Raimundos
Abertura: The Sweethearts, Astutos, Kerozene e The Best Guns´n´Roses Cover ( Oficial do Brasil )
Sábado, dia 03 de abril de 2010 no Centrão em Itapira/SP

    O Raimundos quando era formado por Digão, Canisso, Fred e Rodolfo foi uma das mais importantes bandas brasileiras durante os anos 90 com e teve seu nome derivado dos Ramones, sua maior influência. Nesta época eles alcançaram e mantiveram-se no sucesso pelo país com os álbuns Raimundos - 1994 , Lavô Tá Novo - 1995, Cesta Básica - 1996, Lapadas do Povo - 1997, Só no Forévis - 1999 e MTV Ao Vivo - 2000. Em 1996, participam no extinto Monsters Of Rock ao lado de Biohazard, Motörhead, Mercyful Fate e Iron Maiden e tiveram a Give My Bullet Back inclusa na trilha do filme Missão Impossível 2, entretanto, em junho de 2001 o quarteto anuncia o seu fim, mas retornam dois meses depois e lançam o álbum Éramos 4 já sem o vocalista Rodolfo, com Digão assumindo os vocais ( fato ocorrido também neste sábado ). Lançam o álbum Kavookavala ( em 2002 ), uma nova parada acontece e retornam de novo somente em 2008 para alguns shows na tour intitulada " A Volta de Canisso" .  Em 2010 a banda volta com força total com uma longa turnê pelo Brasil para tentar reconquistar o espaço deixado para trás. Parte de como está sendo realizada essa reconquista é o assunto que irei abordar mais abaixo nesta resenha, mas antes vamos às bandas de abertura da noite de rock no Centrão em Itapira/SP.

The Sweethearts

    O quarteto feminino The Sweethearts de Itapira/SP é formado por Camilla nos vocais, Raphaela na guitarra, Krys no baixo e Livia na bateria e entrou no palco pouco mais de 21:15 e misturando covers de punk rock com grandes sucessos antigos. Elas se deram bem com a responsabilidade de começar a esquentar os fãs que aguardavam o Raimundos, veja porque: a vocalista Camila possui muita atitude e carisma ao comandar a energia dos fãs em músicas como I Love Rock´N´Roll de Joan Jett, Papai Noel Velho Batuta dos Garotos Podres, So What do Metallica, Blitzkrieg Bop dos Ramones e Smells Like Teen Spirit do Nirvana - esta última foi responsável por encerrar o show das meninas. Muitos dos presentes, especialmente os que estavam mais na frente, retribuíram esse carisma e a energia delas em fortes rodas de empolgação. Bastante comunicativa, Camilla foi cativando os presentes, fez muito marmanjo assoviar e agitar com ela, mas tenho que destacar também as atuações da baterista Lívia e da baixista Krys que fizeram uma 'cozinha' competente para que Raphaela pudesse realizar seus solos.

Astutos

    A segunda banda de abertura subiu ao palco aproximadamente às 22:20 e aí já vale um ponto para a organização do evento, a rapidez de troca do palco para a banda seguinte. A banda de Itapira/SP Astutos apresentaram outra sequencia de covers que marcaram sua época no rock, como Smoke On The Water do Deep Purple ( em uma versão muito boa ), Foxy Lady do Jimi Hendrix e o clássico Born To Be Wild do Steppenwolf, que foram os maiores destaques do show. Foi um set só de covers, mas que foi muito bem aceito e provou a qualidade da banda.

Kerozene   

    Sem dúvidas, o quarteto Kerozene de Mogi-Mirim/SP realizou a melhor apresentação dentre as três primeiras bandas de abertura para o Raimundos, pois Alexandre nos vocais e guitarra, André guitarra e backing vocals, Rodrigo baixo e backing vocals sendo completados por Tuco na bateria, evoluíram muito e o show foi realmente empolgante. Aliás do set de covers que o quarteto apresentou destaco dois momentos: a perfeição que eles executaram Enter Sandman do Metallica  ( em uma versão muito bem feita que lembrou-me do show em janeiro ) e a Fear Of The Dark do Iron Maiden que fez a galera vibrar muito especialmente nos solos quando ficaram cantando os "ooooo....oooo...oooo".  Durante o set, o Kerozene homenageou também o rock nacional com Até Quando Esperar sucesso do Plebe Rude e Aluga-se do Raul Seixas. Foi show quente, repleto de clássicos que garantiram muita adrenalina no grande público que estava presente no Centrão.

The Best Guns´N´Roses Cover

    O The Best Guns´N´Roses Cover entrou no palco sem atrasos, por volta das 00:40, bem ao contrário da banda original. Este ótimo cover do Guns´N´Roses é formado por Joelmir Pieretti de Freitas ( vocais - Axl Rose ), Bruno Henrique do Carmo ( guitarra - Slash ), Celso Teixeira Júnior ( guitarra - Gilby Clark ), Arthur Foster ( baixo - Duff McKagan  ), Gabriel Haddad ( bateria  - Matt Sorum ) e Murilo Andreo ( teclados - Dizzy Reed ) e dá ênfase em seu repertório aos álbuns Lies, Appetite For Destruction, Use Your Illusion I e II,  com o figurino muito próximo à formação clássica do Guns´N´Roses, para deleite das centenas de fãs de hard rock presentes.

    Assim sendo, eles não poderiam entrar no palco sem tocar o hino Welcome To The Jungle logo de cara, e todo mundo já começou pular e cantar quase sem exceção, e não é que Joelmir tem uma grande voz e é magro como Axl era nos anos 90? E este 'Guns cover' aprendeu direitinho como ganhar a platéia, tanto que assim como a banda original fez em São Paulo, emendou Mr. Brownstone  e seguiu com Live´N´Let Die ( cover do Paul McCartney que Axl adora tocar ). Joelmir possui muito dos trejeitos do vocalista e pula, canta, agita tal qual como o americano, o que dá ainda mais sabor ao seu show. Enquanto Joelmir faz suas estripulias, a dupla de guitarristas Bruno e Celso solam muito bem e trouxeram o clima de festa que permeia os shows do Guns´N´Roses. Aliás, após It´s So Easy a dupla protagonizou um excelente duelo de guitarras que teve uma 'palhinha' de Wild Horses que culminou em Patience tocada numa excelente versão pelo The Best Guns´N´Roses Cover. Seus assovios literalmente enfeitiçaram os presentes que desta vez lotavam o Centrão, e ressalto, nunca vi a casa tão cheia como estava desta vez, e o melhor, com muitas garotas.

    Joelmir também trocou de figurino várias vezes e apresentou Use To Lover para então nos mostrarem uma surpresa: um solo de Voodoo Chile antecedendo Civil War - música que faltou no show do Guns´N´Roses em São Paulo ( confira matéria ). Consagrando o set list eles tocaram ainda a November Rain com muito brilhantismo, You Could Be Mine da forma que tinha que ser e aquela que não poderia faltar cujo riff inicial já a entrega: Sweet Child O´Mine - um dos maiores clássicos do Guns tocado com muita perfeição. Esta trinca causou uma reação muito forte da platéia que mostrou a força do hard rock no interior. E o The Best Guns´N´Roses Cover novamente nos surpreendeu com Estranged, outra que faltou no recente show de Axl & Cia e encerraram sua participação com Paradise City para a imensa satisfação dos fãs que cantaram juntos com a banda. Já havia assistido outra vez a banda, mas nesta ocasião em Itapira eles se superaram e cravaram um show muito bom.

Raimundos

    A atual formação do Raimundos conta com  Digão ( vocais e atualmente guitarra ), Canisso ( baixo ), Marquim ( guitarra ) e Caio ( bateria ) e em alguns shows ( o que não foi o caso deste sábado ) Tico Santa Cruz nos vocais. Assim, eles trouxeram toda sua irreverência com seu rock pesado que os elevaram à uma das bandas mais respeitadas dos anos 90.

    Após a curta introdução os Raimundos se posicionaram no palco e tocaram Baile Funk seguida da pedrada Esporrei na Manivela ( e foi impressionante ver força dos fãs berrando juntos com Digão, que utilizou um triângulo aumentando o clima do som ). Depois foi a vez de "Rapante", "Herbocinética" e "Opa, Peraí Caceta" que mantiveram o nível da apresentação em alta. Popém continuou o set que seguiu com a pesadíssima Negra Jurema oriunda lá do primeiro ( e para muitos ) melhor cd dos Raimundos. E a banda tinha outra 'cacetada' na agulha com MDF e então disparou a clássica O Pão da Minha Prima que fez balançar ainda mais o Centrão. Foi muito gostoso reviver essas músicas que embalaram os anos 90. Outra que não poderia faltar no set era Mulher de Fases que, em ótima execução que agradou bastante os fãs mais novos que certamente a ouviram nas FM´s.

    Digão se deu muito bem na função de frontman e por várias vezes pediu para abrir a roda, e os fãs obedeciam fielmente, e a cada vez que isso acontecia, a volta do 'mar de gente' estourava em rodas explosivas. Outro destaque do show foi antes de tocarem Mas Vó do Kravokanneela, nessa Digão comentou um pouco sobre a história da banda, todos os problemas que eles enfrentaram, e nos diz para acreditar em nossos sonhos e não desistir nunca, pois foi assim que o Raimundos acabou retornando. Eles não deixariam de fora o sucesso I´m Saw You Saying e a inflamação que essa música causou foi muito grande, e o jeito que ela foi tocada parecia muito com o estilo do Charlie Brown Jr.. Falando em músicas mais comerciais, eles tocaram também Me Lambe que é relativamente engraçada e caiu nas graças dos fãs.

   Como já estavam entrando na fase final do show, os Raimundos deixaram alguns petardos para quebrar tudo no Centrão, o primeiro foi Tora Tora que recebeu uma chuva de ovações. Depois foi a vez de Eu Quero Ver o Oco, que trouxe a veia underground e mais extrema dos Raimundos e assistir o peso que eles aplicaram nessa música nos sempre nos traz toda a energia heavy metal que adoramos sentir em shows de rock. Mas ainda faltava uma e ninguém iria arredar o pé sem presenciar 'o clássico' Puteiro em João Pessoa, essa sim, responsável pela maior euforia dos fãs, que berraram os versos com todo o vigor que ainda dispunham. E assim que encerrou esta música, após uma hora e meia de show, a banda despediu-se dos fãs rapidinho, não sem antes elogiar o público presente e dizendo que tiveram uma noite inesquecível em Itapira. Então, saíram para fora do Centrão quase que imediatamente deixando um saldo bastante positivo.

   O novo Raimundos ainda posta-se muito bem ao vivo, consegue atrair um grande número de fãs aos shows, e olha que muitos deles não acompanharam a banda quando estava no auge, e registro os parabéns aos organizadores Leandro Sartori e André Freitas pelo evento e também a todos que os ajudaram.  Mais uma vez, Itapira mostrou que é mesmo uma grande e importante cidade no circuito regional do rock. Que em breve tenhamos mais bandas com a qualidade do Raimundos por lá.

 

 

Texto e Fotos Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Leandro Sartori
Abril/2010

 

 Galeria de Fotos do Raimundos, The Best Guns´n´Roses Cover,
Kerozene, Astutos eThe Sweethearts   

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows