Rhapsody Of Fire - Live From Chaos To Eternity
CD Duplo - 24 Faixas - Shinigami Records - 2013

    Em 20 anos de carreira o Rhapsody Of Fire, banda italiana de Symphonic Power Metal já enfrentou muitas dificuldades e tem certamente muitas histórias para contar, algumas boas outras nem tanto como a saída de Luca Turilli em 2011 - um de seus principais nomes desde o inicio - ou a mudança de nome com o incremento de Of Fire ( desde 2006 ). Mas, quando o talento supera as adversidades, os italianos lançaram grandes álbuns ao longo dos anos e em 2011, o cd From Chaos To Eternity finalizou a saga Symphony Of Enchanted Lands II - The Dark Secret de 2004.  

    Este encerramento não aconteceu antes de uma grande turnê mundial ( que inclusive passou pelo Brasil e teve seu show coberto pelo Rock On Stage, leia aqui ) e serviu de base para este lançamento da Shinigami Records no Brasil, o disco Live From Chaos To Eternity com 24 músicas, que nos mostram um trabalho ao vivo melhor que o Live In Canada 2005: The Dark Secret, quando eles abriram a noite para o Manowar. Durante a Live From Chaos To Eternity World Tour 2012, o Rhapsody Of Fire era formado pelos seguintes nomes: Fábio Lione nos vocais, Alex Staropoli nos teclados, Roberto De Micheli e Tom Hess nas guitarras, além dos irmãos Oliver Holzwarth no baixo e Alex Holzwarth na bateria.

    Live From Chaos To Eternity é o resultado de gravações realizadas em vários shows em abril de 2012 em diversas cidades da Europa ( Pamplona, Madri e Barcelona na Espanha; Paris e Bordeaux na França; Mons na Bélgica; Aschaffenburg na Alemanha; Viena na Aústria; Zlín na República Tcheca; Treviso, Bolonha, Roma e Milão na Itália; Pratteln na Suíça; Cracóvia e Varsóvia na Polônia ), que foram devidamente mixadas por Sebastian “Bassi” Roeder no Backyard Studios em Kempton na Alemanha e captadas através de seu estúdio móvel. A masterização é de Chistoph Stickel no MSM Studios em Munich na Alemanha. E a presença brasileira no cd fica por conta da ótima capa feita pelo Felipe Machado Franco.

    Dark Mystic Vision abre o cd aos gritos dos fãs de “Rhapsody...Rhapsody..” com aqueles acordes sinfônicos e melodiosos que são característicos da banda. E com a carga de emoção que é passada, você já se imagina no show vendo a entrada dos músicos no palco um-a-um. E instantes depois, Ad Infinitum com os samples do vozeirão de Christopher Lee narrando a introdução dos fatos que estão nas letras do disco devidamente embalados com os teclados de Alex Staropoli vão eclodir em From Chaos To Eternity, um Power Metal Melódico indicado para uma batalha, pois o ritmo passa toda a teatralização de um filme épico, ainda mais com os coros e o feeling que temos nos vocais de Fábio Lione.

    Vale dizer que a banda que seria um projeto de estúdio, mas que desde que resolveu tocar ao vivo, o faz com perfeição. Comprovando, basta prestar atenção nos solos de guitarras efetuados por Roberto De Micheli e Tom Hess, que se misturam com destreza junto à melodia dos solos de teclados mais viajantes. Em seguida Triumph Of Agony - que intitula o disco de 2006 - faz a alegria da plateia presente e de quem ouve este cd, especialmente no veloz ritmo instrumental e nos coros. Com I Belong To The Stars exibe uma pegada mais diferenciada, menos rápida e até que mais calma, porém, bastante envolvente, emocionante e totalmente sinfônica, graças aos sinos que Alex Staropoli tira em seus teclados onde destaca-se a vigorosa voz de Fábio Lione. Arrisco até a dizer que o Rhapsody Of Fire flertou com o Rock Progressivo nesta pelos nuances feitos no teclado.

    Com a voz de Christofer Lee novamente participando do cd, temos a épica The Dark Secret do cd Symphony Of Enchanted Lands II - The Dark Secret, que leva com suas climatizações viajantes a Unholy Warcry, um clássico do mesmo disco cantado com muito vigor por Fábio Lione ( aliás, não se assuste se te der vontade de cantar junto ). Isso empolga ainda mais os fãs e cabe um comentário: como as gravações estão em um nível excelente.

    Depois desde espetacular momento Power Metal, o show segue com Lost In Cold Dreams e seu andamento mais melancólico meio que esfria um pouco a energia  e propicia a hora de se respirar. Entretanto, a empatia que é passada nos faz querer cantar juntos ao vocalista e tenho que ressaltar também os belos solos melodiosos feitos por Roberto De Micheli e Tom Hess em suas guitarras. Em Land Of Immortals ( do álbum Legendary Tales ) temos a banda tocando um Power Metal rápido e muito comovente, especialmente por suas orquestrações, solos de teclados e guitarras, que fazem desta música um dos clássicos da banda.

    O baixista Oliver Holzwarth realiza com firmeza os acordes que iniciam Aeons Of Raging Darkness, que é melodiosa como se esperaria, porém, muito agressiva próxima a um Black Metal pela forma de alguns versos. Outro ponto forte desta décima canção de Live From Chaos To Eternity está presente nos solos de teclados, guitarras e na bateria, todos muito bem postados. As linhas que antecedem a “batalha” de Dark Reign Of Fire do Triumph Or Agony são um deleite especial aos fãs do estilo e um verdadeiro convite a se prestar atenção no baterista Alex Holzwarth, que realiza um estrondoso solo, que contém trechos da introdução de Hot For Teacher feitos pelo fã confesso do Van Halen. Uma bela homenagem realizada com muita técnica e qualidade que finaliza o primeiro cd.

     Viajando aos tempos medievais com linhas de Folk temos The March Of The Swordmaster do Power Of Dragonflame, que depois de seu começo mais calmo, ganha peso e força para nos deixar mais contentes e ter a vontade de sair cantando com o Rhapsody especialmente quando ouvimos o "March...March...". Atente para os repiques de Alex Holzwarth na bateria com a utilização de flautas e a grande intensidade pelo frontman, que exibe seus dotes vocais mais uma vez encantando os fãs.

   Depois é hora de seguir até um dos grandes clássicos do Rhapsody Of Fire com Dawn Of Victory, título do cd de 2000 e que nesta versão ao vivo está ainda mais vibrante, rápida e te faz sentir a vontade de desembainhar sua espada e partir para o combate. Vale dizer que Fábio Lione a canta com maestria e mostra porque é um grande vocalista do Metal. Em Toccatta On Bass ouvimos porque Oliver Holzwarth ( irmão do batera Alex ) foi o escolhido para substituir Patrice Guers no baixo ao exibir toda sua enorme técnica.

    Em seguida, o Rhapsody Of Fire nos propicia uma música do Dawn Of Victory que os coloca ainda mais no universo de lendas de cavaleiros e dragões medievais com a praticamente celta The Village Of Dwarves, que lembra muito o que os brazukas do Tuatha de Dannah fizeram em seus cd´s. Nesta, os poderosos vocais de Fábio Lione te conquistam em sua primeira audição e ele inteligentemente conclama seus fãs para participarem.  

   A balada The Magic Of The Wizards Dream do Symphony Of Enchanted Lands II - The Dark Secret chega para impressionar quem ouve e certamente fará você cantar com Fábio Lione, como se estivesse presente no show do Rhapsody Of Fire, pois ouvimos vocais com uma entrega belíssima do vocalista, que contou mais uma vez com o incrível Christopher Lee.

     Holy Thunderforce retoma a aura do Power Metal Melódico rápido da banda e esta canção que intitula o EP de 2000 é exibida em uma versão explosiva, com os músicos ( novos e antigos ) tocando com muita garra. Em Reign Of Terror do The Frozen Tears Of Angels ouvimos todo o peso dos solos de guitarras de Roberto De Micheli e Tom Hess em uma marcante intro para a atuação do carismático vocalista, que nesta canta com uma enorme agressividade.

    Voltando ao Power of Dragonflame eles escolheram Knightrider Of Doom, que chega na sequencia com o mesmo ritmo intenso e ser dar chances para respirar. Detalhe: nesta o Rhapsody Of Fire aplica uma sucessão de solos de teclados e guitarras que são um charme à mais pela forma que foram apresentadas. Hora de outra intro que crava na alma quem esteve no show ou ouvindo o cd com Epicus Furor, que traz à tona um dos maiores sucessos e uma das melhores composições gravadas pelos italianos: a veloz e pura Power Metal Sinfônica Emerald Sword do Symphony Of Enchanted Lands e ao vivo é ainda melhor de se curtir, ainda mais com a banda afiada como estava durante estar turnê.

    Quase finalizando temos a ligação com Erian´s Lost Secrets do EP The Cold Embrance Of Fear, que mantém o clima vibrante e positivo, mas que sempre está acelerado e cheio de energia. The Splendour Of Angel´s Glory ( A Final Revelation ), que é a quinta parte da suíte Heroes of the Waterfalls' Kingdom do From Chaos To Eternity com seus ares mais épicos e orquestrais coloca números finais a Live From Chaos To Eternity com a narração de Christopher Lee, que ganha incansáveis aplausos da satisfeita plateia ( e não estranhe se você resolver aplaudir também o sensacional álbum que ouviu ).

    Se no quando você ouviu o Live In Canada 2005: The Dark Secret sentiu um gosto de 'quero mais no ar', neste Live From Chaos To Eternity, o Rhapsody Of Fire nos trouxe uma verdadeira pérola, com um set completo de quase duas horas de show para a felicidade completa de seus fãs, que será naturalmente um futuro clássico pela escolha das músicas inclusas e item obrigatório em sua coleção. É muito provável e até recomendável que seja lançado uma versão em DVD desta excelente tour que passou também no Brasil em 2012.
Nota: 10,0.

Site: www.rhapsodyoffire.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2013

Voltar para Resenhas