14 Bis  - 1º Feira Nacional do Livro de Jaguariúna/SP
Sexta, dia 24 de outubro de 2008 no Parque Santa Maria em Jaguariúna/SP

   Sexta feira de tempo quente típico do final de ano brasileiro. Rumamos para Jaguariúna eu e minha primeira dama para mais um programaço daqueles que expelem cultura por todos os poros, cansados, mesmo depois de uma semana inteira ralando de sol a sol, mas merecíamos tal programa, afinal de contas não é sempre que se tem no interior de SP ( ainda mais numa região impregnada de rodeios e afins ) um evento como este, uma Feira Nacional de Livro e Literatura com um show do 14 Bis gratuito no final da noite, e que show!

   Chegamos lá pelas 20:00 e tinha pouca gente, não aumentou muito até o fim da noite não, pois era uma feira de livros e não um rodeio qualquer que junta a plebe maciça, mas isso não vem ao caso agora, o que importa é que a feira foi muitíssima bem organizada pela prefeitura, demonstrando que tem potencial de primeiro mundo para se tornar anos que vem em uma das melhores do país, um país que carece tanto que o hábito da leitura se espalhe, e nessas feiras todos fazem sua parte para que isso aconteça rápido pois os preços são super acessíveis com livros de todas as grandes editoras e pequenas também se equiparando aos bolsos assaltados diariamente do brasileiro, estão de parabéns mesmo!

    Agora vamos ao show, que começou exatamente às 22:15 com a mais do que clássica e conhecida Bola de Meia, Bola de Gude que foi cantada em uníssono por uma platéia ávida por boa música que ia desde crianças de dois ou três anos até senhores e senhoras da chamada melhor idade, headbangers e mpbistas lado a lado cantando hinos da MBGB ( Música de Bom Gosto Brasileira ) como Uma Canção Rock And Roll, Caçador de Mim, Todo Azul do Mar entre tantas outras. A simpatia que a banda demonstrava não era falsa não, pois no final do show de quase duas horas de muita empolgação e garra eles ainda receberam um grupo médio de fãs no camarim para fotos e autógrafos ( e até um curto bate-papo como aconteceu entre eu e Cláudio Venturini, até o segurança vir e tesourar ).

     Os músicos são os de sempre, o maestro Vermelho debruçado diante dos teclados, Hely Rodrigues na quebradeira da bateria, Sérgio Magrão ( ex-O Terço ) no baixo e backing vocals e à frente do palco nas vozes principais e guitarra ensurdecedora Cláudio Venturini que tem o dom de botar peso em qualquer canção que toque, desde clássicos do Rock como Planeta Sonho até belíssimas baladas como Espanhola e Caçador de Mim, o cara encarnou um Pete Towshend em Nave de Prata que botou a Feira à baixo com uma interminável e muito pesada sessão de solos acompanhada pela banda até que finalmente, ficou de costas para o público e encarou seu Marshall de frente como se fosse apunhalá-lo com o braço de sua Stratocaster, um momento de euforia total! Isso sem contar as inúmeras vezes que ele subia no tablado da bateria e pulava lá de cima, impressionante!

    Para fechar o show desta perfeita banda que contou com o apoio do tecladista e compositor Sérgio Vasconcellos ( que co-escreveu vários temas do mais recente disco de 2004 Outros Planos ), eles mandaram um bis com O Sal da Terra e uma empolgante versão psicodélica de Linda Juventude’, inesquecível.

    Outra coisa que me impressionou é que todos os temas são muito mais pesados ao vivo, mais até do que as versões ao vivo do novo DVD e CD 14 Bis Ao Vivo’, é um show que vale a pena ver. Mais uma vez agradeço e dou os parabéns à prefeitura de Jaguariúna que organizou muitíssimo bem esta Feira Nacional do Livro e este show, que venham mais o ano que vem!

    Agradecimentos especiais à Bruno Carvalho Vieira e sua mãe pelas belas fotos e boa companhia, abraços.

Set List:
Bola de Meia, Bola de Gude
Sonhando o Futuro
Uma Canção Rock and Roll
Canções de Guerra
Caçador de Mim
Outros Planos
Canção da América
Sinais de Amor
Espanhola
Nave de Prata
Todo Azul do Mar
Até o Dia Clarear
Xadrez Chinês
Mais Uma Vez
Mesmo de Brincadeira
Natural
Planeta Sonho

Bis:
O Sal da Terra
Linda Juventude

Backstage

    Logo após o show, a banda recebeu em seu camarim um seleto grupo de fãs de verdade que ficaram por lá, cerca de 20 ou 30 pessoas para fotos e autógrafos e algumas trocas de palavras ( quando se driblava os seguranças que estavam cronometrando essas entradas no camarim ). Eu logo de cara fui ao encontro de Hely Rodrigues, exímio baterista que me autografou o primeiro disco 14 Bis de 1979 e o Ao Vivo gravado ao lado do Boca Livre em 2000, ele é muito tímido então eu agradeci pelo show e me dirigi ao Vermelho, que estava em outro sofá no qual me sentei e logo reclamei da falta de um estande da banda na feira onde pudesse comprar uma camiseta oficial deles ou até mesmo alguns discos que me faltam, ele me falou para reclamar com o Cláudio que cuida disso, mas, muito simpático e também autografou os dois únicos cd’s que consegui levar ao show.

    Como Cláudio estava atendendo várias fãs fui conversar com o Sérgio Magrão ao qual falei sobre o show dele com O Terço na Virada Cultural deste ano em São Paulo ( leia resenha ) e ele autografando meus cd’s disse que tem boas lembranças daquela reunião que contou ainda com Flávio Venturini, Sérgio Hinds e seu parceiro de 14 Bis,  Cláudio para o qual me dirigi à seguir, ele logo vem nos cumprimentando e abraçando como os outros da banda, autografou os meus discos e logo me confessou que aquela noite com O Terço na Virada Cultural/SP foi uma realização do sonho dele, pois os caras sempre foram seus heróis de adolescência, pois quando seu irmão Flávio fez sucesso com o grupo ele mesmo tinha apenas 11 anos, também falou que a semana que antecedeu o show foi uma cruzada para ele, que precisou tirar as músicas em apenas cinco dias, pois o guitarman da banda Sério Hinds estava com o braço direito engessado, o que não o impediu de tocar da metade até o fim do show sua Strato. O papo terminou por aí, pois o segurança me achou de bate-papo com o Cláudio e precisei sair. Mas valeu, eles realmente eles deram um bom exemplo de como uma banda deve tratar seus fãs. Nota 1000!

Por Alexandre WildShark

Voltar para Shows