Tarja - Luna Park Ride
 CD Duplo - 29 Faixas - Shinigami Records - 2016

    Depois de conferir aos vídeos deste Luna Park Ride em seu respectivo DVD ( confira resenha ), tenho a honra de apresentar aos leitores(as) do Rock On Stage os detalhes do cd duplo, que contém o show realizado no estádio Luna Park em Buenos Aires na Argentina no dia 27 de março de 2011 da formidável soprano lírico finlandesa Tarja Turunen na What Lies Beneath World Tour de suporte ao cd lançado em 2010.

    Para abrilhantar mais o disco, que foi produzido pela Tarja e Mic, mixado por Tim Palmer ( que já produziu Pearl Jam, Robert Plant, The Mission UK, Gene Loves Jezebel e H.I.M. ) e Travis Kennedy no '62 Studios e masterizado pelo renomado Svante Forsbäck no Chatmakers na Alemanha, temos um encarte de várias páginas e belíssimas fotos, além de muitas informações das músicas. A capa de Soledad Diez é diferente do DVD e nos exibe a musa sorrindo de forma triunfante e contente. No show principal estiveram ao lado da vocalista Tarja, os músicos Mike Terrana na bateria, Doug Wimbish no baixo, Julian Barrett na guitarra, Christian Kretschmar nos teclados e Masx Lilja no violencelo.

    No primeiro cd temos o show na Argentina na integra e ele é aberto aos estridentes gritos dos fãs com a Dark Star ( do What Lies Beneath ) com a encantadora vocalista desfilando seu carisma numa mescla excelente de peso e lirismo. Em My Littler Phoenix ( do My Winter Storm de 2007 ) ela executa uma condução mais introspectiva e cadenciada,  enquanto que os demais adicionam mais potência em seu decorrer fascinando o público. Depois e quase sem que se perceba recebemos The Crying Moon ( do single Until My Last Breath de 2010 ) em uma atmosfera mais progressiva, com a diva cantando suavemente em uma base um pouco mais robusta em alguns trechos.

    Já bem conhecida, a I Walk Alone ( do My Winter Storm ) com seu ritmo envolvente provoca palmas e muitos 'heys' dos fãs em um ambiente mais tranquilo, que favorecem o grandioso alcance vocal de Tarja Turunen. Na próxima, os riffs de guitarra feitos por Julian Barrett são interrompidos pela vocalista, que canta a Falling Awake ( do What Lies Beneath ) e conseguimos notar a entrega da finlandesa à canção, além de poder reparar no ótimo solo do guitarrista.

    Muito provavelmente, o cover do Soda Stero para Signos tenha sido executado apenas na perna argentina da turnê, para não dizer que somente nesta data e é muito bacana notar na Tarja cantando em espanhol. De linhas cadenciadas e vigorosas na guitarra de Julian Barrett, Little Lies ( também do What Lies Beneath ) prossegue Luna Park Ride com os impactantes vocais de Tarja Turunen somados às evoluções instrumentais marcantes, que te conectam diretamente ao show.

    A melancólica Underneath ( outra do What Lies Beneath ) conta com uma atuação emocionante da beldade, que recomendo ouvi-la de olhos fechados e se imaginar no show sentindo o crescente positivo que temos em seu decorrer. Os 'hermanos' deliram na versão de Stargazers do Nightwish, que ficou demasiadamente soberba em uma sinergia campeã entre ela e seus músicos. O Heavy Metal de Ciaran´s Well ( do My Winter Storm ) mostra que ela sabe aglutinar as melodias líricas de sua voz com o nosso velho e adorado estilo com precisão, além de conferir mais vibração ao vivo como comprovamos ao ouvir esta décima faixa de Luna Park Ride, que segue com a sombria In For A Kill ( do What Lies Beneath ), que ganha mais energia com os poderosos vocais de Tarja Turunen.

    É incrível como a vocalista mantém a plateia nas mãos durante todo o show e com uma trinca como Where Were You Last Night da cantora sueca Ankie Bagger, Heaven Is A Place On Earth da americana Berlinda Carlise e Livin´On A Player do Bon Jovi, isso fica mais evidente aumentando a participação dos fãs exponencialmente.

    A melodia belíssima nos teclados de Christian Kretschmar convocam Die Alive ( também presente no My Winter Storm ), que torna-se mais emblemática graças às vocalizações líricas de Tarja Turunen. Chegando ao final do show no Luna Park temos a Until My Last Breath ( do What Lies Beneath ), que também fica mais sintomática ao vivo por contar com toda a dedicação que sentimos da vocalista em cada um de seus shows. Para o final do primeiro cd ela e sua banda executam primorosamente a sensacional Wishmaster do Nightwish, que assim como acontecia no passado com sua ex-banda, é para colocar a 'casa abaixo'.

     No segundo cd deste Luna Park Ride contamos com o que no DVD costumamos chamar de extras: algumas músicas de shows da Tarja entre 2010 e 2014 em vários importantes festivais da Europa. O primeiro deles é a participação no Masters Of Rock da República Checa em 2010 junto com a Orquestra Filarmônica Bohuslva Martinu Zlin na execução de In For A Kill ( do What Lies Beneath ) levando mais classe à canção. Em seguida, temos uma versão mais robusta de I Walk Alone ( do My Winter Storm ), que fica mais bonita por toda a riqueza musical que a presença de uma orquestra e um coro proporcionam. Elevando o nível de emoção significativamente, Tarja canta nos mostra duas do What Lies Beneath, primeiro quase à capela com a The Archive Of Lost Dreams em uma aura praticamente espiritual e progressiva, e depois com a Crimson Deep, onde pouco a pouco, o peso de suas notas ficam mais evidentes, assim como a abrangência das belas notas vocálicas da cantora.

    As próximas três faixas deste segundo cd Luna Park Ride foram extraídas do show de Tarja no Summer Breeze Open Air de 2011 na Alemanha e em I Feel Immortal ( do ótimo What Lies Beneath ), ela canta com muito sentimento a cada verso emocionando os fãs, que ficam mais eletrizados ao som de The Siren do Nightwish. Nas palmas dos empolgados europeus, tanto quanto os argentinos, temos uma nova versão de Until My Last Breath ( do What Lies Beneath ) com toda a magia que esta música nos passa.

    Do festival russo de 2015 em Ekaterinburg recebemos a 500 Letters ( do Colours In The Dark de 2013 ) em uma pegada mais Hard muito cativante, que destaca os solos de guitarra e toda a delicadeza dos vocais de Tarja. Damned and Divine ( do My Winter Storm ) foi registrada no mesmo festival e exibe uma face diferente dos vocais de nossa diva, uma que é um pouco mais grave em um ritmo cadenciado. Em Neverlight ( do Colours In The Dark ) somos expostos à harmonias mais pesadas, que só ficam mais leves com os graças aos sutis vocais da morena, que nos passam um lirismo enorme.

    Junto ao Van Canto e diretamente do Wacken Open Air de 2014, Tarja repete a parceria do álbum What Lies Beneath e canta a formosa Anteroom Of Death, onde seus vocais criam uma atmosfera toda única imortalizando este momento com a banda alemã. Na trinca final do cd temos a participação de Tarja em uma nova edição do Summer Breeze Open Air, em 2014, com a animadora energia de Never Enough ( do Colours In The Dark ), que vai te conquistando em seu decorrer e sem que se perceba, graças aos solos de guitarra e a um 'baita' solo de bateria de Mike Terrana chegamos à uma nova execução de Die Alive ( do My Winter Storm ), que após a 'levantada' nos fãs da anterior, também mantém o clima lá para cima. Para terminar Victim Of Ritual ( outra do Colours In The Dark ) com um estilo de hino militar, momentos introspectivos e muitas boas sensações ao passar de seus minutos, sem esquecer dos trechos mais pesados e líricos.

    Este cd duplo Tarja - Luna Park Ride obviamente que é um item de colecionador e indicado aos fãs da excelente frontwoman finlandesa, mas, por conter um show completo na Argentina e também alguns dos melhores momentos nos citados festivais europeus tornam-se importante por nos mostrar como ficaram outras várias ótimas canções ao vivo da cada vez mais sólida carreira desta cantora. Então, se você caro leitor(a) tem uma afinidade com mulher nos vocais e seja adepto da inclusão do lirismo erudito ao Heavy Metal pode adquirir sem medo, pois, estamos diante de um grande lançamento da Shinigami Records no Brasil.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.tarjaturunen.com, https://www.facebook.com/tarjaofficial
e https://www.youtube.com/c/tarjaofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2016

Voltar para Resenhas