Jean Luc Ponty
Quarta, dia 23 de novembro de 2011
 no Teatro Bradesco em São Paulo/SP

    Alguns músicos superam tendências estilos e são conhecidos por sua versatilidade e estilo, e Jean Luc Ponty se encaixa perfeitamente nesse contexto.

    O músico Jean Luc Ponty trabalhou no inicio de carreira com Stephane Grappelli, a Mahavishnu Orchestra de John McLaughlin, além do grande Frank Zappa, e uma extensa carreira solo e também seus grandes álbuns que influenciaram o Rock Progressivo durante os anos 70 e 80, além de ter introduzido o violino no Rock, fundiu o mesmo com o melhor do Jazz, que inspiraram muitas bandas atuais, que continuam com o estilo até hoje com grandes solos, quebras de ritmo, e melodias extremamente bem trabalhadas, que começaram nas obras deste mago dos violinos.

    Em uma quarta feira 23 de novembro, o Teatro Bradesco lotou para receber o violonista Jean Luc Ponty, que fez uma semana passada a turnê The Atlantic Years Tour, que celebrou sua fase por essa gravadora que durou entre os anos de 1975-1985 com doze álbuns e milhões cópias vendidas pelo mundo, e para essa empreitada ele convocou os músicos que tocavam com ele na época, Jamie Glaser na guitarra ( que além da JLP Band, tocou com Bryan Adams, Eric Burden e Manhatan Transfer ), no baixo Baron Browne, na bateria Rayford Griffin ( Stanley Clark, Michael Jackson ) e nos teclados William Lecomte.

    O local escolhido por ser um teatro já sabia que a acústica seria perfeita, assim como tivemos o Dr Sin e Orquestra na sala São Paulo ( confira matéria ), e como é belíssimo o Teatro Bradesco localizado dentro do Shopping Bourbon na Barra Funda, em São Paulo/SP, mostrou-se um belíssimo e diferenciado lugar para espetáculos deste porte.

    Com avisos de tempo restante para inicio do espetáculo, no horário previsto surge a banda no palco um a um e o primeiro hino The Trans-Love Express inicia os clássicos que seriam apresentados na noite, A Journey's End e Faith In You dão sequencia a excelente apresentação dos músicos com destaque nesta parte ao tecladista William Lecomte, sem contar que é muito interessante ver um violonista dedilhando o violino da maneira como se fosse um violão.

   Pausa para primeira apresentação da tour onde Jean Luc Ponty explica a turnê baseada nos álbuns gravados pela Atlantic Records e explica que as próximas musicas referem-se ao álbum Imaginary Voyage de 1976, e uma versão da Part I e Part II são executadas a perfeição seguida por "Cosmic Messenger" , "Don't Let The World Pass You By" e com Final Truth Part II, esta última, com direito a um solo espetacular de Rayford Griffin e a gritos do batera fazendo esse o melhor solo de bateria que vi neste ano. Nesta parte Jean Luc Ponty apresenta todos os músicos e a plateia inteira pede pois faltava a estrela maior a ser apresentada e aos gritos de "And, and, and...", o mestre se abaixa e é ovacionado por todos sentindo-se emocionado pelo carinho do público presente.

    Na sequencia temos a bela Demagomania e Mirage e todas as quatro partes de Enigmatic Ocean do álbum homônimo de 1977, finalizando a primeira parte do show. O bis foi mágico com o clássico New Country do disco Imaginary Voyage seguido por Egocentric Molecules do excelente Cosmic Messenger de 1978, que finalizaram uma memorável noite.

    Ao final do show, Jean Luc Ponty do palco assinou vários Lp's e o guitarrista Jamie Glasser fez um rápido Meet & Greet. Pessoas com várias camisa do G3, Rush, Symphony X e Dream Theater se intercalavam com senhores de paletó social, com e sem cabelos compridos, mostrando que quando a música é boa o público prestigia e comparece.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos ao Teatro Bradesco, Bruna Stella e Helena Prado 
da M2 Assessoria de Comunicação pelo credenciamento
Novembro/2011

Set List:

1 - The Trans-Love Express
2 - A Journey's End
3 - Faith In You
4 - Imaginary Voyage, Part I
5 - Imaginary Voyage, Part II
6 - Cosmic Messenger
7 - Don't Let The World Pass You By
8 - I Only Feel Good With You
9 - Final Truth, Part II ( with drum solo )
10 - Demagomania
11 - Mirage
12 - Enigmatic Ocean, Part I
13 - Enigmatic Ocean, Part II
14 - Enigmatic Ocean, Part III
15 - Enigmatic Ocean, Part IV

Bis:
17 - New Country
18 - Egocentric Molecules

Voltar para Shows