Casa das Máquinas
Quinta, dia 08 de Setembro no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP

    Para aqueles que não conhecem a Casa das Máquinas, a banda começou quando José Aroldo Binda ( Aroldo ) e Luiz Franco Thomaz ( Netinho ), dois ex-integrantes da banda Os Incríveis, juntou-se a Carlos Roberto Piazzoli conhecido como Pisca, Carlos Geraldo Carge, ex-integrante da banda Som Beat, que tocava baixo e guitarra, e Pique, ex-integrante da banda de Roberto Carlos que tocava órgão, piano, saxofone e flauta. No começo ficaram conhecidos como "os novos Incríveis", fazendo shows por todo o Brasil. Seu repertório incluía músicas de Elvis Presley, Paul Anka, Chubby Checker, Neil Sedaka, entre outros, sendo que nas primeiras apresentações vestiam figurinos, se maquiavam e davam grandes performances teatrais no palco. 

    Em 1974 entraram em estúdio e gravaram seu primeiro LP, intitulado Casa das Máquinas. Neste primeiro disco a banda seguiu um padrão mais Hard Rock, que lembrava muito o estilo dos Incríveis. Com a saída de Pique, logo depois da gravação disco, a vaga se abriu para um virtuoso tecladista da época, Mario Testoni Jr., que trouxe Marinho Thomaz ( bateria ), irmão de Netinho, ambos deram um grande vigor para a banda na época, foi uma das primeiras bandas de Rock do mundo a usar dois bateristas. 

    Entraram em estúdio em 1975 e gravaram Lar de Maravilhas, onde foi adotado um estilo mais progressivo, sendo esse considerado um dos discos mais importantes do Brasil quando falamos em Rock Progressivo, e ainda a banda nos presenteou com um grande frontman e compositor, Netinho conheceu um grande compositor, ainda menor de idade, chamado Catalau, também descoberto por Pisca em 1976. A primeira letra que fez foi Rock Que Se Cria, compôs com a banda dois discos, Lar de Maravilhas ( 1975 ) e Casa de Rock ( 1976 ). Quase no fim da carreira fizeram um show em Santos/SP em 1978 que foi gravado em uma fita cassete e depois pirateado para cd, uma das últimas apresentações do grupo, antes da volta que se refere este review.

    O retorno da banda sempre foi estudado, desde dezembro de 2003. Netinho reformulou a banda para uma apresentação única em Matão, interior de São Paulo, e a resposta do público foi melhor que a banda esperava. Essa formação contou com Netinho, Marinho Testoni e Marinho Thomaz, e chamado para o vocal e baixo Andria Busic ( Dr. Sin ) e Sandro Haick na guitarra.  

    Em 2008 foram convidados para tocar no Festival Psicodália de Carnaval, na Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina, com um público de 3.000 pessoas cantando todos os clássicos da banda, o Casa das Máquinas mostrou com muita energia e competência o porque deveria voltar, a formação que se apresentou festival em 3 de fevereiro de 2008 contou com Netinho seu irmão Marinho Thomaz, Marinho Testoni, Andria Busic e Faíska, daí por diante a banda foi concretizando cada vez mais o seu retorno tendo shows fantásticos para provar isso, como na Virada Cultural que aconteceu na capital paulista no dia 7 de maio de 2008 e na renomada Expo Artur que ocorreu na cidade de Artur Nogueira, interior de São Paulo no dia 11 de novembro de 2009, nesses shows a banda mostrou que tinha tudo para ficar e isso levou os fãs ao delírio, mas as coisas não ficaram só ai, dois meses depois no dia 16 de dezembro do mesmo ano a banda dividiu o palco ( leia resenha ) com o lendário vocalista Glenn Hughes ( ex-Trapeze, Black Sabbath e Deep Purple, ), o show ocorreu no Carioca Club em São Paulo/SP. 

    Após muita negociação, o Casa das Máquinas finalmente em 2010 teve seu tão esperado retorno, esse momento foi oficializado com o show no Carioca Club no dia 07 de abril de 2010, que contou com a participações de vários músicos consagrados do Rock Nacional, entre eles, Paulo Zinner, Oswaldo Malagutti, Sergio Hinds, Carlos Geraldo e Luiz Carline. Nesse show foi apresentado João Luiz o novo vocalista da banda que trouxe em sua bagagem, muita energia. A atual formação conta com Mario Tomaz ( Marinho ) na bateria, Mario Testoni nos teclados, João Luiz nos vocais ( também do King Bird ), Leonardo Testoni na guitarra e Fabio César no baixo ( King Bird ) subiram ao palco do SESC Belenzinho provando que independente do tempo que estavam sem atividade o público não esqueceu desta excelente banda e lotou o lugar.

    Um público fiel e que cantava todas as músicas, algumas que segundo a banda era apenas a segunda vez que cantaram e músicas apenas que foram apresentadas pela segunda vez com essa formação, fizeram um show perfeito e podemos destacar a performance de todos, os novos integrantes, João Luiz, Leonardo e principalmente o baixista Fabio Cesar com uma performance de palco ímpar provaram que a banda continuará grande e não devem em absolutamente nada a seus antecessores. Destaco também a presença do vocalista Percy Weiss ( Made In Brasil e Harppia ) estava entre os convidados, e tirou algumas fotos da banda. O solo do tecladista Marinho foi um show a parte com lances de várias músicas como Iron Man ( do Black Sabbath ), levou o público a insanidade.

    Ouvir hinos como "Londres", "Vale Verde", "Epidemia de Rock", "Mania de Ser", "Vou Morar No Ar" e "Casa de Rock", realmente, para quem aprecia Rock há algumas décadas, não tem como descrever a emoção. É paulada após paulada e um excelente Hard Rock pode sim ser cantado em português. Ver um final de show com o hino Casa de Rock cantado em uníssono é realmente uma coisa que deixa esse show destacado em qualquer lembrança. A Casa das Máquinas voltou e só isso já merece um baita destaque.

 

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Setembro/2011

 

Set List:
1 - Essa É  A  Vida
2 - Londres
3 - Natureza
4 - Epidemia de Rock
5 - Lar das Maravilhas
6 - Cilindro Cônico
7 - Vale Verde
8 - Solo de Teclado
9 - Canto Livre
10 - Mania de Ser
11 - Vou Morar No Ar
12 - Liberdade Espacial
13 - Certo Sim Ou Errado
14 - Dr. Medo
15 - Casa de Rock
16 - Stress

Voltar para Shows