Iced Eath
Sábado, dia 06 de fevereiro de 2010 no Via Funchal, São Paulo/SP

    O Iced Earth é uma banda norte-americana originada em 1988 na ideia do guitarrista Jon Schaffer e sua estreia em disco aconteceu dois anos depois com um debut auto-intitulado. Nos mais de 20 anos de carreira, eles gravaram 11 álbuns de estúdio e alguns ao vivo, mas nunca haviam visitado o Brasil. Finalmente neste início de 2010, Jon Schaffer e Troy Seele nas guitarras, Matthew Barlow nos vocais, Brent Smedley na bateria e Freddie Vidale no baixo, trouxeram nos palcos tupiniquins o Iced Earth pela primeira vez em três apresentações: Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP e Curitiba/PR. Parte da turnê sul-americana teve seus shows cancelados, por motivos diversos. Bem azar dos argentinos, chilenos e colombianos, pois o show no Via Funchal em São Paulo que estarei contando em detalhes abaixo foi excelente.

    A atual turnê pertence ao disco The Crucible Of Man Someting Wicked II - lançado em 2008 que marcou o retorno do vocalista ( ex-oficial de polícia de Georgetown ) Matthew Barlow à banda - e os americanos encontraram um Via Funchal bastante cheio, mas não lotado como no Twisted Sister ( veja mais aqui ). Com 15 minutos de atraso com relação ao horário previsto para começar, as luzes são apagadas e o Iced Earth adentra o palco ao som da instrumental In Sacred Flames, o primeiro que vimos foi o baterista Brent Smedley seguido do guitarrista Jon Schaffer e os demais músicos da banda.

    Após serem bastante aplaudidos pelos fãs, o show começou com Behold The Wicked Child ( aliás, a instrumental que fez a introdução e esta são do último trabalho de estúdio ) com seus riffs rápidos e melódicos garantem a energia necessária para a recepção calorosa e frenética dos fãs que aguardaram a banda por todos esses anos. Martin bangeava muito, ia de um lado para o outro e pedia mais clamor dos fãs, e conseguiu facilmente, pois todos batiam palmas com vontade e cantavam com ele. O Iced Earth quis compensar por não ter vindo no Brasil nenhuma vez e realizou um set list com músicas de toda a sua carreira, e a terceira da noite foi a melodiosa Burning Times do Something Wicked This Way Comes ( álbum de 1998 ) seguida de Declaration Day ( presente em The Glorious Burden de 2004 ) que serviram para aumentar a empolgação dos fãs que cantaram sentindo a vibração feita pelo vocalista Matthew Barlow ( originalmente essa musica foi gravada com Tim Ripper, mas a interpretação de Matthew foi excelente, e agradou o público ) e foi muito interessante ver Jon Schaffer, Troy Seele e Freddie Vidale se unindo no centro do palco para realizarem os solos desta música ( e eles repetiram isso por diversas vezes no show ). Neste inicio de show o som estava um pouco alto demais, mas, ainda bem que o problema foi rapidamente sanado pelos engenheiros de som, e então, o som ficou com boa qualidade até o final da apresentação.

    A seguinte foi a matadora Violate do The Dark Saga ( 1996 ) recebida entusiasticamente nas palmas pelos fãs que cantavam o refrão com firmeza juntos com ex-policial Matthew, que começara o show com uma jaqueta de couro, mas com o forte calor que fazia, sentiu-se 'obrigado' a tirá-la. Depois tocam a épica e pesada Pure Evil do Day Of Purgatory ( 1997 ) que transforma-se em um Heavy Metal  de primeira cheio de solos de guitarras que são ainda melhores ao vivo, aliás, tenho que registrar dois grandes destaques: os gritos agudos de Matthew e os 'oooooo.....ooooo' da plateia durante os viajantes solos de guitarras de Jon e Troy, realmente muito marcante. E conforme o prometido o Iced Earth tocou músicas de toda sua carreira, e assim, partimos para ao ano de 2001, e então Matthew Barlow anunciou que a próxima é do disco Horror Show ( um dos mais conhecidos por aqui ); e assim tivemos Dracula com suas cativantes linhas melodiosas iniciais que nos deixam ainda mais contentes e quando chega a parte acelerada, tivemos o poder das guitarras ( e olha, Jon Schaffer solou com uma destemida bravura que nos honrou ainda mais ).

    Uma das mais esperadas era Melancholy ( Holy Martyr )  do Something Wicked This Way Comes ( de 1998 ) e via-se nos rostos dos presentes na Via Funchal uma grande emoção ao ouvirem os solos da guitarra Gibson branca de Jon Schaffer, e a energia despertada por esta canção criou um grande coral coletivo de nossa parte. Ten Thousand Strong do álbum Framing Armageddon ( Something Wicked Part I ) de 2007, uma difícil canção da fase de Tim Ripper deu continuidade ao show seguindo um set list praticamente igual ao realizado em Belo Horizonte, e os backing vocals de Freddie Vidales foram muito imponentes. Após a grande atuação de Matthew, ele faz uma pausa para se recuperar e enquanto isso, o guitarrista Jon Schaffer nos disse: "Gostaria de agradecer a todos vocês por terem vindo hoje, mesmo depois de 20 anos de espera. Nunca mais deixaremos de vir para cá, isso é uma promessa". Assim, com o público ainda mais nas mãos do que antes o guitarrista vocifera sozinho Stormrider ( do Night Of The Stormrider de 1992 ) e cantou com grande personalidade incendiando cada um dos milhares de presentes no Via Funchal, e afirmo, o cara canta muito bem. Depois é a vez da cadenciada The Hunter, do álbum The Dark Saga, recebida por muitas palmas o que demonstrou que os fãs estavam aprovando o set list escolhido para o show de São Paulo.

    Após uma rápida pausa o Iced Earth retorna com a trilogia Something Wicked do álbum Something Wicked This Way Comes com Prophecy, de começo mais lento e melódico até tornar-se um Power  Metal veloz e empolgante que nos faz agitar bastante. Depois mantendo em alta a vibração que embriagava de prazer cada uma das almas presentes, eles tocam Birth Of The Wicked com seus longos e galopantes riffs de guitarras e encerram a trinca com a grandiosa The Coming Curse - um Heavy Metal  com dedilhados, solos, brilhante melodia, enfim, fatos que contribuíram para a interpretação virtuosa da banda.

 

    Então saem do palco, são aclamados pelos fãs e ao retornarem são recebidos com parte do refrão de Watching Over Me. Nem é preciso dizer que isso emocionou os norte-americanos, que até ameaçaram tocar essa música, mas talvez ela não estivesse tão bem ensaiada para ser executada para um público tão ávido e exigente como o brasileiro, então  eles executaram a pesada e cadenciada The Dark Saga, título do álbum de 1996 que conta a história do ( anti ) herói dos quadrinhos Spawn, e esta música manteve a empolgação da plateia que acompanhou os poderosos vocais de Matthew Barlow. Sem tréguas eles já emendam mais uma desse disco com a épica A Question Of Heaven, dotada de muita melodia, solos longos de guitarras e muitos agudos de Matthew, aliás nesta o vocalista usou e abusou de seus fortes agudos, os fãs por sua vez, acompanharam alguns riffs de guitarras vibrando bastante e registraram sua participação com vários coros de "ooooo...ooooo...oooo". Encerrando este momento admirável, tivemos direito ainda a rápida My Own Savior ( do Something Wicked This Way Comes, 1998 ) que enfatiza um dos maiores pilares do Heavy Metal : os solos de guitarra.

    E o vocalista lembrou-se da cantora pop americana Beyoncé que estava no Morumbi realizando seu show naquele momento e a saudou com um grande "Fuck You!!!" e completou dizendo: "Aqui estão os melhores fãs do mundo". E infelizmente já estávamos no final do show, e assim é tocada Iced Earth, um rápido e excelente Heavy Metal  do primeiro álbum da banda com Jon Schaffer solando com extrema precisão sua guitarra. Em seguida reúnem no centro do palco notadamente felizes, exibindo muitos sorrisos, se abraçam e despedem-se dos fãs que os aclamam com os gritos de "Iced...Iced..." e vão um a um embora após um grande show com quase duas horas de duração. Valeu Iced Earth.

    Os únicos pontos que poderiam ter elevado este show à uma categoria ainda maior seriam: a presença de um visual de palco inspirado nas elaboradas capas dos cd´s da banda e a falta de um merchandising oficial da turnê, mas com os cancelamentos dos outros países sul-americanos, talvez eles não tivessem imaginado que o potencial do público brasileiro seria tão forte para encher a casa e ser tão emocionante. Mas ainda assim, sem estes detalhes, eles já cravaram sua marca no Via Funchal como um dos shows que serão lembrados dentre os melhores do ano, pois fomos embora com um sentimento de vitória em nossos corações e totalmente satisfeitos. E agora já sabendo do nosso poder, que o Iced Earth cumpra a promessa do seu líder e retorne brevemente trazendo seu Heavy Metal  aos palcos brasileiros.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos Stephan Solon - Via Funchal www.viafunchal.com.br
Agradecimentos à Miriam Martinzes - Via Funchal www.viafunchal.com.br
Fevereiro/2010

Set List do Iced Earth

1. In Sacred Flames
2. Behold The Wicked Child
3. Burning Times
4. Declaration Day
5. Violate
6. Pure Evil
7. Dracula
8. Melancholy (Holy Martyr)
9. Ten Thousand Strong
10. Stormrider
11. The Hunter
12. Prophecy
13. Birth Of The Wicked
14. The Coming Curse

 Bis:
15. Dark Saga
16. A Question of Heaven
17. My Own Savior

 Bis 2:
18. Iced Earth

 

Voltar para Shows