|
Twisted Sister
|
Salário Mínimo
A clássica banda brasileira de Heavy Metal ficou com a responsabilidade de abrir o show do Twisted Sister em São Paulo/SP e seu set list baseado no novo trabalho Simplesmente Rock ( leia resenha ) e em clássicos dos tempos do lendário álbum SP Metal provou que os paulistanos foram uma excelente escolha. China Lee começou o show do Salário Mínimo por volta das 20:40 e muitos dos fãs do Twisted Sister ainda não haviam entrado, seja pelo trânsito, ou mesmo por esperar a banda principal sem ter o interesse em assistir ao Salário Mínimo, que tinha a seguinte formação: China Lee nos vocais, Junior Muzilli e Daniel Beretta nas guitarras, Diego Lessa no baixo, e Marcelo Ladwig na bateria, tinha pois Marcelo anunciou que se dedicará apenas ao King Bird.
|
|
China Lee, mostrou que tem muito carisma e seus guitarristas Junior e Daniel solaram suas guitarras implacavelmente durante todo o show e além de deixarem os fãs ( que iam cada vez mais lotando o Via Funchal ) se empolgarem muito com a banda, fizeram todos agitarem e até cantarem com eles músicas como "Jogos de Guerra", "Delírio Estrelar" e "Anjo". Nas duas últimas, China Lee se ajoelha e faz oração do Heavy Metal, que foi acompanhada por muitos, enquanto outros riram em trechos como: "Não nos deixei cair no pagode...e nos livrai de todo o axé...Amém" ( e cá entre nós, com tantos amigos perdidos no mundo, São Dio, São Jimmi Hendrix e Santa Janis Joplin, ajudai-vos a escapar desses males... ). E assim Cabeça Metal ( enfaticamente gritada pelos presentes a cada pedido do vocalista ) e Noite de Rock encerraram o ótimo show do Salário Mínimo.
No final, China agradece ao produtor Paulo Baron da Top Link pela oportunidade de abrirem para o Twisted Sister. É muito importante que bandas como o Salário se apresentarem em casas como o Via Funchal, pois, além de cantar em português, eles são os pais, e porque não os avós do que chamamos de Heavy Metal Brasileiro, então Longa Vida Ao Salário Mínimo, que os fãs do Twisted Sister que perderam o seu show, possam revê-los em uma outra oportunidade e aí sintam o seu poderoso Heavy Metal.
|
|
Twisted Sister
Desta vez o Twisted Sister veio impecável, o som estava magnífico e teve diferença do show do ano de 2009, desta vez Dee Snider ( vocal ), Jay Jay Frech ( guitarra ) Eddie "Fingers" Ojeda ( guitarra ), Mark "Animal" Mendoza ( baixo ) e AJ Pero ( bateria ) tocaram num nível do que realmente representa o nome Twisted Sister para o Heavy Rock.
|
|
Depois dá-lhe agito com a música Shoot ‘Em Down, solos voadores, clima da poderosa época do metal que foi os anos 80, simplesmente incrível, e na sequência mandaram nada menos que You Can’t Stop Rock’n’Roll e a magia do Rock’N’Roll do Twisted Sister prosseguiu com todo o galantrismo, fiquei impressionado com a técnica afinada dos dois guitarristas Ojeda/French, superior a do ano anterior. Em seguida Jay Jay French agradece o público brasileiro usando da bandeira brasileira e enfatiza que o Brasil foi o único país sul-americano a receber dois shows da banda e países como Argentina, Chile e Bolívia teriam um só. Então eles mandam a The Fire Still Burns e depois dela o Twisted que já tinha ganhado o show usou aquela tática fazer a parte final do show como a demolidora da apresentação, com grandes clássicos e surpresas, e mandaram de inicio a We’re Not Gonna Take It, que saiu empolgante, excitante como ela é, e muito, mas muito enraizada no que significa a palavra Rock’N’Roll, Dee Snider pulou como uma boneca, sem parar, não há idade para eles, e os fãs cantaram mesmo depois do final da música.
|
|
Se considerarmos o que significa Rock’N’Roll, podemos pegar por base a estrutura musical do estilo que são três acordes; primeiro, quarto e quinto grau da escala, é simples mas muito intenso, alucinante, essa estrutura soou com Elvis Presley, Chuck Berry, Bill Halley e outros que deram origem ao Rock’N’Roll. Se We’re Not Gonna Take It fosse gravada nos anos cinquenta o pessoal daquela época iria dançar um puro Rock’N’Roll, não diferente do que rolava naquela época, então isso significa que o Rock’N’Roll está enraizado em bandas de Heavy Metal, como o Twisted Sister, mais do que outros estilos tipo o Rock Pop, como o mundo inteiro infelizmente pensa, que é em bandas tipo o U2 e outras do gênero, isso diz respeito apenas a música. O Rock é uma propriedade que se inicia no Heavy Metal na música atual, em segundo lugar pode ser outros.
|
E para mostrar que em letras de músicas bandas de Heavy Metal exaltam o amor ao Rock’N’Roll mais do que as Pop Rock, outro exemplo é a música Long Live Rock’N’Roll do Rainbow, tocado pelo Twisted Sister neste show, antes dela iniciar Dee Snider homenageou o mito Ronnie James Dio dizendo: “Este ano o mundo perdeu um deus do Heavy Metal. Ele era nosso amigo, era nosso herói: Ronnie James Dio”, e logo em seguida tocaram ela e foi impressionante como soou como o Rainbow, e também a voz de Dee Snider que pareceu muito com a voz de Dio, foi uma bela surpresa para todos. Depois tocaram uma das mais belas e marcantes da carreira da banda a I Am ( I’m Me ), a banda foi primorosa, Dee Snider mais uma vez roubou a cena com um feeling na voz inigualável, foi um dos melhores momentos do show, em seguida tocaram outro clássico a Under The Blade que foi cantada por toda a Via Funchal.
|
|
E os clássicos seguiram sem parar, tinha falado da I Am ( I’m Me ), porém eles tocaram a The Price, uma das maiores baladas do Heavy Metal, em seu inicio os fãs começaram a cantá-la antes do Dee Snider e ele perguntou com bom humor “Vocês querem que eu cante?”... e claro todos concordaram, e aí e ela foi de segurar lágrimas, sem palavras, o Twisted Sister estava de parabéns demais pelo espetáculo. Muito animado, Dee Snider revelou sua paixão pelo Brasil e disse que eles poderiam mudar-se para São Paulo, pois segundo ele: “dessa forma poderia sempre tocar por aqui”. E em seguida completou: “Eu não falo português e muitos aqui não falam inglês, mas todos falam a mesma língua: Heavy fucking Metal!”. Então tocaram a Burn In Hell, depois A.J. Pero fez um solo de bateria com muita técnica e precisão com passagens por Rock´n Roll do Led Zeppelin e Painkiller, do Judas Priest. Para encerrar o show antes do bis Dee Snider fala que é tempo de nós ficarmos muito loucos ( Fucking Crazy ) e mais uma vez para cristalizar a palavra Rock’N’Roll eles tocaram a I Wanna Rock, cantada somente pelo público no inicio, que por sinal cantou muito bem, e depois cantou com Dee Snider a música inteira, foi clima de pura festa.
|
|
|
|
Eles mal terminaram o show de 2009 e já marcaram outro em 2010, isso me faz especular algumas coisas. A principio eles se impressionaram com a recepção dos brasileiros, lembro-me de dois fatos interessantes ocorridos no ano de 2009 no show do Twisted. Uma menininha de mais ou menos 8 ou10 anos acompanhada dos pais estava na platéia e os pais pediram para um segurança permissão para a menina tirar foto com a banda, ela queria de todo o jeito, mas os seguranças negaram. Para consolar ela e os pais dela eu disse que poderia tirar uma foto dela através do meu celular que tem flash com a banda atrás no momento do show, e quando fui ver... cadê a menininha?; desapareceu, minutos antes de iniciar o show sai ela toda contente através de uma porta a banda permitiu uma foto com ela.
|
Outro momento marcante em 2009, foi quando Jay Jay French filmando a platéia, pediu para nós cantarmos parabéns a você para a filha dele, que estaria aniversariando naquela data, e toda a platéia cantou, ele ficou emocionado, esses dois fatos ( uma menina de 8 anos fã dos velhos de mais de 55 anos ) somados a vários outros provavelmente fizeram a banda refletir sobre uma volta no ano seguinte, e eles, muito fiéis aos fãs não perderam o tempo, e logo marcaram a data desse impressionante show de 2010. O Rock’N’Roll esta mais enraizado no Heavy Metal do que qualquer outro estilo, pode-se se dizer que o Guns’N’Roses ou o Nirvana tenham o Rock’N’Roll enraizado como o Metal, mas suprimir o Heavy Metal em face de inúmeras bandas Rock Pop a exemplo das que citei mais acima, é muito injusto e inaceitável.
Por André Torres ( Twisted Sister ) e Fernando R. R. Júnior ( Salário Mínimo )
Fotos: Stephan Solon ( Via Funchal )
Agradecimentos à Miriam Martinez
Janeiro/2011
|
|