Dark Angel - Time Does Not Heal
11 Faixas - Shinigami Records - 2011

    Embora seu legado ao Thrash Metal seja um dos mais importantes, a "vida" do Dark Angel na cena foi breve demais, e Time Does Not Heal, lançado originalmente em 1991, foi o último disco da banda formada por Ron Rinehart nos vocais, Eric Mayer e Brett Eriksen nas guitarras, Mike Gonzales no baixo e Gene Hoglan na bateria.

    A produção e mixagem é um trabalho dos membros do Dark Angel em parceria com Terry Date e foi realizado no Front Page Recorders em Costa Mesa/CA, entre setembro e outubro de 1990. A masterização feita no Masterdisk em Nova Iorque/NY é de Howie Weinberg, que assim como o álbum anterior Leave Scars ( leia resenha ) garantiu uma sonoridade muito excelente ao disco.    

    Com curtos dedilhados que unem-se aos riffs de guitarras e de bateria, a faixa que intitula o disco, Times Does Not Heal abre o cd. É muito interessante que, após essa "introdução", a música caminha para um crescente qualitativo e torna-se Thrash veloz, matador, pesado, muito bem vocalizado e com muita técnica em cada instrumento, e em tempo, seu ótimo refrão te dará vontade de cantar junto com Ron Rinehart.

    Em Pain´s Invention, Madness, quero que preste atenção no que Gene Hoglan faz em sua bateria no inicio da música e me diga se concorda que ele é um dos melhores bateristas do Thrash Metal. Depois, Pain´s Invention, Madness prossegue de forma mais cadenciada e exibe uma agressiva linha caótica onde novamente os vocais do emblemático Ron Rinehart se destacam junto aos solos da dupla Eric Mayer e Brett Eriksen, que dão um clima intenso e pesado em todos seus minutos. Act Of Contrition começa mais cadenciada com os pratos sendo tocados freneticamente por Gene Hoglan e no decorrer o quinteto aplicou evoluções que deixam esta terceira faixa ainda melhor. Na hora dos solos Eric Mayer e Brett Eriksen deixam sobrar melodia e peso, e posso afirmar: é incrível como o Dark Angel fazia músicas longas de soberba qualidade.

    The New Prieshood tem seu início com um ataque poderoso das guitarras, bateria e baixo, que juntos, fazem desta quarta canção um verdadeiro rolo compressor sonoro sem freios e que vem à toda velocidade passando por cima de tudo sem piedade. Pscychosexuality tem seu ritmo ditado pela brilhante atuação de Gene Hoglan na bateria, de dar inveja a muito baterista por aí, e quem é fã do Metallica notará uma certa semelhança no estilo do Dark Angel. Quando os vocais fortes de Ron Rinehart entram em cena, a música vai se desenvolvendo numa agressividade imensa e perfeita.

    Em Ancient Inherited Shame, os guitarristas Eric Mayer e Brett Eriksen colocam seus rápidos solos à serviço da poderosa e rápida bateria de Gene Hoglan, assim, com a arena devidamente criada, o vocalista Ron Rinehart canta com uma amplitude muito envolvente. Note também as empolgantes viradas de andamento que o Dark Angel realiza nesta música.

    Depois em Trauma And Catharsis, mais uma vez o quinteto inicia uma produtiva linha instrumental onde baixo, bateria e guitarras já colocam a marca da banda nos fãs, mas a ideia deles não era de fazer apenas uma boa, mas sim um clássico. Para confirmar esta afirmação, confira a aceleração que a música recebe no momento em que Ron Rinehart começa a cantar e veja como eles 'sentam a porrada'  sem dó em grandiosas evoluções instrumentais.

    Com um andamento cadenciado excelente conduzido com primor pela banda, Sensory Deprivation, a oitava de Time Does Not Heal, exibe linhas de guitarras bastante fortes, que são aumentadas consideravelmente pela bateria e pelas vocalizações de muita competência de Ron Rinehart. A Subtle Induction encerrava o álbum original com uma verdadeira avalanche velocíssima e lotada de peso, técnica e habilidade de cada um dos cinco músicos do Dark Angel te fazendo pensar: como era possível criar músicas assim? Porque que nos dias atuais não temos bandas capazes de soarem assim? E de certa forma, ao responder as perguntas, você acabará se lamentando que o Dark Angel não existe mais.

    Coroando esta verdadeira aula de Thrash Metal relançada pela Shinigami Records, temos de bônus duas músicas: a primeira The Promise Of Agony ( presente no cd Leave Scars ), onde você poderá comprovar como o Dark Angel empolgava anda mais com suas músicas ao vivo e também o cover de I Don´t Care About You da banda Punk californiana Fear, ambas extraídas do show realizado no Country Club em Reseda/CA no dia 22 de abril de 1989. Time Does Not Heal não é apenas um item de discoteca básica a qualquer fã de Thrash Metal que se preze, é um dos melhores álbuns do estilo, que agora sendo relançado, tornou-se muito mais fácil para incluí-lo em sua coleção, então, se presenteie com este álbum.
Nota: 10.

Site: http://www.myspace.com/darkfuckinangel.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2012

Voltar para Resenhas