Avantasia
Segunda, dia 13 de dezembro de 2010
no Centro de Tradições Nordestinas - São Paulo/SP 

O Local

    Mais uma vez o Brasil foi palco de um dos shows da tour mundial do Avantasia, desta vez divulgando os álbuns The Wicked Symphony e Angel Of Babylon, ambos lançados em 2010 pelo gênio criador do projeto, o vocalista do Edguy - Tobias Sammet. Na atual turnê apenas 10 shows foram possíveis, afinal conciliar a agenda de todos os convidados, não deve ter sido uma tarefa fácil. Mas creio que a alegria de participar do projeto deva ser tão grande, que ao serem convidados por Tobias, todos foram topando e como o Brasil, em especial São Paulo, além de ser rota dos principais shows internacionais possui um público muito estimado pelo vocalista, e no dia 13 de dezembro, uma segunda-feira, foi encaixada uma data para que nós pudéssemos ver a Ópera Heavy Metal do Avantasia.

    Entretanto, a localização escolhida para a realização do espetáculo esteve bem aquém do que era esperado pelos milhares de headbangers que pagaram caro pelos seus ingressos e lotaram as dependências do Centro de Tradições Nordestinas. Nada contra a cultura nordestina, história, comidas típicas, vestimentas  e tudo que eles agregaram de importante à cultura brasileira, mas o local, não possui a estrutura para um show do porte do Avantasia.

    O local ( que é uma praça de alimentação ) tem várias partes abertas e a forte chuva que castigou a cidade de São Paulo neste dia complicou bastante a vida dos presentes, tanto para chegar ao local do show, quanto para entrar, pois, como disse, na sua maior parte é descoberto, nós merecíamos um local melhor. Outro ponto há ser comentando é a falta de telões ( especialmente para quem ficou mais para trás ), as luzes das 'barriquinhas' da citada praça de alimentação ( e neste dia usada como pista ) ligadas durante todo o tempo somados ao palco relativamente improvisado ( pois, o fundo é aberto e foi apenas coberto com panos pretos para ajudar a escurecer um pouco ), quase ofuscaram o brilho da apresentação. Ainda bem que ficaram no quase, pois Tobias e seus convidados vieram realmente motivados nesta única data no Brasil para realizar um show inesquecível que garantiu seu lugar dentre os melhores de 2010.

O Show

    Marcado para começar as 20:00hs, o espetáculo iniciou-se com 40 minutos de atraso, que foram altamente compreensíveis dado ao temporal que caiu em São Paulo nesta segunda-feira e aos primeiros acordes de Twisted Mind ( a primeira do cd The Scarescrow ), devidamente alongados para criar um suspense ainda maior trouxe Tobias Sammet com uma jaqueta, encharpe ( eii!!! não estava frio, mas era parte do figurino ) aparece no alto do palco ( com uma grande bandeira com o fundo do espantalho - personagem principal da história do cd The Scarecrow ) com uma empolgação muito grande e canta os seus primeiros versos e fazendo os milhares de presentes gritarem, pularem e se extasiarem ao verem o ídolo no palco acompanhado neste início de show pelos excelentes guitarristas Sascha Paeth ( do Heavens Gate, Aina, Virgo ) e Oliver Hartmann ( do At Vance ), além de Robert Hunecke ( baixo ), Miro Rodenberg ( teclado ), Felix Bohnke ( do Edguy na bateria ) e a bela Amanda Somerville ( com um longo vestido branco e com detalhes em amarelo ) nos backing vocais, aliás, a beldade soltou seus poderosos vocais e mostrou que, assim como os outros convidados estava muito inspirada.

 

Mefistófeles

    Tobias grita se estamos prontos para os bons tempos e o ritmo entrega que a segunda, assim como na tour anterior ( veja cobertura ) era The Scarescrow e trouxe a participação do grandalhão Jorn Lande ( Masterplan, Jorn, Allen-Lande ) interpretando o Mefistófeles, que na história tentava o personagem de Tobias Sammet.

    O norueguês entrou no palco literalmente roubando a cena com sua potente voz. Enquanto Jorn e Tobias ficaram estáticos como se travassem um duelo mental, um de frente para o outro, Sascha Paeth e Oliver Hartman realizaram excelentes solos de guitarras, para marcar mesmo este começo de show. Quero ressaltar, rever os dois vocalistas duelando enquanto cantavam brilhantemente é uma experiência maravilhosa que agradou tanto aos fãs que já tinham assistido a outra apresentação quanto aos milhares que estavam vendo o Avantasia pela primeira vez .

    Jorn Lande saúda o público e pergunta se estamos prontos: "Are you ready for Promised Land" e assim a Power Metal do novo cd Angel Of Babylon é dividida pelos dois grandes vocalistas e claro, com os fãs. Além do som que estava muito bem regulado no CTN ( ou Centro de Tradições Nordestinas, se preferir ) a iluminação foi destaque à parte e via-se que além de toda a técnica e sincronia dos músicos, eles se divertiam a cada instante, pois na maior parte do show sorriam e interagiam com os fãs.

    Com a energia em alta Jorn Lande berrou com muita força: " Boa Noite.....", e a galera: "Du Caralho" respondida pelo Jorn como "Lacucarachia" e claro rimos bastante, Tobias por sua vez pergunta como estamos nos sentindo, diz que conversaram no camarim sobre o prazer de estarem se apresentando no Brasil e diz que "somos fantásticos...",  comenta das chuvas, e agradecem bastante e falam várias, digamos besteiras para finalmente anunciar Serpents In Paradise do The Metal Opera Part I em versão aceleradíssima com solos melódicos para ninguém por defeito com destaque para os backings da Amanda, as perfeitas vocalizações de Jorn Lande e a atuação do batera Felix Bohnke que deram mais brilhantismo à música.

    As luzes se apagam e na seguinte, pela primeira vez no Brasil, Bob Catley ( vocalista do Magnum ) é o convidado que divide os vocais com Tobias na execução da linda balada The Story Ain't Over ( do EP Lost In Space Part 1 ), aliás o feeling de Bob batendo palmas, se mexendo não tinha como não contagiar todo mundo que responderam agitando freneticamente com o vocalista. No final, Amanda repete o refrão com Tobias e Bob com sua linda voz e trouxe mais beleza à canção.

Michael Kiske

    Em seguida os  fãs gritam: "Kiske...Kiske!!!" ( sim amigos e amigas, o lendário vocalista do Helloween era um dos convidados desta histórica noite e está atualmente em projetos como: Unisonic, Place Vendome, Kiske-Somervile ) mas são interrompidos pelos acordes orquestrados de Prelude/Reach Out For The Light do The Metal Opera Part I e, para a felicidade geral da nação, Michael Kiske adentra o palco com uma jaqueta vermelha e canta esse Heavy Metal com Tobias Sammet. Nem é preciso comentar o tamanho da euforia causada na pista pelos fãs ao verem pela primeira vez Michael Kiske no Brasil, não é mesmo?

    Aliás, a presença de palco dele mostra porque o frontman possui tanta história: deixa os fãs completarem os versos de Reach Out For The Light esticando seu  microfone, interage perfeitamente com eles ao se movimentar pelo palco, vai perto do Oliver Hartman, enquanto este solava, saúda os fás, enfim, o cara sabe como é ser uma estrela e mostra simplicidade a cada instante. Se acabasse aí, já seria válido todo o sofrimento, mas tivemos muitas mais surpresas nesta noite.

    A plateia ovacionou Michael Kiske gritando: "Olê..Olê..Olê...Kiske...Kiske!!!" em plena felicidade e este agradece, fala de sua primeira vez no Brasil emocionado para então soltar a voz em The Tower, a longa, melódica e orquestrada música do álbum The Metal Opera Part I e como foi emocionante ver Tobias e Michael cantando juntos com toda a técnica que possuem. Sabe quando um cara entra no palco e arrebenta? Então, foi isso que Michael Kiske fez abusando dos seus fortes agudos, sem dúvidas um dos vários pontos altos do show. Que ele volte mais vezes aqui, seja na próxima apresentação do Avantasia ou em um dos seus projetos solo.

Kai Hansen

    Depois em ritmo meio circense e sinistro é a vez de Death Is Just A Feeling com Kai Hansen com uma cartola, bengala ( realmente incorporando o personagem ), e esta música que no cd Angel Of Babylon tem voz de Jon Oliva ficou magnífica com o vocalista do Gamma Ray contracenando com Tobias Sammet, que apresentou o como o criador do metal alemão aos gritos de: "Hansen...Hansen.....!!!!" por parte dos fãs.

    Muito comunicativo, Tobias diz que a próxima a ser apresentada esteve entre o Top Ten de seu país e Lost In Space (  presente nos EP´s Lost In Space Part 1 e 2 e também o cd The Scarescrow ) fez os milhares de fãs cantarem com ele cada verso, mas quem reluziu novamente foi Amanda Somerville que cantou o refrão com muita sensualidade desfilando sua beleza pelo palco.

Bob Catley e a Coringa

    Era hora de acalmar um pouco e então Bob Catley retornou para cantar a bela In Quest For  ( do The Metal Opera Part II ) e detalhe: ele cantou sentado nas escada do palco de um lado e Tobias do outro, e o ritmo da música praticamente solicitou as palmas dos fãs, o que fizeram de In Quest For um momento incrível do show. E Bob deve gostar de mexer os braços, pois mexeu sem parar para nos inflamar ainda mais ( como se sua ótima voz já não fizesse isso sozinha ).

    Outra nova que manteve a linha mais suave foi Runaway Train ( do novo trabalho The Wicked Symphony ) que começou mais lenta, mas recebeu um competente solo de guitarra de Sascha Paeth, depois, na segunda parte Jorn Lande voltou com um feeling enorme, até que Tobias entrou na festa e temos três grandes vocalistas cantando juntos com intensa participação dos fãs. Dava para deixar ainda melhor? Claro, além da ótima atuação de Bob Catley, o Avantasia conta com uma coringa na manga: a excepcional Amanda que fez backings admiráveis.

    Muito falante por todo os intervalos de música para outra, Tobias lembrou que era uma segunda-feira e talvez fosse melhor irmos embora, e ao falar da Argentina que iriam se apresentar por lá também, exaltou a rivalidade e acabou recebendo vaias. Para consertar disse que os brasileiros são 'os chefes' e finalmente cantou Dying For An Angel com a presença de Michael Kiske ( no cd The Wicked Symphony quem canta essa música é Klaus Meine do Scorpions ) e mais uma vez os fãs explodem ao reverem o ícone alemão.

    E mais uma do novo trabalho, só que agora do Angel Of Babylon - Stargazers com Oliver Hartman cantando a música em parceria com Jorn Lande e Michael Kiske que não parava quieto no palco e chegou a subir no pilar da iluminação. Na parte instrumental Stargazers teve um ótimo solo de guitarra, um implacável solo de teclados do Miro e todos nós vimos a história acontecendo diante de nossos olhos: três monstros sagrados do Heavy Metal atual cantando juntos ( Jorn, Kiske, Hartman ) isso sem mencionar a potência dos backing vocals da Amanda. Detalhe nesta Tobias Sammet esteve descansando um pouco.

    O seu retorno aos holofotes foi com a balada Farewell e os fãs gritaram os "ôôôôôôô" no ritmo da música, apenas mexendo seus braços com a iluminação fazendo um espetáculo à parte, para depois cantarem verso a verso com Tobias Sammet, que realizou um lindo dueto com a gatinha Amanda que veio à frente do palco para cantar com ele e nos encantar os trechos que no cd The Metal Opera Part I são de Sharon Den Adel ( vocalista do Within Temptation ).

A última da noite?

    Anunciada como a última da noite, a longa The Wicked Symphony - a primeira do cd de mesmo nome - com seu andamento de 'trilha de filme' foi mais um dos pontos altos do show que mostrou um Tobias Sammet ainda mais empolgado com Oliver Hartman, Jorn Lande e Amanda Somerville arrepiando cada um de nós com seus vigorosos vocais.

    Eles se alternavam no palco brilhantemente surpreendendo muito mais que poder-se-ia imaginar antes da apresentação, o que realmente marcou este show com um dos melhores de 2010 conforme disse no começo. E como Jorn gritou em meio aos solos de guitarras cheios de categoria de Sascha e Oliver que pareciam que travavam um duelo de guitarras no palco. Assim o Avantasia encerrou a primeira parte do show e as luzes se apagaram com os fãs em extremamente contentes, mas todos queriam mais e tiveram poucos instantes depois.

O "Mestre dos Brinquedos"

     The Toy Master, a melhor música do cd The Scarescrow foi a primeira do bis, e com um forte peso nas guitarras de Sascha e Oliver, Kai Hansen retorna para cantar os trechos de Alice Cooper e o alemão encarou o sinistro "Mestre dos Brinquedos" perfeitamente para felicidade de todos no CTN que aplaudiram, cantaram pularam e gritaram sem parar. Muito interessante foi ver os dois ( Tobias e Kai ) energizando Oliver Hartman em um dos solos em uma atuação para diretor de teatro nenhum por defeito. O grito final de Kai Hansen, no melhor estilo do que está eternizado nos álbuns do Gamma Ray serviu para todos responderem gritando seu nome com força e Tobias 'feliz da vida' se assusta com uma microfonia ( é.. alguns problemas técnicos aconteceram, mas não prejudicaram o espetáculo ).

     Então ele avisa que Kai Hansen iria voltar com uma guitarra para a próxima música, diz que estão atrasados mas que tocariam o show inteiro e novamente e mais uma vez exalta sua felicidade por estar no Brasil novamente com o Avantasia, mas os fãs gritam todos os nomes possíveis ( do Kai, do Michael, do Tobias ) menos o do projeto. Muito bem humorado Tobias ensina o correto e chama o 'Toy Master' Kai Hansen dizendo que ele é grande fã de São Paulo, nos pede concentração para aguardarmos pelo Toy Master com seu brinquedo, sua inconfundível guitarra Flying V vermelha.

    Finalmente, pergunta se queremos uma música de Heavy Metal: ele anunciou Shelter From The Rain ( uma das melhores do álbum The Scarescrow ) para que pudéssemos ver um encontro que não acontecia desde os saudosos tempos dos Keeper Of The Seven Keys - Kiske e Hansen, dois da melhor fase do Helloween, juntos com Tobias para eternizarem no palco do Avantasia com um Power Metal melódico notadamente influenciado pelo estilo praticado pelos dois músicos nos anos 80, e suas atuações fenomenais lado a lado nos lançaram a magia que o Metal possui, seja na vibrante voz de Michael Kiske ou no 'solaço' de guitarra de Kai Hansen. Momento ímpar de um show espetacular.

    Tobias atuou como um mestre de cerimônias incitou os fãs a gritarem os nomes de Michael Kiske e Kai Hansen e alguém no palco grita seu nome, Tobias diz que nós erramos e ensinou a todos gritarem o nome certo: Avantasia!!!

    Pronto foi a deixa escancarada para a próxima música, e ele ainda pede para gritar mais devagar... Ahhh Toby que brincalhão hein!!!. E assim, o hino que dá nome ao projeto foi tocado com um vigor e tivemos novamente a presença de Kai Hansen na guitarra e Michael Kiske nos vocais ( aliás, que vocais... ) com Tobias, a reação do público foi cantar junto com eles em um momento de puro êxtase.

Todos Juntos!!!

    Durante os primeiros acordes do medley Sign Of The Cross/The Seven Angels Tobias Sammet conversou bastante com a plateia dizendo que o Avantasia não é o projeto de um homem só, é uma banda, mas foi mais uma vez surpreendido por uma microfonia e então anunciou o nome de cada um dos integrantes para que fossem intensamente aplaudidos pelo público e dessem uma palhinha em seus instrumentos. Assim, Oliver Hartman, Miro Rodenberg, Robert Huneckecke, Sascha Paeth ( aclamado por Tobias Sammet como o melhor produtor do mundo ), Amanda Somerville ( que fez os homens assoviarem ) foram anunciados, mas quando falou do seu colega de Edguy ele soltou um sonoro "Foda-se Portnoy" ( clara alusão à controversa saída de Mike Portnoy do Dream Theater ) e diz que o baterista Feliz Bohnke é melhor que ele.

    Depois convidou Kai Hansen e exaltou novamente a rivalidade entre Brasil e Argentina - inflamando ainda mais os fãs - para então convidar Jorn Lande, Bob Catley e Michael Kiske e então essa verdadeira constelação do Heavy Metal cantaram juntos Sign Of The Cross/The Seven Angels para encerrar as mais de duas horas e meia de show de uma maneira magistralmente triunfal. Foi o vitória do Heavy Metal Melódico no Centro de Tradições Nordestinas, e tem gente que fala que o Metal Melódico não existe mais...

    É...Tobias Sammet, seu legado no Brasil resultou na coroação perfeita do excelente ano em termos de shows, e olha que tivemos praticamente todos dentre os grandes shows de Rock e Heavy Metal. O brilho deixado pelo Avantasia não só apenas superou todos os problemas como definitivamente marcou a memória de cada um dos milhares de fãs por muito e muito tempo. Quando o Avantasia retornar com uma nova turnê no Brasil, é mais do que certo que será outro dia de casa cheia. 

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: André Monetti, Coredump - www.coredump.com e Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Heloísa Vidal e a Free Pass
Janeiro/2011

Set List:

1. Twisted Mind
2. The Scarecrow
3. Promised Land
4. Serpents In Paradise
5. The Story Ain't Over
6. Reach Out For The Light
7. The Tower
8. Death Is Just A Feeling
9. Lost In Space
10.In Quest For
11.Runaway Train
12.Dying For An Angel
13.Stargazers
14.Farewell
15.The Wicked Symphony

Bis:
16.The Toy Master
17.Shelter From The Rain
18.Avantasia
19.Sign Of The Cross/The Seven Angels

 Galeria de Fotos do Avantasia

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows