The Sisters Of Mercy
Abertura: Libra
Sábado, dia 06 de junho de 2009 no Via Funchal - São Paulo/SP

    Chega ao Brasil pela terceira vez, a banda britânica de Rock Alternativo The Sisters Of Mercy, para mais uma turnê em terras tupiniquins. A banda faria a princípio três apresentações. Uma em Porto Alegre no dia 03, outra em Curitiba no dia 05 e a terceira em São Paulo no dia 06. Porém em função de problemas com a casa ( Curitiba Master Hall ), a data de 05 de junho foi cancelada o que viabilizou a apresentação da banda no dia 04, quinta-feira, na festa de 20º aniversário da produtora Top Link Music que aconteceu no Manifesto Bar ( Itaim Bibi ) em São Paulo ( leia resenha ). 

    Vinda de uma turnê que começou em fevereiro desse ano na Europa e que esteve em Buenos Aires no último dia 02 de junho, a banda ainda se apresentaria em Lima ( no Peru ) no dia 07 de junho, após a data de São Paulo no Via Funchal ( 06 de junho de 2009 ).   Com quase 30 anos de carreira, a banda inglesa liderada por Andrew Eldritch, conquistou uma legião de fãs durante os anos 80 como um ícone do rock gótico que teve, nessa mesma década, diversos representantes de peso como Bauhaus, The Cure, Siouxsie and the Banshees, Echo and the Bunnymen entre muitos outros.

      Apesar da extensa carreira o ‘Sisters’ produziu pouco material musical. A banda tem apenas três álbuns oficiais ( First and Last and Always -1985, Floodland - 1987 e Vision Thing - 1990 ), duas coletâneas ( Some Girls Wander By Mistake - 1992 e A Slight Case of Overbombing - 1993) e alguns singles. Mas é impressionante constatar que, apesar disso, esse sempre foi um dos nomes mais fortes no cenário alternativo e suas músicas embalaram e continuam embalando, sem exceção, todas as festas, raves e eventos góticos, especialmente aqui no Brasil.  O Via Funchal estava bem cheio para a apresentação do The Sisters Of Mercy e quando chegamos já havia uma grande fila formada na porta que se estendia além da esquina.

Libra

    Mas reparei que muita gente preferiu entrar após a apresentação da banda de abertura, a carioca Libra. O show de abertura durou pouco mais de meia-hora e entre suas composições, a banda arriscou uma versão da conhecida Enjoy The Silence da banda Depeche Mode. A plateia estava dividida, com algumas pessoas elogiando o show e outras criticando a banda impiedosamente! Com aproximadamente 20 minutos de show a banda teve que ouvir um coro alto e uníssono, chamando pelo "Sisters of Mercy". Há quem diga que shows dessa natureza não deveriam ter bandas de abertura... Outros ainda apoiam a grande oportunidade que algumas bandas nacionais têm, de apresentar seu trabalho para uma plateia bem grande. Mas acredito que em qualquer caso o bom senso deveria ser aplicado. Se você não está gostando, vá dar uma voltinha! E foi exatamente isso o que a grande maioria das pessoas presentes no Via Funchal fizeram. Entraram somente depois da apresentação da banda Libra. A essas alturas o Via Funchal estava bem cheio. Certamente mais de 4.000 pessoas estavam na casa.

The Sisters Of Mercy

    Um pequeno intervalo aconteceu para que o palco pudesse ser arrumado para a entrada do The Sisters Of Mercy, apesar de que para os presentes parecia que a espera não teria fim! Exatamente às 22:45hs a fumaça começou a invadir e a cobrir todo o palco. Esse era o prenúncio da entrada de Andrew Eldrich ( vocal e líder fundador da banda ), Ben Christo e Chris Catalyst ( guitarristas ) que acompanham Eldritch com backing vocals, Doktor Avalanche ( bateria eletrônica ) que já estava posicionada no fundo, à direita do palco e claro, The Nurse, que cuida carinhosamente de Doktor Avalanche durante os shows.

    Porém, diferente de 2006, podia-se ver os músicos. A fumaça estava densa, mas não tão densa quanto na apresentação anterior da banda aqui em São Paulo, que rendeu muitas reclamações dos fãs presentes. Tanto a fumaça quanto a forte iluminação colocada no fundo do palco, impediam-nos de observar detalhes e especialmente de tirar fotos de qualidade. Mesmo assim a maioria dos fãs estava munida de sua máquina fotográfica na esperança de conseguir uma imagem razoável para guardar como recordação. É preciso dizer, porém, que a combinação de luzes e fumaça cria um clima todo especial e um visual lindíssimo!

    E a festa começa mais uma vez com Crash & Burn e Eldritch aos 50 anos de idade e em plena forma, entra no palco imponente vestindo uma camiseta amarela limão ( parecia a mesma usada na festa da Top Link ) sob uma jaqueta preta e os tradicionais óculos escuros, o Sr. Eldritch posiciona-se no centro do palco para dominar a cena com sua voz grave e penetrante.

    Gritos histéricos ressoam da plateia que vibrou, cantou e pulou durante o show inteiro! Foi incrível sentir a vibração que corria entre todos no Via Funchal no último dia 06 de junho. Impossível assistir a esse show sem cantarolar as músicas ou balançar o corpo. O ritmo contagiante das músicas da banda envolve e fascina quem ouve. Transporta-nos aos anos 80 e nos faz lembrar-se daqueles salões escuros, das luzes estroboscópicas intermitentes, dos babados, dos sobretudos, da elegância, do charme e especialmente das conversas sobre Baudelaire, Byron, Álvares de Azevedo e tantos outros poetas... 

    Mantendo sempre o mesmo comportamento imponente, Andrew desfilou grandes hits de sua carreira e é interessante mencionar que poucas músicas da banda, não podem ser consideradas hits! Ribbons é a segunda música dessa noite e logo Train e Detonation Boulevard seguem-se sempre arrancando gritos da plateia! Em função de alguns arranjos novos e diferentes, algumas músicas levam alguns minutos para serem reconhecidas pela plateia e Andrew acompanha com um sorriso no rosto toda a manifestação entusiasmada de seus fãs. Foi apenas na terceira música que pudemos ficar na frente do palco para tirar algumas fotos. Mais uma vez tivemos que lutar contra a fumaça e as luzes de fundo que saturavam e ofuscavam nossas tentativas de registrar aquele momento.

     Numa rápida olhada para o fundo da casa de espetáculos, pude perceber que já estava ficando difícil enxergar os camarotes em função da fumaça que permaneceu pairando pela casa durante todo o show. Durante o intervalo reservado para a imprensa fotografar o evento, percebi o quanto Andrew estava satisfeito e à vontade, fazendo algumas poses bem em frente aos fotógrafos que disparavam suas máquinas freneticamente em busca de uma imagem perfeita. Como na festa de aniversário da Top Link Music, Andrew passou quase que o show inteiro com um cigarro na mão e tomando água.

   Raramente saiu do centro do palco, enquanto que Chris e Ben andavam de um lado para o outro, pulando e agitando o tempo todo. As duas guitarras tiveram seu momento de destaque, especialmente no final do show durante Top Nite Out que precedeu Temple Of Love quando Andrew deixa o palco e os dois músicos dividem a cena com solos e riffs pesados.

   Passando por hits como Alice, Marian, Dominion - Mother Russia,This Corrosion e tantos outros, o show seguiu mais ou menos o mesmo set da festa do dia 04/06 no Manifesto Bar. Felizmente alguns clássicos foram adicionados ao set list, como a própria This Corrosion, Flood I, Flood II e alguns outros. Após o término do show, a banda retorna ao palco duas vezes atendendo ao pedido dos fãs e para apresentar Vision Thing Andrew fala ao microfone "Now is your turn" ( agora é a vez de vocês ) e direciona o microfone para a plateia que não deixa para menos, cantando a plenos pulmões. E por falar em microfone, por mais de uma vez ouvimos o apito de microfonia em alguns momentos isolados do show, especialmente quando Andrew aproximava-se da beirada do palco. Mas fora esse detalhe, o som estava impecável!

    O segundo bis aconteceu para a apresentação de Lucretia My Reflection e a reação da plateia certamente emocionou Andrew que disse ao microfone “Esse é o melhor lugar do planeta”. Seguiram-se Top Nite Out  e Temple Of Love, encerrando o show com chave de ouro. Uma hora e meia havia se passado e se dependesse dos presentes, outra hora e meia aconteceria. Aos poucos o Via Funchal foi ficando vazio e as pessoas se encontrando já na parte de fora, comentavam satisfeitas, o grande show que haviam assistido. Foi maravilhoso rever alguns amigos e compartilhar esses momentos especiais com eles.

    Diferente do que havia sido anunciado, não aconteceu a grande festa anos 80 que contaria com a discotecagem de Eric Marke ( DJ do Espaço Retrô - 1ª edição ), de Marcos Z ( Madame Satã ) e Wadão ( Anny 44 ). Segundo soubemos, a própria banda vetou o acontecimento, assim como vetou o uso dos telões da casa. Possivelmente aconteça uma grande turnê em 2011 para comemorar o 30º aniversário da banda. Vamos esperar que eles passem novamente por aqui!

Texto e Fotos: Lourdes Azevedo ( Lu Wolff )
Junho/2009

Set List

Crash And Burn
Ribbons
Train
Detonation Boulevard
Alice
Flood I
Anaconda
Marian
Susanne
Arms
Giving Ground
Dominion/Mother Russia
Summer
First And Last And Always
This Corrosion
Flood II
Something To Fast

bis
Vision Thing
Lucretia My Reflection

bis 2
Top Nite Out
Temple of Love

 

 Voltar para Shows