Gamma Ray - Insanity And Genius - Anniversary Edition
CD Duplo - 19 Faixas - Shinigami Records - 2016

        O último álbum da série comemorativa dos 25 anos do Gamma Ray lançado no Brasil pela Shinigami Records é o Insanity And Genius - Anniversary Edition, que foi o terceiro de estúdio dos alemães e que originalmente saiu em 1993 sucedendo o Sigh No More de 1991.

    Durante sua pré-produção, Uli Kush na bateria e Uwe Wessel no baixo deixaram a banda e foram substituídos por Thomas Nack e Jan Rubach do Anesthesia, que terminaram de gravar o disco juntos a Kai Hansen e Dirk Schläuchter nas guitarras e também Ralf Scheepers nos vocais ( aliás, que gravou seu último registro de estúdio com a banda, que posteriormente saiu e formou o Primal Fear ).

    Mais resistente e experimental, Insantiy And Genius contou com o baixista Thomas Nack contribuindo nas composições ( inclusive escrevendo a faixa título ) e em partes de outras, sendo que o álbum vendeu 100.000 cópias no Japão. A remasterização, assim como os demais álbuns desta série ficou por conta de Eike Freeze ( que andou cuidando dos últimos álbuns do Deep Purple e do Dark Age ) e foi realizada no Chamaeleon Studios na Alemanha em 2016. 

    A capa também está mais bonita que a original e mostra o símbolo do 'Ying Yang' junto a um mago estilizado no mascote da banda é do competente Hervé Monjeaud. Além de um cd inteiro de versões demos não anteriormente lançadas, versões alternativas e ao vivo de algumas das músicas, este Insanity And Genius Anniversary Edition conta com um precioso e informativo encarte com várias curiosidades, fotos raras da época que foi lançado e as letras das músicas, cujos detalhes conto logo abaixo.

    Coube para a explosiva Tribute To The Past, que segundo Kai Hansen foi uma revisitada no seu passado no comando do Helloween, a tarefa de abrir e contagiar o fã com suas melodias Power Metal animadoras em uma excelente atuação de cada um dos membros do Gamma Ray convocando o ouvinte para cantar seus versos com eles. Essa força positiva continua com No Return, que não é tão rápida quanto a anterior, mas te conquista mesmo assim e com a mesma facilidade, especialmente em seu empolgante refrão e também nos melódicos solos de guitarras Kai Hansen e Dirk Schläuchter.

    Também parte do que podemos considerar como revival Helloween que Kai Hansen realizou neste Insanity And Genius temos a veloz e inflamada Last Before The Storm e este clássico da história dos alemães é outra que logo após sua primeira audição, você ficará fã dela, pois, o quinteto soube como nos envolver com muita habilidade em cada solo, cada linha de vocal, no refrão, enfim, é uma sonzeira.

    Com ótimos toques no baixo de Jan Rubach e também na bateria de Thomas Nack, que seguem por fascinantes crescentes, a mais experimental faixa do cd chamada The Cave Principle percorre linhas mais Heavy Metal, que estão um tanto que cadenciadas em algumas partes, porém, culminam em um final apoteótico.

    Com sua letra inspirada na Guerra do Golfo, que acontecia naquele início de anos 90, a eletrizante Future Madhouse foi definida por Kai Hansen como a "Rainha da Velocidade" e certamente é uma das mais aceleradas da história da banda, que além de seus solos melodiosos e rápidos, que contam com intervenções marcantes do baixo e da bateria, assim como os vocais fortes de Ralf Scheepers.

    Para o cover do Birthday Control na música que empresta seu título para a banda, a Gamma Ray, eles amplificaram sua potência sua versão repleta de uma voltagem com a intenção de conquistar ao fã instantaneamente, onde sua parte mais experimental denota mais peso, principalmente nos toques do baterista Thomas Nack e nas linhas de baixo de Jan Runbach, que são para mim os maiores destaques ao lado dos sempre poderosos vocais de Ralf Scheepers.

    Na faixa título, a Insanity And Genius, o Gamma Ray dispara mais um motivo do sucesso deste cd com a fornalha Power Metal bastante diferenciada em suas linhas mais experimentais, que passam por instigantes camadas que a levaram a também torna-se um clássico da banda.

    18 Years começa falada e depois Ralf Scheepers aplica muito 'feeling' ao cantar seus versos iniciais até que os demais 'ateiem fogo' em sua melodia Power Metal, porém, em ares mais cadenciados em seu decorrer e que destacam os solos de guitarras sempre entrosados, além do alcance do vocalista grandalhão. Your Torn Is Over exibe vocais mais encorpados em um clima festivo e um ritmo marcante, que te provoca a cantar com o Ralf Scheepers os versos de sua letra escrita por Dirk Schläuchter, sobretudo o seu título.

    O hino Hear Me vem em seguida com sua atmosfera emocionante no piano e vocais, que estouram em uma adrenalina mais robusta e cadenciada até que seu andamento é invertido, pois, eles aplicaram modificações mais viajantes com ares de cabaré, sendo que mais tarde atravesse uma passagem mais Power Metal e termine grandiosa. No final deste primeiro cd temos a divertida Brothers, que pende para o Hard Rock e fica cravada na memória seja por conta de seu ritmo ou por seus vocais em outra faixa para ficar de olho em sua letra, que te deixa sentindo revigorado.

    Com o line-up de 2016 do Gamma Ray - a saber Kai Hansen na guitarra e vocais, Dirk Schläuchter na guitarra, Henjo Richter no baixo e Michael Ehré na bateria - ao vivo no Chamaleon Studios temos a ótima repaginada para Valley Of The Kings ( que é título do EP de 1997 ) com muita energia, que juntos nos mostram também uma nova face da marcante Heaven Can Wait ( nome do EP de 1990 e presente no Heading For Tommorrow ), com todo aquele jeito alto astral de sempre, onde "dá para ver o sorriso no rosto" de Kai Hansen.

    O próximo presente é a versão estendida de Gamma Ray, que não chega a diferir tanto de sua versão normal, porém, está mais longa e conta com mais improvisos do vigoroso baterista Thomas Nack e um final que só posso definir como espacial. Depois temos três demos raras do Heading For Tomorrow ( confira resenha ) com Ralf Scheepers nos vocais, sendo o primeiro para Money, que está mais crua, acelerada em comparação com a versão registrada no primeiro álbum.

      Instantes mais tarde, temos a emocionante Silence em fase de moldagem, entretanto, já muito boa e fechando esta trinca a impactante Sail On com o vocalista soltando a voz livremente. A penúltima é uma versão Space Eater de mixagem crua gravada no Rough Mix Horus Studio e encerrando este Insanity And Genius Anniversary Edition temos um cover do Gamma Ray para a poderosa Exciter do Judas Priest, que ficou um pouco mais acelerada em seu andamento que a original, porém, foi vocalizada com todo o primor de Ralf Scheepers.

    Insanity And Genius Anniversary Edition é o lançamento que encerra esta série de cinco álbuns que registraram a primeira fase do Gamma Ray, que durou de sua formação em 1990 até o ano de 1993. Os fãs que acompanham a carreira desta instituição do Heavy Metal Germânico tem mais um item deveras precioso disponibilizado pela Shinigami Records no Brasil e que venham mais 25 anos se sensacionais álbuns e composições históricas.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.gammaray.org/ e https://www.facebook.com/gammarayofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2017

Voltar para Resenhas