|
|
Mais resistente e experimental, Insantiy And Genius contou com o baixista Thomas Nack contribuindo nas composições ( inclusive escrevendo a faixa título ) e em partes de outras, sendo que o álbum vendeu 100.000 cópias no Japão. A remasterização, assim como os demais álbuns desta série ficou por conta de Eike Freeze ( que andou cuidando dos últimos álbuns do Deep Purple e do Dark Age ) e foi realizada no Chamaeleon Studios na Alemanha em 2016.
A capa também está mais bonita que a original e mostra o símbolo do 'Ying Yang' junto a um mago estilizado no mascote da banda é do competente Hervé Monjeaud. Além de um cd inteiro de versões demos não anteriormente lançadas, versões alternativas e ao vivo de algumas das músicas, este Insanity And Genius Anniversary Edition conta com um precioso e informativo encarte com várias curiosidades, fotos raras da época que foi lançado e as letras das músicas, cujos detalhes conto logo abaixo.
|
|
Com ótimos toques no baixo de Jan Rubach e também na bateria de Thomas Nack, que seguem por fascinantes crescentes, a mais experimental faixa do cd chamada The Cave Principle percorre linhas mais Heavy Metal, que estão um tanto que cadenciadas em algumas partes, porém, culminam em um final apoteótico.
Com sua letra inspirada na Guerra do Golfo, que acontecia naquele início de anos 90, a eletrizante Future Madhouse foi definida por Kai Hansen como a "Rainha da Velocidade" e certamente é uma das mais aceleradas da história da banda, que além de seus solos melodiosos e rápidos, que contam com intervenções marcantes do baixo e da bateria, assim como os vocais fortes de Ralf Scheepers.
|
|
18 Years começa falada e depois Ralf Scheepers aplica muito 'feeling' ao cantar seus versos iniciais até que os demais 'ateiem fogo' em sua melodia Power Metal, porém, em ares mais cadenciados em seu decorrer e que destacam os solos de guitarras sempre entrosados, além do alcance do vocalista grandalhão. Your Torn Is Over exibe vocais mais encorpados em um clima festivo e um ritmo marcante, que te provoca a cantar com o Ralf Scheepers os versos de sua letra escrita por Dirk Schläuchter, sobretudo o seu título.
O hino Hear Me vem em seguida com sua atmosfera emocionante no piano e vocais, que estouram em uma adrenalina mais robusta e cadenciada até que seu andamento é invertido, pois, eles aplicaram modificações mais viajantes com ares de cabaré, sendo que mais tarde atravesse uma passagem mais Power Metal e termine grandiosa. No final deste primeiro cd temos a divertida Brothers, que pende para o Hard Rock e fica cravada na memória seja por conta de seu ritmo ou por seus vocais em outra faixa para ficar de olho em sua letra, que te deixa sentindo revigorado.
|
|
Instantes mais tarde, temos a emocionante Silence em fase de moldagem, entretanto, já muito boa e fechando esta trinca a impactante Sail On com o vocalista soltando a voz livremente. A penúltima é uma versão Space Eater de mixagem crua gravada no Rough Mix Horus Studio e encerrando este Insanity And Genius Anniversary Edition temos um cover do Gamma Ray para a poderosa Exciter do Judas Priest, que ficou um pouco mais acelerada em seu andamento que a original, porém, foi vocalizada com todo o primor de Ralf Scheepers.
Insanity And Genius Anniversary Edition é o lançamento que encerra esta série de cinco álbuns que registraram a primeira fase do Gamma Ray, que durou de sua formação em 1990 até o ano de 1993. Os fãs que acompanham a carreira desta instituição do Heavy Metal Germânico tem mais um item deveras precioso disponibilizado pela Shinigami Records no Brasil e que venham mais 25 anos se sensacionais álbuns e composições históricas.
Nota: 10,0.
Sites: http://www.gammaray.org/ e https://www.facebook.com/gammarayofficial.
Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2017