Forbidden - Twisted Into Form
13 Faixas - Shinigami Records - 2011

   Em 1990 em São Francisco, Califórnia, em plena Bay Area norte americana, o Forbidden gravou seu segundo disco e brindaram os fervorosos fãs com mais nove petardos dos melhores Thrashs dos anos 80. E no ano de 2011, a Shinigami Records, relançou o cd Twisted Into Form com direto a quatro bônus ao vivo para que as gerações de headbangers brasileiros possam conhecer e diferenciar a banda no estúdio e no palco.

    O cd foi gravado pela seguinte formação: Russ Anderson nos vocais, Craig Locicero e Tim Calvert ( substituindo Glenn Alverais tinha saído para entrar no Testament ) nas guitarras, Matt Camacho no baixo e Paul Bostaph na bateria no Fantasy Studios em Berkeley, California/EUA por Michael Rosen. A masterização é de Howie WeinBerg no Masterdisk Corp.

    A instrumental Parting Of The Ways abre o disco com dedilhados bem suaves, que recebem pequenos toques mais sinistros e são interligados aos poderosos riffs das guitarras de  Craig Locicero e Tim Calvert, que nos conduzem para Infinite, um Thrash Metal rápido, pesado e bem vocalizado, que mostra a essência do estilo. Out Of Body ( Out Of Mind ) está praticamente colada na anterior, mas exibe um ritmo de guitarras e bateria mais destruidor ainda e seus vocais são mais agressivos, porém, o Forbidden aplicou também nesta música trechos de Heavy Metal, que me lembraram do Judas Priest. A seguinte é Step By Step e entra com evoluções cativantes de guitarra e vocais, além, é lógico da pegada forte do exímio baterista Paul Bostaph. E mesmo com o ambiente hostil presente no Thrash Metal do Forbidden, o quinteto soube como aplicar as melodias mais Heavy em suas guitarras, ponto para eles.

    Título do cd,Twisted Into Form, possui vigorosos solos de guitarras logo de cara, que dão o ritmo pesado da música junto com a bateria, mas é somente quando Russ Anderson começa a cantar que a banda crava um som que exibe um crescente muito grande e novamente lembrou-me do Judas Priest. Em seguida, quem aparece mais em destaque é a percussão de Paul Bostaph e também os riffs dos guitarristas Craig Locicero e Tim Calvert no Thrash acelerado na longa R.I.P., que é cantado furiosamente por Russ Anderson. Depois do Thrashão anterior e seu andamento matador, a instrumental Spinal Depression com seus dedilhados mais calmos criam um momento que serve para respirarmos um pouco e nos prepararmos para o final de Twisted Into Form. Entretanto, mesmo com uma certa tranquilidade, Spinal Depression possui uma aura sombria e quando Tossed Away exibe suas garras, estamos no ponto para receber suas linhas de guitarras fortes produzindo um andamento mais cadenciado que é devidamente combinado com a atuação do eficaz Paul Bostaph e também a intensa raiva dos vocais de Russ Anderson.

    Em 1990, Twisted Into Form era encerrado com a rifflerama tensa de One Foot In Hell, que é vocalizada expondo toda sua fúria em ótimas evoluções que nos levam a um clímax excelente, contudo, este relançamento, como frisei no inicio é possuidor de alguns bônus ao vivo, que foram conhecidos no EP Raw Evil Live At Dynamo, com uma parte da apresentação do Forbidden no Dynamo Festival na cidade de Eindhoven a Holanda, show realizado no dia 15 de maio de 1989. A primeira é o cover de Victim Of Changes, clássico criado pelo Judas Priest que foi tocado com muita competência pela banda em uma versão com as guitarras totalmente eletrificadas. Vale lembrar que nestas músicas o parceiro de Craig Locicero nas guitarras foi Glenn Alvelais.

    As outras três foram Forbidden Evil - com seus solos rápidos e pesadíssimos; a apoteótica Chalice Of Blood em versão com vocais dotados de muita ira para levar os fãs holandeses ao delírio e por fim,Through Eyes Of Glass, que exibiu suas distorções nas guitarras, que tecem os caminhos para o ritmo violento que o Forbidden aplica em suas canções, só que desta vez, mais rápido e pesado que no estúdio e assim, é encerrado esta nova releitura de Twisted Into Form.

    Se você é fã de um bom Thrash Metal e não teve a chance de conhecer esta banda nos anos 80, saiba que este relançamento, ao lado do primeiro Forbidden Evil ( leia resenha ), são duas excelentes oportunidades para que você conheça mais dos criadores do Thrash Metal, estilo que hoje é o preferido de muitas bandas do nosso amado Heavy Metal. E se apreciar bastante como eu, saiba que em maio o Forbidden estará no Brasil em maio tocando esses e muitos outros clássicos como parte da turnê de seu último disco de estúdio, o Omega Wave.
Nota: 10.

Site:
http://www.myspace.com/forbiddenofficial.


Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2012

Voltar para Resenhas