UnSun - Clinic For Dolls
10 Faixas - Shinigami Records - 2010

    Os poloneses do UnSun, liderados pelo casal Aya ( nos vocais ) e Mauser ( na guitarra, que já tocou no Vader ) lançaram Clinic For Dolls em 2010 e o sucessor do ótimo End Of Life ( leia resenha ), foi trazido no Brasil, assim como o primeiro, pela Shinigami Records.

    As gravações aconteceram entre fevereiro e abril de 2010 nos seguintes estúdios: Studio X com acompanhamento de Marcin Kielbasze para os vocais e no Studio Hertz com o engenheiro Wejtek Islawek Wieslawsey para os demais instrumentos, e este também assina a mixagem e masterização do cd. A linha Gothic Metal com Pop está mais evidente neste trabalho e quem gosta da atual fase do Lacuna Coil irá se identificar bastante com Clinic For Dolls.

 

    Com o típico sino escolar e a ótima marcação do piano que The Lost Way mostra a cara do novo cd dos poloneses, que mais uma vez investem no peso de guitarra e bateria com muita melodia que são aliados aos encantadores vocais de Aya. Na faixa título, Clinic For Dolls, eles mantiveram a linha pesada da anterior e novamente destaco a frontwoman da banda, pois ela alterna agressividade com suavidade e sabe passar muito carisma a cada verso. Time é mais cadenciada com a parte mais Heavy muito bem conduzida pela banda, especialmente na atuação do guitarrista Mauser, do baixista Filip "Heinrich" Halucha e do baterista Wawrzyniec "Vaaver" Dramowicz que juntos propiciam uma base instrumental muito envolvente para que Aya libere seus ótimos vocais. Em Mockers não encontramos muitas alterações na forma que o UnSun conduz seu Gothic Metal, que é pesado, intenso e com a vocalista cantando com a firmeza necessária, entretanto, o solo de guitarra de Mauser merece mais atenção, pois mostra muita qualidade.

    A quinta é Not Enough e seu peso é obtido pelas linhas de bateria e guitarra ( com um solo muito competente de Mauser ). The Last Tear começa no piano e seu ritmo mais lento é perfeito para Aya nos enfeitiçar com sua linda voz. Esta bonita balada garantiu seu lugar com uma das melhores de Clinic For Dolls. Depois da calmaria desta sexta faixa, a seguinte Home, retoma a intensidade do lado mais Metal da banda e exibe a versatilidade do UnSun, que aplica a força da guitarra e da bateria em meio à uma excelente harmonia, que é vocalizada com muito vigor pela beldade Aya.

     I Ceased começa lenta, ganha uma roupagem rápida que cativa facilmente o ouvinte com sua linha tipicamente Power Metal e os vocais de Aya estão ainda mais fascinantes nos trechos mais lentos. A atraente A Single Touch alterna momentos mais calmos com outros mais pesados em um Gothic Metal do jeito que o fã gosta, ou seja, com aquele ar melancólico e exibe um solo de guitarra bem marcante de Mauser. Why encerra Clinic For Dolls com uma atmosfera de teclados e guitarra bem fortes, de uma forma que muitas bandas mais recentes usam com frequência em suas composições e assim, Aya novamente realiza uma excelente exibição dos seus potentes vocais.

    Ouvindo mais vezes Clinic For Dolls fica a impressão que o UnSun guardou o melhor para o final, pois assim que a balada The Last Tear entrou em cena, as músicas superam e pegam o ouvinte ainda mais, não que as anteriores não sejam boas, muito pelo contrário, mas só a segunda metade já vale conhecer o cd, mesmo sendo mais Pop e menos Gothic Metal.
Nota: 7,5.

Site: www.myspace.com/UnSunmusic

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2011

Voltar para Resenhas