Firewind - Days Of Defiance
13 Faixas - Shinigami Records - 2010

    Desde que foi anunciado como o novo guitarrista da banda solo de Ozzy Osbourne, o grego Gus G. ganhou notoriedade no cenário no Heavy Metal mundial, e por tabela sua banda de Power Metal, o Firewind também. Sucedendo o cd The Premonition ( de 2008, leia resenha ) Days Of Defiance teve seu lançamento em outubro de 2010 e assim como o anterior foi disponibilizado no Brasil através da Shinigami Records. Gus G. e Bob Katsionis gravaram e produziram o cd enquanto que Nino Laurenne e Tapio Pennanen realizaram a mixagem no Sonic Pump Studios em Helsinki, Finlândia. A boa masterização é de Svante Forsback no Chatmakers enquanto que a excelente arte da capa e encartes, mais uma vez, ficaram à cargo do brasileiro Gustavo Sazes. Além de Gus G. o Firewind é formado por Apollo Papathanasio ( vocais ), Mark Cross ( ex-Helloween bateria ), Petros Christo ( baixo ) e Bob Katsionis ( teclados e guitarra ).

    Days Of Defiance é aberto com Ark Of Lies em uma ambientação de teclados e dedilhados de guitarras que dão lugar aos solos puramente Power Metal rápidos e técnicos de Gus G. vocalizados por Apollo Papathanasio daquela forma empolgante que o Firewind sabe fazer e seu ótimo refrão é um convite para os fãs cantarem juntos com a banda quando nas execuções ao vivo. A pegada de guitarra e bateria em World On Fire são bastante envolventes para que Apollo Papathanasio cante com muito feeling e então somos permeados com as melodias de teclados de Bob Katsionis e muitos solos melódicos de Gus G., mas é quando os dois solam juntos, com a ênfase dada à bateria, é  que a  música te pega mesmo. O ótimo riff inicial de Chariot alicerça o andamento para que depois o refrão melódico - do jeito que os fãs do estilo adoram - possa aparecer no ponto certo, porém, é na hora do solo que a enorme capacidade de Gus G. se sobressai e é onde o Firewind crava sua marca.

    Embrace The Sun é mais cadenciada com refrão em coro que gruda na memória e é uma bela candidata a hit com seus ótimos solos de guitarra que ao vivo, devem ficar ainda melhores e mais eletrizantes. Com efeitos de teclados bem viajantes, a instrumental The Departure abre o campo para que a pura Power Metal Melódico Heading For The Dawn possa aparecer trazendo tudo aquilo que queremos ouvir: guitarra galopante, bateria acompanhando os ótimos vocais e aquele solo de teclado e guitarra combinados a la Stratovarius. Em Broken, os violões trazem a dose de emoção que é aumentada com os ótimos vocais de Apollo Papathanasio e também no acréscimo de peso proporcionados pela guitarra e bateria que a transformam em uma balada Heavy bem marcante com solos viajantes e um final falado.

    Com muito feeling os dedilhados de Cold As Ice dão lugar ao ritmo pesado e cadenciado indicado pelo Firewind com solos de guitarras virtuosos além da forma envolvente dos vocais e o refrão cativante. Kill In The Name Of Love começa com um elaborado solo de teclados de Bob Katsionis que rapidamente ganham peso de bateria para que Apollo Papathanasio faça uma grande atuação com seus vocais ( com trechos agressivos ) nesta interessante composição que foge aos padrões do Power Metal. A seguinte é S.K.G., que apresenta um solo rápido e impressionante de Gus G. combinado com a bateria de Mark Cross ( já substituído por Michael Enré ) e os teclados de Bob Katsionis em outro brilhante momento instrumental, que possue entre outras surpresas um duelo magnífico entre guitarra e teclados.

    Losing Faith é mais pesada e com um clima melodioso vocalizado com firmeza que empolga, traz uma ótima sensação ao ouvi-la e conta com um ótimo refrão. The Yearning apresenta um andamento inicial mais pesado que é rompido pelo solos melódicos e também pela velocidade que é imposta na bateria com uma atuação competente do vocalista Apollo Papathanasio. Nesta o Firewind exibe um Power realmente pesado que prova que eles uniram ótimas novidades ao seu estilo, para confirmar sinta as evoluções dos solos de teclados e guitarra. A atmosfera suave When All Is Said And Done permanece assim até que a guitarra capture a atenção em  e venha encerrar este ótimo Days Of Defiance com solos rápidos, vocais em coro e muita determinação demonstrada pelo quinteto grego.

    Se você ouviu e gostou de The Premonition saiba que Days Of Defiance mantém o mesmo poderio de ataque, se não ouviu, então mergulhe neste trabalho, pois te garanto que não irá se arrepender. Pelo jeito, o peso da camisa por estar na banda de Ozzy Osbourne não incidiu nem um pouco em Gus G., que junto aos seus colegas de Firewind mandaram ver neste ótimo cd.
Nota: 9,0.

Site:www.firewind.gr e www.myspace.com/firewind

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2011

Voltar para Resenhas