Sunrunner - Ancient Arts Of Survival
9 Faixas - Som do Darma / Minotauro Records - 2018

    Existente desde 2008, a banda de Heavy Prog Metal Sunrunner foi um Power Trio da cidade de Portland/Maine nos Estados Unidos que lançou ao longo de sua carreira os álbuns Eyes Of The Master ( 2011 ), Time In Stone ( 2013 ) e Heliodromus ( 2015 ), sendo que este último teve sua resenha publicada aqui no Rock On Stage ( relembre neste link ), a primeira visita da banda no Brasil, e posteriormente, a inclusão do brasileiro Bruno Neves nos vocais ao lado do trio composto por David Joy no baixo e backing vocals, Joe Martignetti na guitarra e backing vocals e Ted McInnes na bateria e backing vocals.

    Pois é, Joe Martignetti após sentir o caloroso povo brasileiro nos shows percebeu que o melhor para o Sunrunner em seu novo álbum intitulado como Ancients Arts Of Survival foi convidar o vocalista Bruno Neves ( do Noerya e Kromun no Brasil e do Desant da Romênia ) para ocupar o posto de frontman da banda e por consequência transforma seu Power Trio em um quarteto. Sobre essa adição, o guitarrista comentou: "Estávamos procurando um vocalista, mas é muito difícil encontrar alguém que possa cantar melodicamente da maneira que gostamos aqui nesta parte dos EUA. Então, quase como uma piada, foi como 'Cara ... seria mais fácil encontrar um cantor do Brasil do que aqui nos EUA'".  

    E conclui dizendo que: "Mas, Eliton ( nosso empresário ) publicou um comentário nas redes sociais e, em minutos, tínhamos muitas pessoas que queriam fazer parte da banda. Fiquei espantado! Porém, não no sentido de todos os talentosos vocalistas serem do Brasil, mas, pelo tempo de resposta e pelo desejo de trabalhar em uma banda a 16.000 quilômetros de distância! Foi uma decisão difícil, porque todos os interessados tinham vozes e talentos incríveis! Escolhemos Bruno porque temos muitos interesses e influências semelhantes. Ele é muito motivado e imediatamente foi ao topo de nossas escolhas. E bem e ele foi o cara certo para nós!"

    Para Joe Martignetti, Ancients Arts Of Survival reflete o tempo que a humanidade tinha a habilidade de controlar seu próprio destino e não dependia tanto da tecnologia para tudo. Aliás, ele explica melhor esta sua teoria: "Sem precisar confiar na tecnologia e na sociedade, somos capazes de prosperar e nos aventurar nas condições mais adversas de qualquer terreno. Com nada além do conhecimento e sabedoria das paisagens naturais que nos rodeiam. Nós nos tornamos complacentes de certa forma. Não minar as coisas maravilhosas que temos. Eu acho que seria bom ainda ter o conhecimento do passado misturado com as coisas que temos hoje."

    Assim como os seus precedessores, Ancients Arts Of Survival foi mixado utilizando gravações analógicas e digitais, sendo que a bateria, o baixo e a guitarra foram gravadas no Acadia Recording Company em Portland/Maine nos Estados Unidos por Todd Hutchisen. Jimmy Martignetti adicionou os overdubs necessários, produziu e mixou o cd no Off The Wall Studios em Tyngsboro em Massachusetts/EUA e Bob Katz ( vencedor de três Grammys ) fez a masterização. Já os vocais de Bruno Neves foram gravados no Stone Studio em Frutal, aqui no Brasil e produzidos por Lucas Heitor.

    A capa de Ancient Arts Of Survivor expressa a dualidade do mundo atual com sua tecnologia avançada invadindo ( e destruindo ) as paisagens naturais e um índio pronto para o combate em seu uniforme de batalha, que mais parece o utilizado por um fuzileiro naval. Com o lançamento de Ancient Arts Of Survival ocorrido nos meses finais de 2018, o Sunrunner realizou sua primeira tour europeia com onze shows em sete países ( Alemanha, Holanda, Bélgica, Hungria, Romênia, Eslováquia e República Checa ). Vejamos como ficou o quarteto Sunrunner a partir deste ponto.

    A banda já captura a atenção do ouvinte na breve e esbelta introdução instrumental de Ancients Arts Of Survival chamada Dawnland aos dedilhados, que trazem a encorpada Tracking The Great Spirit, que é um empolgante Heavy cadenciado destacando seus solos de guitarra, os vocais de Bruno Neves e principalmente, as ricas variações instrumentais que mostram o lado Progressivo do Sunrunner. Aliás, não posso esquecer de mencionar também seus ótimos versos em coro no refrão. A terceira é Inner Vision e suas pesadas linhas iniciais apresentam um flerte com o Stoner Metal com suas vocalizações passando muita emoção na forma de cantar de Bruno Neves e também inversões de andamento cativantes, onde somos convidados a sentir suas robustas viagens Progressivas, além de partes leves bastante intimistas ( além de deveras emotivas ), que tornam esta uma desafiadora e excelente composição.

    O fato de agora possuírem um vocalista liberou os demais para mergulharem mais fundo em suas complexas linhas instrumentais e buscarem mais eletricidade nas músicas, se direcionarem para novas fronteiras e aumentarem suas possibilidades em cada composição, conforme pode-se perceber ouvindo estas três primeiras faixas de Ancients Arts Of Survivor e na seguinte, The Scout, onde o Sunrunner soube acelerar e diminuir sua intensidade perfeitamente através de um andamento cheio de melodia que se aprecia com facilidade e que é cantado com muito carisma por Bruno Neves, onde não posso deixar de salientar os esbeltos riffs de guitarras feitos por Joe Martignetti que são consideravelmente agradáveis.

    Para a longa Prophecy Of The Red Skies, o quarteto nos coloca diante da sua canção mais Progressiva até aqui com fascinantes atuações cravadas no baixo, bateria e guitarra, porém, sem nunca tirar seu peso de evidência e desta forma... elevam a dificuldade para seu vocalista demonstrar sua entrega ao som, mas, ele consegue com louvor vencer esta 'batalha' e assim temos outro singular momento do cd, confirme ao observar os solos de Joe Martignetti em sua guitarra e a sua resplendorosa evolução contida também nas linhas de baixo e de bateria.

    De belíssima linhagem acústica no violão, voz e instrumentos de sopro, a belíssima balada Distorted Reflection é a sexta de Ancient Arts Of Survival e seu ritmo é relaxante, aliás, propício a um questionamento do mundo atual e nos prepara para a imersão que acontece na instrumental Arrive, Survive, Awaken, Thrive, que chega entre solos longos e melodiosos feitos por Joe Martignetti na guitarra, cada um deles marcantes e ótimos para se deliciar com cada vibração feita pela Sunrunner. A penúltima do cd é a lenta e introspectiva Palaver, que ganha sua força e forma deixando de ser tranquila e se tornando um admirável Heavy cadenciado em seu decorrer, além de envolver o ouvinte de vez com seus vocais em coro, em seus solos melódicos e em suas viagens comandadas com primor por cada um dos músicos do Sunrunner.

    Para encerrar temos a Stalking Over com seu início elaborado e viajante que é aromatizado por longos e claramente poderosos solos de guitarra ante a vocais distantes e de muita destreza colocando diretamente nos holofotes este emblemático Heavy Progressivo notavelmente complexo e variado em sua parte instrumental, como uma canção assim deve ser. As camadas que são atravessadas ficam cada vez melhores e serão saboreadas com mais prazer se ouvidas de olhos fechados nesta formidável suíte de quase vinte minutos de duração, que deixa exposta a grandiosidade que o Sunrunner desejou aplicar na música, afinal, temos instrumentos de sopro com direcionamento indígena, solos pesados e rápidos na guitarra, toques marcantes no baixo, vocais com dramaticidade, partes flertando com o Doom Metal de nomes como o Candlemass, enfim, tudo unido com precisão e culminando em um final simplesmente épico.

    Bem, o Sunrunner se superou mesmo neste Ancient Arts Of Surivor e acredito que nos brindou com o melhor álbum de sua carreira em um trabalho altamente indicado aos fãs de Heavy Metal e principalmente de Rock Progressivo, que após esta proveitosa experiência como um quarteto voltou ao formato de Power Trio, pois, o baixista David Joy deixou a banda recentemente.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2020

Foto acima: Suzy dos Santos
Site Oficial: http://www.sunrunnermusic.com/.   
Facebook: http://www.facebook.com/sunrunnermusic.   
Youtube: http://www.youtube.com/sunrunnermusic.
Soundcloud: http://www.soundcloud.com/sunrunner-music.     

 

Voltar para Resenhas