Blur - Parklive - Live In Hyde Park - 12Th August 2012
Duplo - 25 Faixas - Emi Music Brasil - 2013

   Além do DVD de mesmo nome ( confira resenha ) com o vídeo do show realizado no dia 12 de agosto de 2012 em Londres, Inglaterra no lendário Hyde Park, como é comum aos lançamentos atuais, a EMI Music Brasil disponibilizou todas as vinte e cinco músicas do show do Blur no encerramento das Olimpíadas de 2012 no formato de cd, consagrando assim, ainda mais o sucesso obtido por Damon Albarn nos vocais, Graham Coxon na guitarra, Alex James na bateria e Dave Rowntree no baixo. Parklive - Live In Hyde Park - 12Th August 2012 é o nono cd da carreira dos ingleses que foi gravado e mixado por Will Shapland e Matt Butcher. A masterização ficou de responsabilidade para Geoff Pesche no também lendário Abbey Road.

   Abrindo o primeiro cd temos o ritmo Pop/Alternativo de Girls & Boys, que mesmo sem as imagens que temos no DVD, você sente a empolgação que a música passa e como ela fez a multidão cantar e vibrar com a banda. Depois, o show segue com London Loves, que é mais “calminha” e repleta de efeitos distorcidos na guitarra de Graham Coxon. Outra que é muito bem recebida é Tracy Jacks com sua vibrante pegada de bateria em um andamento muito envolvente. Para Jubilee temos uma adição maior de Rock'n'Roll ao som do Blur, que enfatiza sempre a atuação do guitarrista Graham Coxon em um estilo bastante festivo.

    Os vocais de Damon Albarn emocionaram e fizeram o povo cantar com ele Beetlebum, que tem uma linha alternativa que é alongada muito bem pelo Blur, nos fazendo viajar nos solos distorcidos de guitarras, que ganham muito peso de bateria e baixo. De começo mais tranquilo, Coffee & TV segue bem sossegada e com boas vocalizações de Damon Albarn em uma linha Pop, mas isso até que os solos de guitarra de Graham Coxon se alongarem descompromissadamente em um dos melhores momentos do show.

    Com um pouco de introspecção temos Out Of Time, que exibe a banda em um ritmo leve, porém de muita técnica com a presença do convidado Khyam Allami no banjo criando alguns instantes mais viajantes. Em Young And Lovely, após um breve discurso de Damon Albarn ouvimos uma canção mais Pop que é gostosa de se ouvir, entretanto, os ingleses mostram a sua faceta Rock novamente com precisão. Com um estilo mais introspectivo temos Trimm Trabb, que exibe um ótimo trabalho de percussão e piano, além de um ritmo muito interessante que culmina em uma viagem pesada e das grandes para os padrões do Blur.  

    E esta fórmula de viagens e introspecção é novamente aplicada em Caramel, que é daquelas que devemos fechar os olhos e sentir suas vibrações ( mesmo nos shows ). Depois de um momento assim é hora de uma música mais agitada, afinal, o Blur não é um banda de Rock Progressivo e com Sunday Sunday, o quarteto retorna com sua linha de festa em um Rock'n'Roll pesadão que não deixa ninguém parado.

    Desta maneira o Rock/Pop um tanto que circense de Country House contagia a todos e os fazem cantarem com o Blur, com destaque para os solos dos guitarristas. Encerrando o primeiro cd temos a participação de Phil Daniels nos vocais junto a Damon Albarn para executarem Parklife em uma marcação típica dos Punks, mas não tão agressiva e com levadas mais Pop's. Quem se destaca nesta versão são os músicos que acompanham o Blur nos metais.   

    Iniciando o segundo cd temos Harry Enfield, a convidada para Colin Zeal, que tem um andamento mais calmo e muito envolvente, especialmente pelo ritmo instrumental e a forma que é cantada. Metendo a mão nas guitarras e produzindo muita distorção temos a rápida e praticamente Punk Popscene. Ainda caminhando nesta linhagem, o quarteto toca a raivosa Advert, que é uma das mais poderosas e nervosas músicas de Parklive - Live In Hyde Park - 12Th August 2012.

    Após conversar com os fãs é hora da frenética e eletrizante Song 2, que é muito conhecida e praticamente um Heavy Metal do quarteto. Nesta pelo seu estilo, ficou claro a intensa participação dos fãs, que agitaram intensamente.

    Depois de uma sequencia de três pancadas, hora de se relaxar com o Blues introspectivo e emocionante presente em No Distance Left To Run. Com o calor vindo da plateia ao perceber os acordes de Tender, temos um momento cheio de feeling entre a banda e o público, principalmente nos trechos de voz e palmas, que fazem o Blur tocar outra vez o refrão da música ( tanto que você sentirá vontade de aplaudir e cantar junto ). A última antes do bis é a calma This A Low, que ganha vibração, peso e distorção em sua excelente e empolgante execução.     

    No retorno temos o piano denotando as linhas de Sing, que vão ficando mais pesadas pela atuação dos demais músicos do Blur e sobem até uma viagem bacana. Em seguida, Under The Westway/Intermission com sua linha emocionante, Pop e de riffs cativantes, além de uma marcação continua no piano mantendo o clima positivo do show do Blur. Aliás, com sabedoria eles a prolongam em uma linha circense com uso de metais e também de Rock'n'Roll com utilização do piano e da guitarra, em outro grande momento do show.

    End Of Century mostra como Blur, após quase 2 horas ainda sustentava a multidão de fãs no Hyde Park nas mãos com mais outra de sua coleção de canções mais alternativas. Como o show estava em seu final, Damon Albarn agradece as pessoas envolvidas e toca For Tomorrow, que recebe muita participação dos fãs no seu refrão mais Pop. Finalizando Parklive - Live In Hyde Park - 12Th August 2012 temos The Universal e sua linha Pop passa um misto de energia benéfica e nostalgia por ser o fim do show.

    A EMI Music Brasil lançou um grande espetáculo com este Parklive - Live In Hyde Park - 12Th August 2012, que em sua versão em cd, muito bem gravada, passou o crescente positivo que vemos em sua versão em DVD. Para os fãs é uma obrigação ter estes dois itens, para os curiosos, se comprar a versão em cd e ouvi-la várias vezes, certamente acabará querendo ter o DVD. Em suma, temos um grande show que recomendo conhecer. E a banda vem no Brasil em novembro como uma das principais atrações do Planeta Terra Festival.
Nota: 9,5.

Site: www.blur.co.uk e www.emi.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2013

Voltar para Resenhas