W.A.S.P. - Dominator
9 Faixas - Shinigami Records - 2007 ( relançamento em 2015 )

    Em 2007 Blackie Lawless, o polêmico líder do W.A.S.P. lançou o décimo terceiro disco de estúdio da carreira da banda de Heavy Metal com ferrenhas críticas ao governo de George W. Bush nos Estados Unidos da América, cujo título foi Dominator e foi relançado em 2015 pela Shinigami Records, gravadora que sempre prima por nos colocar diante de excelentes álbuns mais antigos e novos sucessos das bandas de seu cast.

    Dominator marcou a estreia Doug Blair na guitarra e Mike Dupke na bateria junto a Mike Duda no baixo e o citado Blackie Lawless nos vocais e guitarra. Aliás, assim como Dave Mustaine no Megadeth, que ao decidir falar do governo norte-americano solta sua cólera sem piedade. Este Dominator já pega pesado logo na capa de Julia Lewis e Sandra Evans da Firestar Creations, pois, exibe a bandeira do Estados Unidos sendo incendiada, uma caveira e em seu olho uma explosão atômica, sendo que na sua contra-capa temos mãos amordaçadas em imagens nitidamente contra a liberdade, que deixam a ideia que o governo do então presidente americano era opressor e levaria ( e levou ) a nação a entrar em guerras ( como aconteceu ).

    A produção de Dominator é de Blackie Lawless e os processos de mixagem e masterização foram realizados por Logan Mader no Dirty Icon e no Under City Record nos E.U.A., exceção feita apenas a canção The Burning Man, que ficou aos cuidados de Peter Dewint no Little Big Studio na Antuérpia, Bélgica, assim como todos os vocais das canções Mercy e Take Me Up.  

    Com riffs que exibem uma pesada e cativante melodia, Mercy, uma das mais ácidas de Dominator deixa muito bem clara a posição de Blackie Lawless com os soldados enviados para a Guerra do Golfo ( no Iraque ) e abandonados - de certa forma - pelo governo. E tanto o mentor do W.A.S.P. quanto Doug Blair desferem solos que passam uma aura repleta da força do Heavy Metal. Em seguida, Mike Dupka começa um envolvente solo de bateria, que segue por ótimos riffs de guitarras feitos para que seu carisma nos impressione rapidamente e aí a latente Long, Long Way To Go continua com as críticas de sua letra para te conquistar por conta de sua harmonia, que está sempre pesada e feita com a precisão do quarteto.

     Exibindo dedilhados e linhas mais calmas, que trazem Blackie Lawless vocalizando com muita emoção nos primeiros versos, temos a vigorosa Take Me Up, que também recebe suas doses de peso e com isso, se torna forte candidata a hit de Dominator na minha opinião, por te criar a vontade de cantar sua letra com ele e também pelas elaboradas modificações em seu andamento.

    Para a seguinte, a The Burning Man o W.A.S.P. mantém o padrão de qualidade com linhas melódicas fortes, que ganham velocidade marcando a acelerada e pesada quarta canção de Dominator, que certamente logo em sua primeira audição você irá gostar dela. Confirme ouvindo atentamente os solos de guitarras e os trechos onde os "ôôôôôô" pedem sua participação e seja exposto à sua contagiante vibração.

    Em Heaven´s Hung In Black, o quarteto nos mostra uma canção de estilo épico ( quase religioso ) com Blackie Lawless cantando com muito feeling seus versos produzindo uma intensidade tamanha que te fazem pegar o encarte do cd e acompanhar sua letra em um ritmo crescente, que te envolve instantaneamente. Detalhe... sua letra é sobre um soldado morto no Iraque e ao tentar entrar no céu é impedido por São Pedro, dizendo que o local está cheio de colegas mortos na guerra, sendo que ele teria que voltar outra hora. Se ainda restou dúvidas quanto à qualidade desta canção de Dominator, basta sentir a profundidade dos solos de guitarras Blackie Lawless e de Doug Blair e me conte. Na próxima, que é a Heaven´s Blessed recebemos dedilhados introspectivos, que posteriormente ganham sua eletricidade Heavy Metal pouco antes de Blackie Lawless começar a cantar e nos capturam graças ao carisma de sua voz nesta animada e positiva letra, que novamente te chama para participar no refrão, como no trecho "Heaven gonna give me // All I want".

    Para Teacher, as guitarras já aparecem trazendo excelentes riffs, que te chamam para concentrar sua atenção neles e também nos vocais, por conta de seu pesado andamento mais Rock´n´Roll graças as linhas de baixo tocadas por Mike Duda e aos repiques cheios de viradas empolgantes feitos por Mike Dupka. Próximo ao final temos Heaven´s Hung In Black ( Reprise ), que reedita a atmosfera épica e emocionante da quinta canção, que lógico... exibe uma certa semelhança, porém, a dedicação aplicada por Blackie Lawless ao cantar seus versos é impressionante, que nos preparam para receber a última do cd, que é o divertido Rock´n´Roll presente em Deal With The Devil, que conta com Darrel Roberts na segunda guitarra junto ao vocalista.

     E não tem como ficar parado sem apreciar uma canção como esta, que nos remete direto aos anos 80 com seu estilo festivo, que ao vivo funcionará muito bem demais de forma que só os norte-americanos como o W.A.S.P. são capazes de fazer com tanta categoria. Enfim, uma sonzeira que te pega na hora e que cravará seus solos na memória, cuja letra animada enfatiza sua linha sarcástica ao dizer: "No there ain´t no deal // No deal no devil here tonight" e ao mesmo tempo sem perder seu caráter religioso.   

    Dominator passeia com competência por linhas melódicas cativantes, por vocais excelentes e bastante atrativos, além de exibir canções que possuem as raízes do Heavy Metal Clássico e do Hard Rock e que dignificam a honra do W.A.S.P., tanto que não é por acaso que é considerado como um dos melhores álbuns da extensa discografia da banda. Se você já conhece o W.A.S.P. seja da da atual fase do Golgotha ( confira resenha ) ou das mais antigas, meu amigo(a), você deve aproveitar e incluir este Dominator em sua coleção pela junção feita de forma carismática do Heavy Metal com o Hard Rock, que mantém o W.A.S.P. entre as melhores bandas do estilo e com um grande número de seguidores nestes anos todos.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.waspnation.com, https://www.facebook.com/W.A.S.P.Nation,
https://www.facebook.com/WASP-163026404087/ e https://www.youtube.com/user/theWASPchannel.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2016

Voltar para Resenhas