Sodom - In War And Pieces
CD 1: 11 Faixas e CD 2: 10 Faixas - Shinigami Records - 2011

    A máquina de guerra sonora de Thrash Metal do Sodom está a pleno vapor: depois do lançamento do excelente DVD duplo Lords Of Depravity II ( leia resenha ), o trio alemão disponibilizou no mercado o décimo terceiro álbum da carreira, o duplo In War And Pieces em um luxuoso digipack, cujos temas focam nos vícios do poder: arrogância, fanatismo, corrupção, covardia e opressão. Sobre essa temática, o Tom Angelrriper, compositor e vocalista da banda, declarou: “Eu sempre escrevi sobre o que acontece no mundo, sobre a injustiça e erros que acontecem em toda parte. Eu sei que não podemos mudar nada, politicamente falando, mas eu gosto de ao menos falar sobre essa situação e gerar consciência sobre esta situação deplorável. Ser o vocalista de uma banda de Metal me permite compartir a minha raiva com uma grande audiência.” 

    O primeiro cd foi gravado no Waldstreet Sound em Dortmund ( na Alemanha ) em agosto de 2010 por Waldemar Sorychta ( que já trabalhou com Grip Inc e Moonspell ) e Dennis Koene, responsáveis também pela mixagem, ocorrida no Flying Pigs Studio em Schwerte em setembro de 2010. Além do som, os alemães capricharam também na capa cujo desenho é de Eliran Kantor.

    A faixa de abertura do cd é a que intitula o trabalho, In War And Pieces, que possui uma linha que remete ao Oriente Médio ( em seus instantes iniciais ), que é diluída pelo envolvente riff de guitarra de Bernemann ( Bernd Kost ) e pelos vocais agressivos de Tom Angelrriper. A música é cadenciada e fortificadamente pesada como um som do Sodom deve ser, e agrada pelo seu ritmo intenso que é aplicado de forma destruidora na hora dos solos. Para Hellfire o Sodom entra com uma violência enorme, disposta a arrebentar com tudo e Tom Angelripper canta a música com uma fúria descomunal apoiado pelo peso fornecido pela bateria de Bobby ( Konrad Schottkowsk ) e a guitarra de Bernemann em atuações marcantes. Through Toxic Viens possui um andamento com uma melodia de guitarra que vai ganhando força, peso e velocidade no momento que Tom começa a cantar, e seja pelo ritmo de guitarra ou pelo refrão a música te pega e dá vontade não só de berrar seus versos bem como também de entrar nas rodas, certeza que ao vivo ficará melhor ainda.

    Nothing Counts More Than Blood inicia com uma saraivada de toques por toda a bateria de Bobby, que recebe solos velozes riffs de Bernemann, além dos vocais furiosos de Tom Angelrriper; nesta o Sodom mostrou-se muito afiado e produziu um Thrash Metal vigoroso e matador. Storm Ranging Up apresenta mais um massacre sonoro que está ora mais cadenciado ora mais rápido, e com o ódio presente em cada verso cantado. Suas alternações de velocidade são percebidas na guitarra, bateria e baixo fazendo desta música uma das mais vorazes do cd.

    Em Feigned Death Throes temos níveis de peso e cólera próximos a um Death Metal dos cadenciados, para confirmar vide a forma que Tom Angelrriper aplica seus vocais e me fale, e além disso, o caos técnico que eles promovem é magnífico. Bernemann evidencia sua guitarra em Soul Contraband, o raivoso e cadenciado sétimo petardo de In War And Pieces que deverá funcionar muito bem ao vivo. Nesta, Tom vocaliza de forma enfurecida ao extremo mesmo.

      Depois temos God Bless You e seus dedilhados suaves no violão que são suplantados com riffs caprichados na guitarra de Bernemann, que tornam-se pesados a cada instante e assim, levam à um ritmo mais cadenciado cantado com toda a raiva de Tom, além de ótimas variações em sua melodia.The Art Of Killing Poetry começa com ótimas evoluções na bateria de Bobby que são aliadas a boas atuações da guitarra e baixo para que Tom vocalize impiedosamente e te envolva ao som. Cantada em alemão, Knarrenheinz é uma das mais violentas músicas do cd, seja pela velocidade colocada pela banda, pelo ímpeto dos vocais de Tom ou implacáveis solos de guitarra, no baixo e bateria estão devidamente combinados em uma pancadaria desenfreada que geram um clima estarrecedor. Encerrando In War And Pieces temos a cadenciada e furiosa Styptic Parasite, que contém os solos de guitarra de Bernemann trazendo muita beleza.    

    O segundo cd Sodom Live At Wacken 2007 registra parte da histórica apresentação do Sodom no Wacken Open Air de 2007 com clássicos de todas as fases da carreira da banda, que já somam mais de 25 anos devotados ao Thash Metal, e neste dia vários ex-integrantes subiram ao palco como convidados especiais. E ouvir de uma tacada só: a pedrada de "Blood On Your Lips", a então nova e furiosa "City Of God", as viradas vigorosas de "Proselytism Real", a fabulosa "Christ Passion", a forte e intensa "One Step Over The Line", a cru e velocíssima "Abuse", a matadora "Sodomy And Lust", a acelerada "Ausgebombt", a cadenciada "The Saw Is The Law" e fechando com o thrashão raivoso "Outbreak Of Evil", músicas que fazem um bem imenso aos fãs ( e certamente você sentirá vontade de balançar a cabeça ou abrir uma roda, mesmo em sua casa ) .   

    Em suma, In War And Pieces é um álbum muito bom e muito bem gravado em suas onze composições intensas, agressivas, pesadas e de certa forma, hinos para se entrar em combate. Mais uma vez o Sodom prestigia e honra seus fãs com um ótimo lançamento, que aqui no Brasil, saiu pela gravadora Shinigami Records. Sem dúvidas, o Sodom manter-se-á com um dos principais expoentes do Thrash Metal alemão com álbuns assim, e nós brasileiros agradecemos. É pena que Bobby tenha saído da banda após trezes anos e como a 'tanque de guerra' não pode parar, Makka ( Markus Freiwald ) foi convocado para ocupar seu lugar.
Nota: 9,5.

Site: http://www.sodomized.info/.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2012

Voltar para Resenhas