Dragonforce - In The Line Of Fire ... Larger Than Live
 Cd/DVD 11 faixas - Shinigami Records - 2015

    A banda inglesa de Power Metal Dragonforce teve origem em 1999, quando os integrantes da banda de Black Metal Demoniac encerrram suas atividades e então juntaram-se a ZP Threat sob o nome de Dragonheart, porém, mudou de nome por conta da existência de um homônimo no Brasil. Pouco tempo depois, em 2003, eles lançaram o primeiro cd, o Valley Of The Damned. Um fato que ajudou ao Dragonforce se tornar muito conhecido foi a inclusão da canção Through The Fire And Flames em outubro de 2007 no jogo Guitar Hero III, e consequentemente, aumentaram as vendas dos cd´s da banda. Mas, a relação do Dragonforce com os vídeos games não parou por aí, pois, as músicas "Operation Ground and Pound", "Revolution Deathsquad" e "Heroes Of Our Time" também foram inclusas no Guitar Hero.

    Durante a turnê do sexto cd de estúdio da banda, o Maximum Overload, o Dragonforce preparou o seu segundo álbum ao vivo e o primeiro DVD, que recebeu o título In The Line Of Fire ... Larger Than Live  ( que foi lançado no Brasil em novembro de 2015 pela Shinigami Records ) registrando a apresentação da banda realizada no Saitama Super Arena no conceituado Loud Park Festival 14 em Tóquio no Japão no dia 18 de outubro de 2014. A mixagem e a masterização são de Damien Rainaud e foram realizadas no The Omen Recording em Los Angeles/CA nos Estados Unidos. A capa que exibe uma imagem mesclada de de ficção científica ao show da banda é do brasileiro Caio Caldas da Cadiesart Digital Artwork.

   A formação responsável por este In The Line Of Fire... Larger Than Live do Dragonforce é a seguinte: Marc Hudson os vocais, Sam Totman e Herman Li nas guitarras e backing vocals, Vadim Pruzhanov nos teclados e backing vocals, Fredéric Leclercq no baixo e Gee Anzalone na bateria.

    Na abertura do cd temos a faixa Fury Of The Storm ( do Sonic Firestorm de 2004 ) aos eufóricos gritos dos japoneses, que dão lugar ao Power Metal velocíssimo do Dragonforce, com as guitarras de Herman Li e Sam Totman tendo suas cordas 'agredidas' por eles em envolventes melodias de vocais e teclados. Com a plateia nas mãos, o vocalista Marc Hudson saúda os fãs e avisa que a seguinte é do novo álbum, o Maximum Overload de 2014 com a empolgante Three Hammers, que é um Power mais cadenciado, épico e te faz cantar seus versos como se estivesse presente no Loud Park Festival, além de se deliciar nas partes extremamente melódicas e aceleradas, que acredito que somente este exagerado sexteto realiza.

     Comunicativo, o vocalista Marc Hudson conta que a próxima é a empolganda Black Winter Night ( do Valley Of The Damned ), que dispara uma impactante melodia e muitos riffs de guitarras, que parecem que são tocados na 'velocidade da luz' e instigam a assití-los no DVD, mas, isso é assunto para mais adiante nesta resenha.

    Para Seasons ( do The Power Within de 2012 ), o Dragonforce diminui um pouco a aceleração ( mas, pouca coisa ) e enfatiza os refrãos em coro, que sempre são muito apreciados pelos fãs de Power Metal. Entretanto, os solos de guitarras, de teclados e de bateria estão presentes e dão uma cara toda especial à canção, além de um ar de positividade.

    Em Tomorrow´s Kings ( do Maximum Overload ) a intensa e acelerada linha melódica do Dragonforce se faz novamente presente e não deixando sequer respirar, pois, os caras tocam tão frenéticos que mais parecem que foram ligados no '220V'. Em bom japonês, Fredéric Leclercq anuncia a épica Symphony Of The Night ( do The Power Within ), que mesmo com partes mais pesadas, também foi capaz de manter o velocímetro 'há mais de 300 Km/h', exceção feita apenas ao momento dos dedilhados que provocam os "hey... hey... hey..." dos fãs. Em Cry Thunder, canção também gravada no cd The Power Within, o Dragonforce exibe uma envolvente linha de guitarras que estão muito bem vocalizadas por Marc Hudson produzindo um resultando que apresenta ares tipicamente medievais.

   Na sequencia temos a explosão melódica extrema que está presente em Ring Of Fire, cover de Johnny Cash presente no Maximum Overload, que dispara suas fumegantes notas em potência plena. O sucesso Through The Fire And The Flames ( do Inhuman Rampage de 2006 ) vem acompanhado de uma tonelada de solos mais rápidos que um Fórmula 1... e uma harmonia bastante contagiante com vocais que passam boas vibrações e que foram acompanhados pelos japoneses, especialmente, os trechos de "ôôôôô, onde Marc Hudson chama os fãs para cantarem com ele.

    A última do show do Dragonfoce no Loud Park Festival foi a aguardada Valley Of The Damned, canção título do primeiro álbum com seu infectante andamento melodioso, originado da combinação sempre elétrica do baixo, guitarras, teclados e bateria, que somados aos vocais ( conduzidos em coro pela banda com primor ) tornam-se ainda mais atraentes/interessantes te levando a cantar ( ou tentar ) seus versos.

    Finalizando o cd In The Lire Of Fire... Larger Than Live temos como bônus exclusivo, a canção Defenders ( do Maximum Overload ), que entra rasgando o ar como um foguete à toda garra que foi possível ser aplicada pelo Dragonforce em notas implacavelmente melódicas e incansáveis durante seus minutos.

    Mergulhando no DVD, este começa com os gritos incessantes de Dragonforce dos fãs presentes no Saitama Super Arena e com as tradicionais, porém, sempre desejadas, imagens dos poucos instantes antecedentes da entrada da banda no palco, que acontece com a Fury Of The Storm, onde vemos todas as digitações de seu Power Metal nas guitarras ( lembra da velocidade que comentei várias vezes anteriormente, então, no vídeo você confere melhor ) em uma iluminação perfeita e closes que te colocam dentro do show.

    Dá para reparar no carisma de Marc Hudson ao anunciar Three Hammers como ele canta de forma dedicada e como os fãs socam o ar em retribuição. Na parte acelerada ele pede para a galera abrir um 'cyrcle pit' e é prontamente atendido. É caros leitores(as)... já foi o tempo que a plateia japonesa era quieta, tranquila e calma. Antes da terceira temos imagens no estilo de documentário relatando a visita da banda no Japão, mas, infelizmente sem legendas, além de mostrar o contato com os fãs, até que de volta ao palco tenhamos Black Winter Night e ao ver sua execução, nossa eletricidade se eleva ainda mais, além de podermos reparar também nas digitações dos guitarristas Herman Li e Sam Totman, que ajudam bastante nos backing vocals e se movimentam bastante divertindo a plateia.

  A seguinte no DVD é a Seasons e é interessante prestar atenção na graciosidade da iluminação, sempre interagindo com a banda e com a plateia, e para colocar mais fogo, o tecladista Vadim Pruzhanov pela segunda vez se direciona à frente com um teclado ( no estilo de uma guitarra ) para participar do show fora de seu tradicional posto ( e ele repetiu este ato outras vezes ).

    Voltando à parte das curiosidades vemos o que o guitarrista Sam Totman faz nas horas de folga... e você irá se surpreender, além disso, temos também como baixista Fredéric Leclercq costuma viver em sua casa na França.

    Retornando com as imagens do show no Loud Park Festival temos a costumeira velocidade de Tomorrow´s Kings, que prossegue a apresentação com a sabida adrenalina da banda e também podemos sentir a animação em Symphony Of The Night, onde é bom ressaltar o brincalhão Herman Li soprando sua guitarra como se ela tivesse fervido por tocar tantas notas seguidas, aliás, repare no solo que ele faz.

    Em outro momento 'off' confira Gee Antalone comentando de sua escola de estudos de bateria e também trechos do dia do show deste DVD, bem antes da banda entrar no palco. Quando vemos novamente o show do Dragonforce, Cry Thunder faz a galera pular em seus solos de guitarras, inclusive é sempre bacana prestar atenção nas brincadeiras da dupla durante o show... com um tocando a guitarra do outro em alguns breves momentos ( no show em São Paulo/SP em 2015 ao lado do Epica - veja matéria - eles fizeram isso inúmeras vezes, provavelmente por ser a gravação de um DVD ficaram um pouco mais sérios ).

    Na sequencia de In The Line Of Fire... Larger Than Live assistimos vídeos de várias partes da tour em vários lugares do mundo com os integrantes sempre juntos e também o vocalista Marc Hudson em uma loja de cd´s e falando sobre as suas inspirações.

    Ring Of Fire nos conduz novamente ao festival e Marc Hudson pede uma nova roda ( ou 'cyrcle pit' se preferir ) aos fãs, que no Japão são bem mais serenos ao que estamos acostumados aqui no Brasil, por exemplo, se é que me entende. É importante de se mencionar que o DVD foi gravado com nove câmeras, que cobriram todos os lados e cravam um verdadeiro show de imagens.

    Through The Fire And Flames conta com o coro dos fãs, conforme mencionei anteriormente, e estes se divertem muito antes de participarem nos "ôôôôôôôô" na hora dos solos melódicos e enquanto isso, Marc Hudson provoca a plateia para ver qual lado é mais barulhento e vemos Herman Li tocar a guitarra com os dentes. Depois, em outra parte 'out' vemos os membros do Dragonforce comentando dos profissionais da equipe técnica da banda e sua importância, além de mais uma curiosidade: descubra o passatempo de Herman Li, que dá para entender porque ele toca tão rápido.    

    Voltando ao show, hora de Valley Of The Damned, que se não ficou na memória nas audições do cd, agora ficará ao assistir a empolgada atuação da banda, que está repleta de solos lotados de 'digitações' e no fim o vocalista Marc Hudson apresenta seus amigos e se despede do Loud Park Festival. Como extras do DVD temos três vídeos: o primeiro é uma aventura de Marc Hudson em Tóquio; o segundo são as declarações de amor de Fredéric Leclercq ao Japão e no terceiro temos o produtor Damien Rainaud e Herman Li trabalhando na mixagem do deste In The Line Of Fire... Larger Than Live. Aliás, vale um comentário, que foi realizado no 19 Audio por David Rodriguez em Las Vegas Nevada nos Estados Unidos.

     Embora o estilo que o Dragonforce escolheu para este vídeo não seja dos que mais me agradem, pois, eles mesclaram as brincadeiras e as curiosidades intercalando ao show, a verdade é que In The Line Of Fire... Larger Than Live se tornou uma ótima lembrança tanto para a banda quanto para os fãs da visita deles no Japão e um verdadeiro presente aos outros do resto do mundo. E esta 'dupla' de cd/DVD In The Line Of Fire... Larger Than Live evidencia todo o vigor sempre muito veloz desta trupe.
Nota 8,5.

Sites: www.dragonforce.com, http://www.facebook.com/dragonforce e http://www.youtube.com/user/dragonforceofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2016

Voltar para Resenhas