Cruachan
Abertura: Lóchrann
Quarta, dia 12 de outubro de 2011
no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

    Neste último dia 12 de outubro, um feriado que também tínhamos a apresentação do mestre da guitarra Eric Clapton no Estádio do Morumbi, preferi algo mais pesado e desconhecido até então para mim e fui curtir a apresentação do Cruachan em terra brazilis. Ao chegar no Blackmore parecia que pouca gente presenciaria o evento, mas aos poucos um bom e entusiasmado público compareceu ao show.

Lóchrann

    A banda de abertura escolhida foi o Lóchrann, formada em 2007, na cidade de Campinas/SP, e fazem um show exatamente Folk com todos os aparatos que o gênero pede, como flauta violino, bandolins e etc... Formado por Gordo "Elfo" nos vocais, Lüi "Björn" Marestoni e Yuri Rissetti nas guitarras, Kátia "Jaka" Akemi no violino; Bruno "Flying-leg" no bandolin, backing vocals e tin whistle, Crom no teclado, flauta e vocal; fizeram uma excelente apresentação mostrando que o Brasil possui boas bandas no gênero, e que merecem ser mais escutadas e apoiadas no Metal Nacional. Mesmo com oito pessoas no palco a movimentação deles foi excelente só provando a versatilidade que a banda possui.

    Com apresentações eficazes e concertos marcantes como o de abertura ao Elluviete em Curitiba/PR, Palco Rock na Festa do Figo em Valinhos/SP e THORHAMMERFEST III em São Paulo, a banda vem construindo seu espaço com base forte e dedicação. O Lóchrann apresentou as músicas de seu vindouro e debut álbum Moonlight Dance e deverá sair brevemente, é esperar e conferir. Os destaques de seu show foram o excelente vocalista Gordo e o tecladista Crom, que sempre levantava suas espadas e agitava a todos, e as músicas que impressionaram mais foram "I Believe", "Batle" e "Pagan Pride".

 

    Embora todas as bandas dizem que a cena está ruim, eu vejo sempre com bons olhos grandes bandas surgindo como foi o Furia Inc. abrindo para o Korzus no mesmo Blackmore ( confira cobertura ) e agora o Lóchrann abrindo para o Cruachan. Enfim, uma boa banda na qual vale a pesquisa e assistir a algum show para tomarem suas próprias avaliações sobre a banda, mas afirmo aqui: o show foi sensacional.

Set List Lóchrann
1. Eye Less
2. Promise
3. Lords
4. I Believe
5. Avalon
6. Freedom
7. Sail
8. Batle
9. Moon
10. Pagan's Pride

Cruachan

    Chegava a hora da banda irlandesa Cruachan, formada nos idos de 1992 por Keith Fay, Fay John e John Clohessy, época que rodaram muito pela Europa até o lançamento do seu álbum de estreia Tuatha Na Gael no início de 1995.

    O álbum sofreu com som ruim e produção. A Century Media Records mostrou muito interesse em 1997 e foram tomadas medidas para uma sessão de autógrafos. Saíram de "NEP", negociado com a Century Media e infelizmente nunca este negócio se materializou. Então o Cruachan continuou a escrever e tocar, não só para o público Metal, mas em festivais Celtas e com atos de renome internacional para uma variedade de pessoas.

    Para nosso deleite, a banda estava no Brasil lançando seu mais novo trabalho Blood On The Black Robe e não contavam mais com a vocalista Karen Gilligan e muitos do público esperavam como seria a banda sem o vocal feminino, quase que base para toda banda de Folk.

    Após a rápida troca de equipamentos surge no palco Keith Fey na guitarra e vocal, John (fay) O'Fathaigh na flauta, John Ryan no bandolin e violino, John Clohessy no baixo e Collin Pursell na bateria e perguntam: "São Paulo, Are you ready?" e finalmente a primeira música The Horned God põe o Blackmore a beira da insanidade, com os elementos celtas necessários e um peso beirando o Metal Extremo e todos os músicos entraram com vestimentas características da cultura celta e pinturas de batalha. Maeve´s March e Pagan Hate dão sequencia a brilhante apresentação da banda mostrando que o Cruachan não possui só fama e sabe muito bem como lidar com um público.

    Surge então a convidada especial da banda, que o Cruachan gostaria que o vocal feminino fosse alguma cantora do país local, e então Juliana Rossi da banda HevoraH e Raveland entra no palco e executam a matadora Blood Sunday/Brian Boru e The Great Hunger, que também contou com a participação de Juliana também.

    A energia do Blackmore era sensacional com todo o público, que não lotava a casa, mas era bom público. Então a banda deu sequencia com The Kingdom Gone, e sempre mesclando seu Metal Extremo com elementos Folk com flautas, bandolim e guitarra.

    Depois, Ossian´s Return e Primeval Odium mantiveram o pique lá em cima, após um 'break' devido o som da guitarra, teimar em apresentar um defeitinho durante toda a apresentação, eles anunciam seu talvez maior hit: Some Say The Devil Is Dead, e só posso dizer que, se o capeta não morreu - como diz o nome da música - ele chegou bem perto disso de tanto que o público pulou e cantou os versos dessa música e terminam a primeira parte do set com "Pagan", "The Morrigan´s Call" e "I´m Warrior".

    Para o bis voltam ao placo todos juntos com Juliana Rossi e terminam um show memorável com Ride On. Detalhe louvável foi que a banda circulou entre os presentes antes e depois do concerto para fotos, autógrafos, cervejas e tudo que fosse possível, fato que fez com que a apresentação não fosse um show e sim um encontro de amigos. Para os fãs de Folk Metal é torcer para que a lenda do gênero Mago de OZ, que excursionará pela America Latina, em novembro, deem finalmente um pulo no Brasil e lotem alguma casa aqui no Brasil.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costabile Salzano Jr. e a  produtora Dark Dimensions
Outubro/2011

Galeria de fotos do Cruachan e Lóchrann no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

Galeria de fotos do Cruachan e
Lóchrann no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

Set List Cruachan

1 - The Horned God
2 - Maeve's March
3 - Pagan Hate
4 - Bloody Sunday/Brian Boru
5 - The Great Hunger
6 - The Kingdom Gone
7 - Ossian's Return
8 - Primeval Odium
9 - Some Say The Devil Is Dead
10 - Pagan
11 - The Morrigan's Call
12 - I Am Warrior
Encore:
13 - Ride On

Voltar para Shows