Korzus & Metal Punk All Stars
Abertura:
Furia Inc. 
Sexta, dia 30 de Setembro de 2011
no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

 

    O novo encontro do Korzus com o Metal Punk All Stars, após o massacre sonoro que fizeram no Rock in Rio ( confira resenha ), aconteceria em São Paulo/SP, e desta vez com certeza, não seria com o cronometro marcado de uma hora de show.

    Ao chegar na casa perto das 11:00 da noite, percebi que a mesma não estaria lotada, mesmo em bom número, o que decepciona um pouco em função da qualidade do som que veríamos na noite, mas em função da tantos shows internacionais e o Rock in Rio estar sendo televisionado na integra, muitos tiveram que escolher o que ver. Parabéns ao Brasil de estar recebendo tanta gente boa em shows, independente do estilo. Mas vamos ao evento que foi sensacional.

Furia Inc. 

    A abertura da noite ficou por conta de uma das revelações do Metal nos últimos anos, a banda Furia.Inc., formada por Victor Cutrale no vocal, Gustavo Romão na guitarra, Bruno Nicolozzi no baixo e Neto Romão na bateria, e eles subiram no palco para aquecer a galera e mostrar seu mais novo trabalho o E.P. Before The World Ends ( leia resenha ), os quatro integrantes fizeram um show perfeito. A intro foi a Marcha imperial da saga Guerra nas Estrelas, seguida Walk Alone, música do novo trabalho além de Damage e Sons Of Anarchy, sendo o som da banda, rápido, forte e preciso sem deixar de ser técnico.  

    Após uma pausa e surge um convidado mais que especial para abrilhantar ainda mais a festa, Felipe Andreoli ( Angra, Bittencourt Project e Almah ) e ao invés do tradicional baixo, que estamos acostumados a vê-lo tocar, ele entra com uma guitarra para executar o cover do Pantera Walk agitando e muito a plateia presente no Blackmore, após o convidado eles dão sequencia ao show com mais uma faixa do novo EP, The One, soando muito bem e com boa receptividade do público.

    Houve distribuição de camisas e cd's durante os intervalos das músicas, sendo essa uma boa tática da banda e a última parte do show do Furia Inc. foi matadora com Lights Are Falling, um belíssimo cover do Sepultura Roots, Bloody Roots e finalizando com Screaming Inside também do novo EP. Uma bela apresentação mostrando que a experiência vem crescendo e muito brevemente a banda estará figurando entre as grandes do país. Sorte ao Furia Inc., pois talento eles tem.

 

Korzus & Metal Punk All Stars

    Pausa rápida para a troca de equipamentos e cenários e cerca de meia hora depois de finalizando o show do Fúria Inc., sem intro sobem ao palco, Heros Trench na guitarra, Antonio Araujo na guitarra, Rodrigo Oliveira na bateria, Marcelo Pompeu nos vocais e Dick Siebert no baixo se posicionam e Pompeu lembra a morte de um dos ícones do Rock Nacional, que faleceu na última terça feira, Redson da banda Cólera, e inclusive vi uma bela camiseta de uma fã, com a foto do músico com os dizeres: Para Sempre Redson Pozzi.

    Após a homenagem, Guilty Silence e Truth são executadas com perfeição e com a "bateção" de cabeça coletiva, e na sequencia o título do novo álbum, Discipline Of Hate, cantada por todos assim como o refrão da música What Are Looking For do excepcional Ties Of Blood

    Never Get Me Down continua o massacre e na apresentação da seguinte, Pompeu citou que música é sobre pessoas que agridem familiares e que se acham por isso, e assim anunciou I Am Your God. Pompeu chama a atenção pelo carisma e pelo talento nato, então quando anuncia alguma música ou faz algum comentário, certamente a plateia está com ele, pois é direto, sem frescura e fácil de se comunicar.

    Punisher veio foi a próxima e era claro assistindo a banda pela terceira vez, ( Sesc Ipiranga - veja cobertura aqui, no Rock In Rio e agora no Blackmore ) claramente vemos a banda em alta novamente, pois o entrosamento deles é superior a muita banda gringa que vem ao Brasil com "ares de Intocáveis". Raise Your Soul, também foi cantada por todos mostrando o quanto o público está com o Korzus e posso afirmar, eles são sim uma lenda.

    Chega a parte dos convidados, onde todos já eram vistos na parte superior do Blackmore e Schmier, da banda alemã, Destruction foi o primeiro e entrou no palco com seu tradicional baixo e executou junto com Ricardo e Antonio a clássica Mad Butcher de forma que contagiou a todos e pergunta: "One more, One more?" e assim Nailed To The Cross veio na sequencia, sendo a segunda um "plus" em relação ao show do Rock in Rio, onde só foi executado a canção do açougueiro.

    Mike Clark, o homem da faixa do Suicidal Tendencies, que na época do House, inicio dos anos 90, todos bangers desenhavam em seus respectivos cadernos um smile com um tiro na testa ou o tradicional boné com a aba para cima e o nome e símbolo da banda. Isso era "mosca branca" e sonho de consumo no interior onde cresci, mas isso é outra historia.  

    Mike Clark então no palco com um sorriso no rosto para a execução de War Inside My Head  e levou ao delírio todos presentes com aquele misto de Thrash Metal, Punk e Hardcore. Romero, do Threat, deu as caras e animou ainda mais a festa. Como foi bom ver uma lenda de perto num lugar tão intimista como o Blackmore proporciona, na minha opinião poderiam ter emendado como You Can Bring Me Down, mas ficaram apenas na primeira e em sonho para mim a segunda.

    A última aparição estrangeira no Blackmore: East Bay Ray, do Dead Kennedys. Velho devido a idade, mas com uma atitude da época áurea do Punk, a intro na bateria mostrou que o clássico California Über Alles, que ensandeceu o Rio também o faria em São Paulo. Outra lenda do Punk presente no Brasil e excelente. 

    Do meu ponto de vista foi muito interessante ver ali, reunidos, fãs de Metal e Punk, pelo mesmo intuito de curtir essa grande festa da música, e na paz, já que devem no passado ter presenciado a grande segregação que havia entre alguns fãs de ambos os estilos, porém, tão parecidos em conceitos e atitude.

    O Korzus volta completo ao palco, para continuar a maravilhosa noite e assim do álbum Mass Illusion, a matadora Agony, cantada por todos e me fez lembrar o primeiro show que vi deles em São José dos Campos/SP, em 1991, época que gravaram esse clipe, e que até hoje é uma paulada na orelha. Depois foi a vez de Internally não deixando "pedra sobre pedra" no Blackmore.

    O Korzus no passado teve um hiato bem difícil com a saída de Silvio Golfetti e ficando por um tempo buscando um novo guitarrista, então Pompeu apresentou André Curci, do Threat, chegou a tocar com a banda neste período e participou da música Catimba, aí veio um clássico do KZS que não tem como ficar parado em plateia nenhuma: Correria. O vocalista disse que todos somos os guerreiros para então eles emendarem Guerreiros do Metal e levar todos ao delírio, sendo que nessa Pompeu faz um mosh e foi levado pela plateia. Mesmo assim, ele continua cantando e voltou no palco sem maiores problemas para terminar o set com Never Die.

    Quando já estava todos dando os tradicionais "tchauzinhos" da noite, Ricardo começa a dar as famosas três batidas secas na batera, Pompeu diz: "essa não tava preparada mas vamos lá...!!!" e o cover de Raining Blood do Slayer termina com chave de ouro uma noite mais que excelente. 

    Foi claro uma noite memorável, que lógico com tantas estrelas internacionais chamaria a atenção, mas Korzus por si só já valeu o ingresso. Long Live Korzus!!!!!

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos especiais à Damaris Hoffman
Outubro/2011

 

Galeria de Fotos do Korzus & Metal Punk All Stars
 e do Furia Inc. no Blackmore Rock Bar/SP

Voltar para Shows