Omen - In Metallic Blood We Trust
South American Gig 2009
Abertura: Breakdown, Ancesttral
e
Comando Nuclear
Sexta, dia 24 de julho de 2009 no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

    A banda norte-americana de heavy metal tradicional, Omen, esteve se apresentando no Brasil de 19 de junho a 24 de julho, em diversas cidades brasileiras, para alegria dos fãs. Formada em 1983 pelo guitarrista Kenny Powel, a banda tem oito álbuns lançados e está preparando um próximo ao vivo que deverá chamar-se Into The Arena - 20 Years Live que contará com alguns trechos gravados com o vocalista original J.D. Kimball, que faleceu em  03 de outubro de 2003, após travar árdua batalha contra o câncer. Passando pelo Distrito Federal, Paraíba, Ceará, Tocantins, Goiás entre outros estados brasileiros, a banda Omen realizou 18 shows da In Metallic Blood We Trust - South American Gig 2009 e nos confidenciou que foi em Belém do Pará que tiveram a melhor e mais barulhenta platéia. A última data brasileira aconteceu aqui em São Paulo, no Blackmore Rock Bar e para essa noite, mais três bandas nacionais foram convidadas para esquentar a galera antes da entrada do Omen no palco.

Breakdown

    A noite fria e chuvosa começou com a apresentação da banda Breakdown formada por Leo Breakdown no vocal e guitarra, Danilo Warrior no baixo e Edu Pinho na bateria. Com influências que vão do punk rock ao death metal, a Breakdown fez meia hora de show e agradou os presentes.

Ancesttral

    A segunda banda foi a Ancesttral que é formada por Alexandre Grunheidt na guitarra base e no vocal, Renato Canonico no baixo, Leonardo Brito na guitarra solo e André Moreira que fez sua estréia na bateria da banda nessa noite. O grupo que tem influências de bandas como Metallica, White Zombie e toda a escola do thrash metal da década de 80, fez uma apresentação arrasadora que levantou a platéia diversas vezes. Durante aproximadamente meia hora, pudemos ouvir as músicas "Lost In Myself", “We Kill”, “Demolition Man” ( essa aliás, arrancou muitos gritos da platéia ), “Bloodshed And Violence” ( que deverá sair no próximo álbum da banda ), “Helleluiah”, “Visual Mask” e “Feel My Hate”. Uma apresentação impecável dessa, que considero uma das melhores bandas atuais no estilo.

Comando Nuclear

    A terceira banda da noite foi a Comando Nuclear, formada por Ron Cygnus no vocal, Filippe Lawmaker na guitarra, Rodrigo Exciter no baixo e Erick MadDog na bateria. Fazendo heavy metal em português influenciado por bandas como Harppia, Azul Limão, Centúrias e outras do mesmo calibre, a banda apresentou as músicas “Unidos Pelo Metal”, “Comando Nuclear”, “Princesa Infernal”, "Vingança Metal”, “Ritual Satânico”, "Reféns do Silêncio”, “Batalhão Infernal”, “Guerreiros da Noite” e “Resistir”, fazendo a galera presente vibrar durante sua meia hora de apresentação.

Omen

    Foi por volta da 2:40hs que a banda Omen entrou no palco. Da formação atual, apenas Kenny Powell ( guitarrista, líder e fundador da banda ), Scott Clute ( baixista ) está com o Omen desde março de 2008 e dois porto-riquenhos completaram a banda para essa turnê: Enriko, dono de uma excelente voz e o baterista Wampa que mandou bem durante toda a apresentação da banda. A pedidos de Scott e Kenny, eu gostaria de mencionar o excelente trabalho de Tadeu Leonardo (o “Jájá) que trabalhou como roadie da banda e Willian Fernandes, técnico de som, que garantiu a qualidade de todas as apresentações do Omen no Brasil. Ambos estiveram com a banda em todas as datas e fizeram um excelente e competente trabalho. É muito gostoso ouvir de pessoas como Scott e Kenny, músicos respeitados, comentários elogiosos a dois brasileiros que certamente foram presença indispensável para garantir o sucesso dessa turnê.

    Antes de contar como foi o show, gostaria de mencionar a incomparável simpatia de Kenny e Scott. Eles estiveram o tempo todo junto da platéia, tirando fotos, autografando álbuns, conversando com fãs, enfim, em nenhum momento eles ou os demais músicos da banda, se recusaram a conversar com os presentes ou sequer permaneceram no camarim da casa até o início do show. Eu havia conhecido Kenny e Scott na noite da apresentação de Steve Grimmet lá no clube Inferno ( veja matéria ) e tive a oportunidade de conversar muito com eles que mencionaram diversas vezes a alegria de estar aqui no Brasil para essa grande turnê. Portanto, quando cheguei ao Blackmore, ainda na passagem de som da banda, fui recebida como uma velha amiga, com muita euforia e carinho. Uma das primeiras coisas que notei, foi que o Kenny havia raspado o cabelo dos dois lados da cabeça e estava com uma espécie de moicano. Ele comentou depois que sentiu vontade de fazer isso há alguns dias atrás.

    Antes do show conversamos um pouco mais sobre a experiência da banda aqui no Brasil e foi exatamente quando Kenny e Scott me pediram para mencionar o excelente trabalho dos meninos brasileiros que mencionei acima. A chuva não parava de cair lá fora e mesmo assim, Kenny saiu da casa um pouco antes de abrirem as portas. Foi somente quando Scott veio me perguntar sobre ele é que percebemos sua ausência. Scott comentou comigo que ele vive fazendo esse tipo de coisa. Quando menos se espera, Kenny sai para dar uma volta e deixa todo mundo preocupado. Quase perderam um vôo uma vez, por causa disso. Logo depois Kenny está de volta, todo molhado e frustrado! Ele comenta que havia saído para tomar um café com Baileys, mas que ninguém o havia entendido. Indignado ele repetiu mais de uma vez pra gente que havia pedido ‘café’ e que mesmo assim, ninguém o havia entendido. Felizmente pudemos providenciar o pedido lá mesmo no Blackmore.

    Foi por volta das 2:40hs que o Omen entrou no palco. Já entraram detonando tudo com a música Termination. Kenny Powel que havia dito que estava morrendo de vontade de tocar e entrar logo no palco provou que isso era verdade. Já sem camisa e agitando um monte, Kenny marcou presença no palco durante todo o show. Na primeira oportunidade, o vocalista Enriko, agradeceu a presença de todos e mencionou que a banda Omen sempre quis tocar por aqui e que precisou esperar 20 anos para poder atacar o Brasil com seu som, que a experiência havia sido incrível e que nosso país permaneceria no coração de todos da banda.

    Death Rider foi a próxima música do set e seria justo mencionar o excelente trabalho do baixista Scott Clute que também agitou muito durante todo o show. Dragons Breath foi a terceira música da banda. Incrível perceber como tudo estava passando rápido. A energia da banda em palco era contagiante e os presentes na casa, cantaram muitas músicas junto com eles. Chega a vez da Ruby Eyes e mais uma vez Kenny desfila suas habilidades na guitarra durante o solo da música. Mas foi a Warning Of Danger que arrancou mais gritos da platéia. Essa, um grande clássico do álbum de mesmo nome de 1985, é sem dúvida uma das músicas mais conhecidas da banda. Aqui a banda deu uma pequena pausa, porque o baterista estava tendo problemas com a pedaleira. Durante o tempo em que o técnico da casa e o baterista levaram solucionando o problema, Kenny fez um belo e pesado solo de guitarra para delírio dos fãs presentes.

    A próxima música foi The Curse e aqui Enriko fez uma dedicatória ao irmão Nicholas e ao público presente, a quem chamou de ‘irmãos no verdadeiro metal’. Seguem-se "Die By The Blade”, “Into The Arena” e “Teeth Of The Hydra” numa tacada só, completando a apresentação da banda que pareceu voar. O show foi de fato muito curto e não houve nenhuma enrolação por parte da banda. Um pouco mais de uma hora que realmente passou voando!!! A banda se despede do público que começa a cobrar um bis.

    Logo depois, eles voltam para encerrar a apresentação com chave de ouro e desferem a conhecida “Battle Cry”, para delírio dos presentes. Prometendo voltar em breve, a banda se despede e volta para o camarim. Pouco tempo depois, lá estavam eles no meio dos fãs, conversando, tirando fotos e distribuindo autógrafos. Foi uma noite deliciosa, apesar da chuva e do frio. A casa não estava cheia e fico imaginando o que deva ter sido responsável pelo pequeno público presente. Poderia ter sido o frio e a chuva, talvez a ameaça da gripe suína que anda assombrando todo mundo, até mesmo o valor da entrada que apesar de não ser tão caro, pode ter dificultado um pouco as coisas, especialmente num período do ano em que tantas atrações internacionais vieram visitar nossa cidade. Não sei dizer exatamente o motivo de termos tido pouca gente na casa para uma atração como essa, só posso garantir que aqueles que deixaram de ir, perderam uma noitada de primeira. 



    Gostaria ainda de deixar aqui o endereço do My Space da banda, para que os fãs que estiveram no último dia 24 de julho no Blackmore possam dividir suas emoções com a banda que lê diariamente os posts deixados pra eles. E claro, se você perdeu o show, mas gostaria de mandar um recado a eles, sinta-se à vontade. Como Scott e Kenny me disseram, eles vão adorar receber seus comentários.
Anotem o endereço:
www.myspace.com/omenofficial.

 

Texto e fotos: M. Lourdes M. Azevedo ( Lu Wolff )
Agosto/2009

Set List

Termination
Death Rider
Dragons Breath
Ruby Eyes
Warning Of Danger
The Curse
Die By The Blade
Into The Arena
Teeth Of The Hydra
Battle Cry

Kenny Powell do Omen e Lu Wolff do Rock On Stage

Lu Wolff do Rock On Stage e Scott Clute do Omen

Voltar para Shows