Cage - Hell Destroyer
21 Faixas - Dynamo Records
 - 2007
 

    Depois do ótimo Darker Than Black de 2003 ( leia resenha ) uma certeza ficou consolidada no Cage: a banda teria de gravar um álbum ainda melhor que o anterior. E para surpreender fãs e mídia, os norte-americanos apresentam em 2007 o álbum conceitual Hell Destroyer. Ouvindo as vinte e uma faixas que compõem o disco posso assegurar que os californianos de San Diego conseguiram. Neste trabalho o vocalista Sean Robert Livingston Peck, os guitarristas Dave Garcia  e Anthony Wayne McGinnis, o baixista Mike Giordano e o baterista Mikey Niel ( substituído por Norm Leggio ex-Phychotic Waltz ) narram a história contida no apocalipse da bíblia ( católica ), especificamente  quando acontece uma invasão do inferno na terra, com alguns detalhes a mais criados pela mente de Sean. Novamente quem assina a produção é Richard Carr ( que já produziu Rob Halford e Bruce Dickinson ).

    Aberto com Ascencion, onde ouvimos as guitarras de Dave Garcia e Anthony McGinnis em plena energia. O vocalista Sean Peck manda um grito 'Halfordiano' para em poucos instantes sejamos levados para a insana Hell Destroyer - um momento de heavy tradicional dos bons e já afirmo aqui: o Cage soube criar uma música excelente, porque temos tudo canalizado aqui, riffs cavalgantes, ótimos vocais e a cozinha empolgante.

    O que chama atenção neste novo trabalho é a enorme qualidade das canções e, com  a terceira, I Am The King, o nível continua em alta, pois temos boa dosagem de peso, velocidade e melodia, um ótimo refrão e ainda podemos notar dupla de guitarristas da banda totalmente afiada. Seguindo com The Circle Of Light, ouvimos a sinistra narrativa introdutória para pedrada Christhammer, indiscutivelmente uma das melhores do disco. Em Christhammer Sean Peck abusa dos agudos e passa junto com a maestria dos solos de Dave Garcia e Anthony McGinnis uma enorme força neste metalzão de dar inveja a muita banda fraca que tem por aí.

    Para a sexta deHell Destroyer, Born In Blood, o Cage prepara uma artilharia pesada nas guitarras com primorosos riffs, porém, chamo sua atenção para perceber como o baixo e a bateria se completam. Só isso já credenciaria Born In Blood como um destaque, mas o Cage ainda aplica uma inversão de ritmos, a deixa cadenciada, e para a matar de vez, Sean vocifera furiosamente a cada verso. No final de Born In Blood, Sean berra o título da canção seguinte: Abomination, esta já  exibe linhas mais melódicas e uma forte cadência ditada pelos toques no baixo de Mike Giordano garantindo assim que a agressividade suba sempre a cada verso.

    Inauguration é um discurso que introduz a marcante Rise Of The Beast, canção com as guitarras tocadas a todo vapor ( no melhor do estilo consagrado pela dupla Murray/Smith) narrando a ascensão da besta e - asseguro-lhe - estamos diante de uma das melhores de Hell Destroyer. Uma característica deste disco é sempre aplicar um interlúdio para entremear uma música forte e com Cremation Of Care que abre o campo para Bohemian Grove, a coisa se repete, e o que deveria ser motivo de reclamações, torna-se uma seqüência que nos lembra uma pregação profana e nos leva para os agudíssimos vocais de Sean ( sendo quase black metal ). Se existe um caminho para chegar aos mestres do metal, tenha certeza, o Cage está rumo à ele.

   Em time que está ganhando não se mexe, não é mesmo? Bem, então, Final Proclamation é outro interlúdio que antecede a melódica From Death To Legendcom um refrão que gruda em sua cabeça facilmente e muitos solos excelentes. Em seguida temos Legion Of Demons com seus vários discursos ao fundo e enquanto isso acontece o Cage produz uma ótima sonzeira no baixo e nas guitarras até que Sean entre mais uma vez cantando bravamente e conduza Legion Of Demons a um fantasmagórico e implacável final, o que faz desta música outro ponto forte de Hell Destroyer.     

    Mais um interlúdio com Betrayer para a condução da narrativa e uma guitarrera esplêndida emFall Of The Angels exibidindo toda a versatilidade da voz de Sean em mais um heavy melódico. Depois é a vez de Fire And Metal, possivelmente candidata a um maiores dos hit´s deste disco, que prossegue com a adrenalina em alta com seus riffs poderosos ( que chega a lembrar até muito de Manowar por sua constância e perfeição ) e vocais que facilmente cativam o ouvinte. A décima-oitava é Beyond The Apocalypse ( uma das melhores ) e apresenta um dedilhado bem mais calmo que ganha força a cada verso, e, novamente afirmo, sem dúvidas Hell Destroyer é um grande disco onde todos os seus mais de 70 minutos são perfeitos para a comunidade headbanger curtir.

    Acalmando e esfriando um pouco, temos  mais uma narrativa, agora com The Lords Of Chaos que antecede Metal Devil, música que convida nossos ouvidos e pescoços para uma verdadeira sessão de heavy metal com um refrão bem no estilo do Judas Priest. Como bônus deste formidável lançamento da Dynamo Records temos a melódica e pesada King Diamond uma homenagem a banda de mesmo nome com direitos a belos agudos nos vocais e muitos solos consistentes de guitarras, uma forte presença da cozinha da banda, enfim, o encerramento perfeito para Hell Destroyer.

    Além de possuir ótima capa de Marc Sasso, em Hell Destroyer você terá uma excelente  aplicação das leis do metal, e não tenha dúvidas que este álbum ajudará o Cage conquistar ainda mais fãs pelo globo. Então meus amigos e amigas, se você ainda não ouviu o som deles, este álbum pode ser um excelente começo para curtir uma banda que evolui a cada disco.

Site:www.cageheavymetal.com
Dynamo Records: www.dynamorecords.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Paula Baldassari

Voltar para Resenhas