma firmeza em sua voz I Will Remember, que possui um crescente excelente e exibe influências de soul.

    Shadow Of A Doubt é a hora e a vez de Steve Howe solar sua Gibson com muita melodia e isso traz a essa sétima música de Phoenix uma alegria e velocidade em perfeita harmonia que somente mestres deste porte são capazes de realizar. E vale lembrar que esta nos rememoreia a sons mais antigos do Asia. Em seguida outra pequena suíte com Parallel Words, Vortex e Déya, claro, novamente outra incursão no Rock Progressivo, principal influência dos integrantes do Asia e em meio ao lindo trabalho no piano de Geoff Downes, perceba como John Wetton canta com muita emoção os versos da música. Já Steve Howe realiza solos viajantes que fazem dessa trinca outro daqueles momentos inesquecíveis.

    I Wish I´d Known All Along é cantada por Steve Howe e não é que o ex-Yes personaliza a música de uma forma emocionante? Esta nona canção de Phoenix guarda ainda vibrantes solos de teclados e guitarras. Orchard Of Mines tem um andamento mais calmo e muito feeling nos vocais de John Wetton. Over And Over é outra bela canção deste retorno do Asia aos estúdios ( que aliás desde 1990 não lança um álbum no estúdio ), e é mais suave com muito sentimento passado pela voz de John, ressaltando também o instrumental quase interplanetário pela forma que é feito. An Extraordinary Life tem uma melodia transcendental que encerra o disco no melhor alto astral. Phoenix apresenta ainda como bônus um versão acústica de An Extraordinary Life que igualmente bela à plugada ( dá para entender porque ela foi incluída, seria uma injustiça se não estivesse aqui ). Outro bônus é a seção multimídia que é uma compilação de entrevistas e trechos de clipes mostrando o clima positivo que permeia esta nova vida do Asia, não deixe de conferir.

  Para a infelicidade de todos os velhos punks de outrora e todos que criticam as bandas de Rock Progressivo, o Asia, assim como a ave mitológica renasceu mais forte, e está pronto para levar para estas novas gerações toda a magia do seu som. E que sejam bem vindos.
Nota: 9,5.

Site: www.originalasia.com
Gravadora: www.hellion.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

 

Voltar para Resenhas