|
|
Seu título é A Moment Of Clarity, que saiu na Colômbia em 2014 e no Brasil em 2015, cujas dez músicas percebemos influências de grandes nomes como Dream Theater, Pain Of Salvation, Opeth, Porcupine Tree entre outras e que deixaram claro que Andrés Ramirez nos vocais, Álvaro Cote e Diego Ante nas guitarras, Jorge Arango nos teclados, Manuel Henao no baixo e Daniel Triana na bateria - o atual line-up da banda - não está para brincadeiras. A produção foi realizada por Jorge Arango e Álvaro Cote, e este último responde também pela mixagem. A masterização é de Felipe López e foi realizada no Selecta, enquanto que a capa de Carolina Gómez, Carlo Jaime Egurrola e Santiago Uribe mostra uma criança de frente à uma televisão.
A faixa The Brainwash Machine ( The Pessimist Anthem ), que empresta seu título a banda é a responsável pela abertura de A Moment Of Clarity e traz aos nossos ouvidos o ótimo Prog Metal do sexteto em intricadas e complexas linhas instrumentais muito interessantes, que levam aos vocais calmos de Andrés Ramirez. Entretanto, a forma que a música foi construída, nos passa um crescente muito envolvente com variações deliciosas para se sentir e viajar. Em seguida, com os teclados de Jorge Arango trazendo ares melancólicos, que são complementados pela harmonia de baixo, guitarras e bateria, a segunda, I Live In Fear passa um sentimento de revolta no conceito lírico do cd, destacando os solos de guitarra de Álvaro Cote e Diego Ante, que mergulham em viagens deliciosas de se curtir. Em Spellbond, o sexteto nos imerge em uma música viajante, tranquila e emocionante por seu andamento suave muito bem vocalizado. Quando chega a hora dos solos de guitarras, com o ambiente que já foi criado anteriormente... a banda nos convida a fechar os olhos e ir para muito longe.
|
|
A segunda instrumental de A Moment Of Clarity recebeu o nome de Dennis e sua edificação facilitou para que fossemos expostos a belíssimas linhas de baixo, guitarras, bateria e principalmente de teclados, com destaque ao solo de sax alto e tenor realizados pelo convidado Pablo Muñoz. A atmosfera progressiva presente nesta sétima música a torna uma das melhores do cd e nos remete através do tempo e espaço até os anos 70.
Depois, temos aos dedilhados e ao piano nos presenteando com um estilo bem subjetivo, hora da canção que intitula o cd com A Moment Of Clarity e suas suaves e emblemáticas linhas, que nos conduzem para um andamento introspectivo até receber suas dosagens de energia ( ou Metal se preferir ) superando e ao mesmo tempo surpreendendo nossas expectativas. Fãs do Dream Theater se liguem na forma que seus versos são vocalizados e nas excelentes inversões de andamento apresentadas pela banda colombiana e me falem. Aliás, repare também nos breves solos de guitarras, que produzem muita emoção antes de uma nova modificação no ritmo e no final pacífico que o The Brainwash Machine realiza nesta que é a mais longa música do cd.
|
|
Desde quando fiz a resenha do cd Inertial Frames do Greensleeves ( confira resenha ), que não ouvia um álbum de Prog Metal com tantas qualidades como este A Moment Of Clarity do The Brainwash Machine, que é possuidor dos elementos que elevaram ao topo nomes como Dream Theater e Symphony X, enfim, como é gostoso de saber que temos uma banda assim na nossa vizinha Colômbia. É Metal da América do Sul para que os norte-americanos e europeus conheçam suas virtudes.
Nota: 10,0.Sites: http://www.facebook.com/thebrainwashmachine,
https://soundcloud.com/thebrainwashmachine/tracks e
http://www.reverbnation.com/thebrainwashmachine.Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2015