Rhapsody Of Fire
Sábado, dia 30 de junho de 2012
no Carioca Club em São Paulo/SP

    Dia agradável e esperado por mim, que tinha visto a banda há dois anos imaginando se iriam fazer um repertório baseado no último álbum ou já esperando algo como foi da primeira vez que vieram aqui ( confira aqui como foi essa apresentação ). Confesso que gosto pouco do Rhapsody Of Fire, me interessando mais pelas músicas dos clips do que um álbum todo, mas o último cd eu ouvi e ouço várias vezes com certa frequência. Quando o recebi para resenhar acabei deixando para depois, mas me surpreendeu, ainda mais as músicas rápidas cantadas em italiano e não as baladas, como a terceira música do cd Tempesta de Fuoco. Mas não teve nada de último cd não. Vamos aos fatos!

    Ouve-se a intro, Act II: Dark Mystic Vision do álbum The Cold Embrace Of Fear para depois ouvir-se Ad Infinitum, que para mim é como uma intro também, aliás, a intro do último álbum, e então vem a ótima From Chaos To Eternity com sua pegada rápida e contagiante, totalmente a ver com a sonoridade de qualquer banda de Metal Melódico e logo a seguir, Triumph Or Agony. Nesta ultima música o som começou a ficar um pouco melhorzinho. Não que o show tenha começado com o som meio embolado, mas, a qualidade tirou um pouco do brilho das duas primeiras músicas desse último trabalho que afirmei acima ter gostado muito.

    E outra, tem sempre aqueles comentários de que a banda toca com playback, mas fiquei observando os músicos e creio que isso não tenha acontecido. Fabio Leoni não canta exatamente como nos discos, mas, muito próximo e seu pique ao vivo diferencia bastante o jeito do disco para um playback. Seria um playback preparado especialmente para músicas ao vivo? Ah, parem com isso!

    Com a saída de Luca Turilli depois do lançamento deste From Chaos To Eternity, quem entrou em seu lugar foi Roberto De Micheli ( das bandas Sinestesia e Thundercross ) para fazer a dupla nas seis cordas ao lado de Tom Hess, que entrou na banda em 2010. Mas a banda não tem apenas dois membros novos, o baixista Oliver Holzwarth entrou em no ano passado também, enquanto seu irmão, o baterista Alex Holzwarth está na banda há doze anos. Do começo da banda, fundada em 1993, apenas o tecladista Alex Staropoli está até hoje na formação e Fabio entrou em 1995.

    A banda manda ver logo a seguir com The March Of The Swordmaster e Fabio Leoni é claro, com sua pinta de italiano original e seu modo de interagir com o público arrancou sussurros e gritos de uma parte do público feminino ali presente e dedica as belas mulheres brasileiras a música a seguir: Unholy Warcry. Lamento Eroico vem a seguir e a banda diz que esta foi a primeira música escrita totalmente em italiano. Fabio Leoni dá um show a parte com essa música onde mesclam com maestria e emoção o Metal e o erudito.

    A banda prossegue com Land Of Immortals, do primeiro disco, o Legendary Tales,  e o público cantou junto bradando no refrão. Como de costume vieram os dois solos ambos dos irmãos Holzwarth, sendo o primeiro do baterista depois o do baixista. O baixista Oliver Holzwarth já é conhecido dos brasileiros, pois toca no Blind Guardian e já conhece como é a reação da plateia aqui com bandas como estas duas em que ele toca. Com a banda toda de volta ao palco, tocam Knightrider Of Doom e a animadinha The Village Of Dwarves, com seu ritmo bem folclórico e divertido.

    Fabio Lione comenta que embora naquele dia seja a final da Eurocopa entre Itália e Espanha, que ele não gosta muito de futebol e para a alegria dos brasileiros diz que depois da seleção italiana, o outro time que ele adora é o do Brasil. Logo a seguir Dawn Of Victory e logo a seguir Fábio Lione conta ao público como se sentiu ao gravar esta música com Christopher Lee, chamado de Wizard King de suas estórias e sendo assim, nada melhor do que emendar com uma música falando do 'Rei Mágico' e The Magic Of The Wizard's Dream é tocada e apreciada para então Holy Thunderforce vir com tudo acompanhada com muita empolgação da plateia. E como dizem no teatro, fim do primeiro ato. A banda sai do palco para voltar em breve para o primeiro encore.

    Eles voltam logo depois com Reign Of Terror, do álbum The Frozen Tears Of Angels, mas logo saem do palco deixando alguns já apreensivos se haveria poucas músicas no encore, ou bis, se você quiser chamar! Ah, ledo engano e é claro que a magistral Emerald Sword vem com tudo e foi muito bem recebida pelos eufóricos fãs.

    A seguir Act VI: Erian’s Lost Secrets vem a tona para então, de surpresa surgir The Splendour of Angels’ Glory ( A Final Revelation ), também do recente From Chaos To Eternity. Eu reconheci a narração do cd e pensei: “Opa, essa música é longa, vai ser uma viagem maior do que The Rime of the Ancient Mariner do Iron Maiden!”, mas, era apenas o final dela, com cerca de três minutos. Este trecho faz parte da música Heroes Of The Waterfall’s Kingdom deste último trabalho da banda. Nesta hora eu já estava na porta para sair e voltei esperando por mais, porém como mencionei, foi apenas o final da música.

    E embora estivesse inclusa no set list, Sea Of Fate não foi tocada e os músicos se aproximam da beira do palco e jogam palhetas e baquetas para a plateia, sendo que duas baquetas caem aonde ficavam os fotógrafos no inicio do show e para variar os seguranças do Carioca Club pegam as baquetas, que os fãs pediam e nem dão bola para eles. Um deles até chama o baterista para devolver a baqueta, que é algo vergonhoso para qualquer músico. Imagine você jogar a baqueta e alguém jogar de volta para você no palco!!!

    E assim encerrou-se a turnê da banda que divulgava o seu último cd, o citado From Chaos To Eternity, que encerrou a saga cantada pela banda ao longo de vários álbuns e que foi escrita pelo guitarrista Luca Turilli, que deixou a banda há pouco tempo e montou outro projeto/banda. Quem sabe ainda ouviremos alguma música narrada pelo ator britânico Christopher Lee - o Saruman na trilogia "O Senhor dos Anéis" - que foi algo marcante na banda, afinal, ele está gravando um álbum totalmente de Heavy Metal com seus 90 anos de idade. Isso prova que o Rock não tem idade e não morre, por isso Rhapsody, continuem aproveitando o talento do sir e voltando ao Brasil. Os fãs aguardam!

Texto: Hamilton Tadeu
Fotos: Marcos César de Almeida e Cyntia Marangon
Agradecimentos para Heloísa Vidal e a Free Pass Entreterimento
pela atenção e credenciamento
Julho/2012

Clique aqui e confira uma super galeria de 70 fotos do show do Rhapsody Of Fire no Carioca Club em São Paulo/SP

Clique Aqui ou na foto ao lado e confira
uma super galeria de 70 fotos do show do Rhapsody Of Fire

Set-list:

1 - Act II: Dark Mystic Vision (intro)
2 - Ad Infinitum
3 - From Chaos To Eternity
4 - Triumph Or Agony
5 - The March Of the Swordmaster
6 - Unholy Warcry
7- Lamento Eroico
8 - Land Of Immortals
9 - Drum Solo
10 - Bass Solo
11 - Dawn Of Victory
12 - Holy Thunderforce
13 - The Magic Of The Wizard's Dream

Encore:
14 - Reign Of Terror

Encore 2:
15 - Emerald Sword
16 - Act VI: Erian's Lost Secrets
17 - The Splendour Of Angels' Glory (A Final Revelation)
18 - Sea Of Fate

Voltar para Shows