Twisted Sister
Abertura: Salário Mínimo
Sábado, dia 27 de novembro no Via Funchal em São Paulo/SP

    Depois de um ano, o Twisted Sister cumpriu a promessa agendada praticamente um ano atrás ( veja matéria ) na turnê comemorativa dos 25 anos do álbum Stay Hungry. Foi à primeira banda a agendar datas em 2010 considerando o fato que eles só tocariam no fim do ano; muitas bandas marcaram os shows em cima da hora. Antes de aprofundar nos detalhes do Twisted Sister vamos à banda de abertura.

Salário Mínimo

    A clássica banda brasileira de Heavy Metal ficou com a responsabilidade de abrir o show do Twisted Sister em São Paulo/SP e seu set list baseado no novo trabalho Simplesmente Rock ( leia resenha ) e em clássicos dos tempos do lendário álbum SP Metal provou que os paulistanos foram uma excelente escolha. China Lee começou o show do Salário Mínimo por volta das 20:40 e muitos dos fãs do Twisted Sister ainda não haviam entrado, seja pelo trânsito, ou mesmo por esperar a banda principal sem ter o interesse em assistir ao Salário Mínimo, que tinha a seguinte formação: China Lee nos vocais, Junior Muzilli e Daniel Beretta nas guitarras, Diego Lessa no baixo, e Marcelo Ladwig na bateria, tinha pois Marcelo anunciou que se dedicará apenas ao King Bird.

    Quem perdeu o show dos paulistas, após conversar com os amigos que entraram primeiro e que assistiram a apresentação, certamente se arrependeu, pois eles reviveram os bons tempos do Heavy Metal Brasileiro dos anos 80 e mostraram que a banda ainda tem muito para nos mostrar no futuro. E assim eles tocaram Eu Não Quero Querer Mais seguida das clássicas Beijo Fatal e Dama Da Noite ( com China Lee dizendo que sempre frequentou certos lugares ).

   China Lee, mostrou que tem muito carisma e seus guitarristas Junior e Daniel solaram suas guitarras implacavelmente durante todo o show e além de deixarem os fãs ( que iam cada vez mais lotando o Via Funchal ) se empolgarem muito com a banda, fizeram todos agitarem e até cantarem com eles músicas como "Jogos de Guerra", "Delírio Estrelar" e "Anjo". Nas duas últimas, China Lee se ajoelha e faz oração do Heavy Metal, que foi acompanhada por muitos, enquanto outros riram em trechos como: "Não nos deixei cair no pagode...e nos livrai de todo o axé...Amém" ( e cá entre nós, com tantos amigos perdidos no mundo, São Dio, São Jimmi Hendrix e Santa Janis Joplin, ajudai-vos a escapar desses males... ). E assim Cabeça Metal ( enfaticamente gritada pelos presentes a cada pedido do vocalista ) e Noite de Rock encerraram o ótimo show do Salário Mínimo.

    No final, China agradece ao produtor Paulo Baron da Top Link pela oportunidade de abrirem para o Twisted Sister. É muito importante que bandas como o Salário se apresentarem em casas como o Via Funchal, pois, além de cantar em português, eles são os pais, e porque não os avós do que chamamos de Heavy Metal Brasileiro, então Longa Vida Ao Salário Mínimo, que os fãs do Twisted Sister que perderam o seu show, possam revê-los em uma outra oportunidade e aí sintam o seu poderoso Heavy Metal.

Setlist Salário Mínimo

Eu Não Quero Querer Mais
Beijo Fatal
Dama da Noite
Jogos de Guerra
Delírio Estelar
Anjo
Cabeça Metal
Noite de Rock

Twisted Sister

    Desta vez o Twisted Sister veio impecável, o som estava magnífico e teve diferença do show do ano de 2009, desta vez Dee Snider ( vocal ), Jay Jay Frech ( guitarra ) Eddie "Fingers" Ojeda ( guitarra ), Mark "Animal" Mendoza ( baixo ) e AJ Pero ( bateria ) tocaram num nível do que realmente representa o nome Twisted Sister para o  Heavy Rock.

    Começaram o show com grande presença na What You Don’t Know ( Sure Can Hurt You ) no grito de “Good Evening! Welcome To Our Show” do vocalista Dee Snider e foi energia pura, um grande Heavy Metal dos inesquecíveis anos oitenta, refrão marcante, solo de guitarra com milhares de melodias de Eddie Ojeda, magnífica música a galera foi ao delírio.

    Depois tocaram The Kids Are Back e na sequência o clássico Stay Hungy do álbum homônimo que fez grande sucesso nos anos oitenta, e a execução foi excelente, a galera agitou e cantou muito. Logo após tocaram a Captain Howdy, pesada, é uma super composição e que no set caiu como uma luva, execução primorosa; Dee Snider mostra a sua grande qualidade de vocal mostrando muita potencia na voz; e por curiosidade Captain Howdy, diz respeito ao filme O Exorcista, em que a garota principal protagonista do filme brincando com uma tábua "OUIJA", evoca Captain Howdy que tem ligação com a entidade do demônio que irá possuí-la. 

        Depois dá-lhe agito com a música Shoot ‘Em Down, solos voadores, clima da poderosa época do metal que foi os anos 80, simplesmente incrível, e na sequência mandaram nada menos que You Can’t Stop Rock’n’Roll e a magia do Rock’N’Roll do Twisted Sister prosseguiu com todo o galantrismo, fiquei impressionado com a técnica afinada dos dois guitarristas Ojeda/French, superior a do ano anterior. Em seguida Jay Jay French agradece o público brasileiro usando da bandeira brasileira e enfatiza que o Brasil foi o único país sul-americano a receber dois shows da banda e países como Argentina, Chile e Bolívia teriam um só. Então eles mandam a The Fire Still Burns e depois dela o Twisted que já tinha ganhado o show usou aquela tática fazer a parte final do show como a demolidora da apresentação, com grandes clássicos e surpresas, e mandaram de inicio a We’re Not Gonna Take It, que saiu empolgante, excitante como ela é, e muito, mas muito enraizada no que significa a palavra Rock’N’Roll, Dee Snider pulou como uma boneca, sem parar, não há idade para eles, e os fãs cantaram mesmo depois do final da música.

    Se considerarmos o que significa Rock’N’Roll, podemos pegar por base a estrutura musical do estilo que são três acordes; primeiro, quarto e quinto grau da escala, é simples mas muito intenso, alucinante, essa estrutura soou com Elvis Presley, Chuck Berry, Bill Halley e outros que deram origem ao Rock’N’Roll. Se We’re Not Gonna Take It fosse gravada nos anos cinquenta o pessoal daquela época iria dançar um puro Rock’N’Roll, não diferente do que rolava naquela época, então isso significa que o Rock’N’Roll está enraizado em bandas de Heavy Metal, como o Twisted Sister, mais do que outros estilos tipo o Rock Pop, como o mundo inteiro infelizmente pensa, que é em bandas tipo o U2 e outras do gênero, isso diz respeito apenas a música. O Rock é uma propriedade que se inicia no Heavy Metal na música atual, em segundo lugar pode ser outros.

    E para mostrar que em letras de músicas bandas de Heavy Metal exaltam o amor ao Rock’N’Roll mais do que as Pop Rock, outro exemplo é a música Long Live Rock’N’Roll do Rainbow, tocado pelo Twisted Sister neste show, antes dela iniciar Dee Snider homenageou o mito Ronnie James Dio dizendo: “Este ano o mundo perdeu um deus do Heavy Metal. Ele era nosso amigo, era nosso herói: Ronnie James Dio”, e logo em seguida tocaram ela e foi impressionante como soou como o Rainbow, e também a voz de Dee Snider que pareceu muito com a voz de Dio, foi uma bela surpresa para todos. Depois tocaram uma das mais belas e marcantes da carreira da banda a I Am ( I’m Me ), a banda foi primorosa, Dee Snider mais uma vez roubou a cena com um feeling na voz inigualável, foi um dos melhores momentos do show, em seguida tocaram outro clássico a Under The Blade que foi cantada por toda a Via Funchal.

    E os clássicos seguiram sem parar, tinha falado da I Am ( I’m Me ), porém eles tocaram a The Price, uma das maiores baladas do Heavy Metal, em seu inicio os fãs começaram a cantá-la antes do Dee Snider e ele perguntou com bom humor “Vocês querem que eu cante?”... e claro todos concordaram, e aí e ela foi de segurar lágrimas, sem palavras, o Twisted Sister estava de parabéns demais pelo espetáculo. Muito animado, Dee Snider revelou sua paixão pelo Brasil e disse que eles poderiam mudar-se para São Paulo, pois segundo ele: “dessa forma poderia sempre tocar por aqui”. E em seguida completou: “Eu não falo português e muitos aqui não falam inglês, mas todos falam a mesma língua: Heavy fucking Metal!”. Então tocaram a Burn In Hell, depois A.J. Pero fez um solo de bateria com muita técnica e precisão com passagens por Rock´n Roll do Led Zeppelin e Painkiller, do Judas Priest. Para encerrar o show antes do bis Dee Snider fala que é tempo de nós ficarmos muito loucos ( Fucking Crazy ) e mais uma vez para cristalizar a palavra Rock’N’Roll eles tocaram a I Wanna Rock, cantada somente pelo público no inicio, que por sinal cantou muito bem, e depois cantou com Dee Snider a música inteira, foi clima de pura festa.

    No retorno para o bis eles vieram com a Come Out And Play e foi a grosso modo, uma bordoada na nossa cabeça, muito empolgante e a energia da banda era como se eles estivessem iniciando o show e encerraram esse magnífico show com a S.M.F. ou seja ( Sick Mother Fuckers ), na I Wanna Rock Dee Snider já nos chamava de 'Sick Mother Fuckers', e isso significa o que é ser fã do Twisted Sister, não é um insulto, para ser fã do Twisted tem de ser animal, fiel ao estilo; FORTE, verdadeiro Metalhead.  

    Esse show do Twisted Sister foi o show que eu esperava o que fosse no ano passado, neste ano a banda veio bem mais afiada, com mais energia sem dúvida. Ano passado o show foi bom, mas eu esperava mais, isso em termos de qualidade do som, não das músicas que foram tocadas, esse ano o ao vivo foi mais presente, vi vários improvisos no momento dos solos de guitarra, sem ser sempre aquela coisa de ouvir o solo igualzinho no que está no disco, para mim isso significa uma coisa, muito preparo, muito ensaio, essa combinação com a experiência deles, resulta no que foi esse show inesquecível.

    Eles mal terminaram o show de 2009 e já marcaram outro em 2010, isso me faz especular algumas coisas. A principio eles se impressionaram com a recepção dos brasileiros, lembro-me de dois fatos interessantes ocorridos no ano de 2009 no show do Twisted. Uma menininha de mais ou menos 8 ou10 anos acompanhada dos pais estava na platéia e os pais pediram para um segurança permissão para a menina tirar foto com a banda, ela queria de todo o jeito, mas os seguranças negaram. Para consolar ela e os pais dela eu disse que poderia tirar uma foto dela através do meu celular que tem flash com a banda atrás no momento do show, e quando fui ver... cadê a menininha?; desapareceu, minutos antes de iniciar o show sai ela toda contente através de uma porta a banda permitiu uma foto com ela.

    Outro momento marcante em 2009, foi quando Jay Jay French filmando a platéia, pediu para nós cantarmos parabéns a você para a filha dele, que estaria aniversariando naquela data, e toda a platéia cantou, ele ficou emocionado, esses dois fatos ( uma menina de 8 anos fã dos velhos de mais de 55 anos ) somados a vários outros provavelmente fizeram a banda refletir sobre uma volta no ano seguinte, e eles, muito fiéis aos fãs não perderam o tempo, e logo marcaram a data desse impressionante show de 2010. O Rock’N’Roll esta mais enraizado no Heavy Metal do que qualquer outro estilo, pode-se se dizer que o Guns’N’Roses ou o Nirvana tenham o Rock’N’Roll enraizado como o Metal, mas suprimir o Heavy Metal em face de inúmeras bandas Rock Pop a exemplo das que citei mais acima, é muito injusto e inaceitável. 

Por André Torres ( Twisted Sister ) e Fernando R. R. Júnior ( Salário Mínimo )
Fotos: Stephan Solon ( Via Funchal )
Agradecimentos à Miriam Martinez
Janeiro/2011

Set List Twisted Sister

What You Don´t Know
The Kids Are Back
Stay Hungry
Captain Howdy
Shoot ‘Em Down
You Can’t Stop Rock ‘n’ Roll
The Fire Still Burns
We’re Not Gonna Take It
Long Live Rock ‘N’ Roll
 I Am (I’m Me)
Under The Blade
The Price
Burn In Hell
Drum Solo
I Wanna Rock

Bis:
Come Out And Play
S.M.F.

Voltar para Shows