MaYan - Quarterpast
12 Faixas - Hellion Records - 2011
 

    Em 2011 os principais membros das bandas holandesas de Heavy Metal resolveram se juntar e gravar sob o nome de MaYan um novo disco, bem mais pesado que seus trabalhos em bandas como Epica, After Forever, Symmetry, God Detroned e Delain. Assim o “Dream Team” do Metal holandês foi ao The Gate Studio em Wolfsburg na Alemanha entre 18 outubro de 2010 e 15 de janeiro de 2011 com o renomado Sascha Paeth para as gravações de Quarterpast, um álbum conceitual inspirado na cultura Maia. A mixagem e masterização ficaram a cargo também de Sascha e foram realizadas no mesmo The Gate Studio e no The Pathway Studio entre janeiro e fevereiro de 2011.

    O time holandês que compõe o MaYan é o seguinte: Mark Jansen nos vocais guturais, Ariën Van Weesenbeek na bateria, Frank Schiphorst e Isaac Delahaye nas guitarras, Jack Driessen nos teclados e Jeroen Paul Thesseling no baixo ( na tour subsequente ao disco Rob van der Loo assumiu o baixo ) além de Simone Simons, Henning Basse, Laura Macrì e Floor Jansen, todos emprestando suas ótimas vozes ao projeto.

     Seja no peso instrumental ou nos urros de Mark Jansen, o Death Metal do MaYan presente na primeira música Symphony Of Agression exibe linhas mais harmoniosas bem na proposta do Symphonic Death Metal Opera anunciado pela banda, que exibe muita técnica, além das beldades Simone Simons, Floor Jansen e Amanda Sommerville ( esta última apenas nos trechos falados ) participando juntas com Henning Basse deixando assim, esta música como a abertura certa para o cd. Depois temos Mainstay Of Society ( In The Eyes Of The Law : Corruption ) e os teclados de Jack Driessen ficam em evidência para que o MaYan mostre uma música mais cadenciada com Simone Simons participando no refrão diferenciando o andamento extremo dos guturais de Mark Jansen com a doçura de sua voz em uma nova exibição de muita habilidade dos holandeses em uma faixa para bater a cabeça mesmo.

    Na faixa título Quarterpast sentimos os acordes mais sinfônicos, tais quais como em um filme, especialmente no coro dos Trinity Boys, que são um prelúdio para a seguinte: a excelente Course Of Life, que traz Henning Basse nos vocais junto a Mark Jansen em um ritmo que é pesado, cadenciado e possui momentos mais Prog Metal. A diva Floor Jansen aparece em algumas partes exibindo o ótimo vigor de sua voz, mas, o que impressiona mesmo são as mudanças das partes melódicas para as extremas.

    Em Savage Massacre ( In The Eyes Of The Law: Pizzo ), o MaYan convidou a  soprano Laura Macri com sua voz encantadora para quebrar o feroz ritmo que Mark Jansen faz em seus vocais guturais e os holandeses encaixaram uma viagem progressiva na música, mas isso até que os guitarristas Frank Schiphorst e Isaac Delahaye voltem estraçalhando com tudo novamente. E quem se destaca nesta quinta canção de Quarterpast é o vocalista Henning Basse que canta passando um feeling ainda maior. A curta Ezzenza Di Te possui acordes clássicos, calmos e viajantes e é cravada com a beleza dos vocais de Laura Macri, que servem para introduzir a velocidade do Power Metal presente em Bite The Bullet, com Henning Basse, Floor Jansen e Simone Simons dividindo os vocais com Mark Jansen, todos devidamente aliados à excelente construção instrumental que garantem à esta música o posto de uma das melhores de Quarterpast

    Drown The Demon começa com linhas mais clássicas que transformam-se em um ritmo cadenciado com os guturais de Mark Jansen recebendo os vocais de Floor Jansen e Simone Simons, que fazem as alternações de agressividade e melodia. Seus destaques vão para os solos competentes dos guitarristas Frank Schiphorst e Isaac Delahaye e também para os trechos mais líricos. Em seguida, na pesada e cheia de variações Celibate Of Aphrodite os agressivos guturais de Mark Jansen recebem a angelical voz de Laura Macri e senão fosse suficiente para fazer desta uma ótima canção, temos mais uma ótima e marcante atuação de Henning Basse e também muitas variações pesadíssimas.

     War On Terror ( In The Eyes Of The Law: Pentagon Papers ) é uma crítica à Guerra do Golfo e a presença dos americanos no Iraque feita no mais pesado Death Metal rápido que o MaYan realizou neste cd. Posso dizer seguramente que é uma pancada que será ainda mais furiosa em suas execuções ao vivo e fará os fãs se arrebentarem nas rodas de mosh, pois os holandeses elevaram a fúria sonora ao máximo, mesmo com alguns momentos mais melodiosos.

    A curtíssima instrumental Tithe exibe um prolongamento no piano do ritmo ouvido na anterior e o 'Grand Finale' de Quarterpast acontece com Sinner's Last Retreat ( Deed Of Awakening ), que em seu andamento cadenciado e agressivo exibe bons solos de guitarras e teclados combinados com atuações perfeitas dos três vocalistas convidados ( Floor, Simone e Henning ), que mais uma vez fazem a oposição aos vocais extremos de Mark Jansen, enfim, mais uma ótima composição do MaYan

    Quem é fã de After Forever, Epica, Delain e curte linhas extremas muito bem misturadas com sinfônicas em uma banda que esbanja competência e diversidade sonora, tem por obrigação conhecer Quarterpast lançado aqui pela Hellion Records e quem esteve no show da banda em novembro de 2011 em São Paulo então... ( confira aqui como foi ). Aí meu amigo(a), o cd irá te lembrar do show e será peça obrigatória. Acredito que após uma turnê bem sucedida este time do Metal holandês se reúna novamente e nos brinde com outro ótimo trabalho.
Nota: 9,0.

 Site: http://www.myspace.com/MaYanofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012

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