Iron Maiden - En Vivo!
17 Faixas - EMI  - 2012

    En Vivo! foi gravado no 10 de abril de 2011, com a plateia de 50 mil fãs no Estádio Nacional em Santiago do Chile, durante a Round The World In 66 Days, uma perna da turnê The Final Frontier World Tour do Iron Maiden. O registro captura a grande performance da banda, recebida com a costumeira paixão característica da América Latina e em específico dos seus fãs chilenos, o que certamente, não foi diferente nos outros países que a banda passou, inclusive no Brasil, conforme está resenhado aqui no Rock On Stage, com os detalhes do show realizado no Estádio do Morumbi em São Paulo/SP

    Produzido por Kevin Shriley e Steve Harris, mixado por Kevin Shirley e com a arte da capa e design feitos por Peacok, aliás, design da capa e encarte são muito bem feitos e contam com as letras das músicas do álbum - fato esse mais difícil de encontrar em um release ao vivo e completando, temos também as belíssimas fotos de John Mcmurtrie.

    A intro que a banda usou em sua turnê foi registrada aqui e já aos gritos de "Maiden, Maiden..." durante esse princípio, a música Satellite 15 com sua batida, que às vezes quase tribal soa interessante para a sua ligação com a versão espetacular de The Final Frontier ( que cito como um dos destaques do CD ), na sequencia temos a faixa El Dorado, onde o jargão clássico e em outra cidade parece quase como uma pseudo surpresa nos "Scream for me Santiago!!!" ...

    2 Minutes To Midnight mostra que os clássicos estavam presentes no concerto e  a versão matadora desta música do álbum Powerslave  foi seguida pela nova  The Talisman, que ganha corpo na versão ao vivo sendo superior que a de estúdio.

    Antes de Dance Of Death eles tocaram outra nova, a Coming Home e terminando o primeiro disco temos o mais que clássico The Trooper e uma bela versão de The Wicker Man, que finaliza este disco claramente com repertório dos últimos álbuns do Iron Maiden com clássicos sendo colocados meio para injetar aquela adrenalina que adoramos.

    O segundo cd começa com Blood Brothers do disco Brave New World, álbum que marcou a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith ao Iron Maiden e segue com a parte final das músicas do então novo cd The Final Frontier e foi exatamente com a última do álbum, a longa When The Wind Blows que o show seguiu. Depois, The Evil That Man Do embala todo mundo e mais ainda quem viveu a época do lançamento do Seventh Son Of A Seventh Son e afirmo: não tem como ficar parado. E como já se aproxima do final do cd ( e consequentemente do show ) o sexteto inglês executa um de seus hinos, que ao vivo ganha uma força que só os que são fora do comum nos conseguem proporcionar e  Fear Of The Dark  fez Santiago cantar a plenos pulmões, assim como ocorreu em todos os países do mundo.

     Hora do grande Eddie subir ao palco e nada melhor que Iron Maiden com seu poderoso refrão para isso acontecer e mesmo ouvindo o cd, sabemos de todo o cenário que caracteriza o Iron Maiden, além de seu efetivo poderio sonoro. Para fechar de vez mais este grandioso lançamento, os ingleses tocam na sequencia a fabulosa The Number Of The Beast, a épica Hallowed Be Thy Name e encerram com a mais que clássica e muito empolgante Running Free.
 
    Muitos podem até comentar faltou clássicos, evidente que sim, principalmente quando dois anos atrás eles excursionaram tocando só os clássicos da época dos anos 80 e 90 com a Somewhere Back in Time, mas, que na minha opinião esse álbum já nasceu clássico e o DVD, ahhh...esse é uma história a parte e que será contada em breve.
Nota 10.

Site: www.ironmaiden.com e www.emimusic.com

Por Marcos César de Almeida
Abril/2012

    CD 1
    1. Satellite 15
    2. The Final Frontier
    3. El Dorado
    4. 2 Minutes To Midnight
    5. The Talisman
    6. Coming Home
    7. Dance Of Death
    8. The Trooper
    9. The Wicker Man
 
    CD 2
    10. Blood Brothers
    11. When The Wild Wind Blows
    12. The Evil That Men Do
    13. Fear Of The Dark
    14. Iron Maiden
    15. The Number Of The Beast
    16. Hallowed Be Thy Name
    17. Running Free

Voltar para Resenhas