Ringo Starr And His All Starr Band
Sábado, dia 12 de novembro de 2011
no Credicard Hall em São Paulo/SP 

    Um grandioso espetáculo com uma pequena ajuda dos amigos, aliás, que amigos. Assim como na letra da antológica With Little Help From My Friends do não menos incrível álbum Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band ( leia resenha ), pode definir em poucas palavras o que foi o show de Ringo Starr e sua All Starr Band no sábado dia 12 de novembro no Credicard Hall em São Paulo.

    A atual turnê de Ringo, que teve sua primeira passagem no Brasil, consistiu de sete datas, sendo elas em Porto Alegre, São Paulo ( a única com dois shows ), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Além de ser uma oportunidade única para ver o ex-Beatle por aqui, pudemos conferir também o verdadeiro Dream Team que o acompanha, que é composto por estrelas como Rick Derringer ( ex-The McCoys na guitarra e vocais ), Richard Page ( ex-Mr. Mister no baixo e vocais ), Wally Palmar ( fundador da banda The Romantics na gaita e guitarra ), Edgar Winter ( que tocou com Ronnie Montrose e com o irmão Johnny Winter nos teclados, sax, vocais e percussão ), Gary Wright ( ex-Spooky Tooth nos teclados e vocais ), Mark Rivera ( saxofone ) e Gregg Bissonette ( bateria e ex-David Lee Roth ), além, é claro de Ringo nos vocais e bateria. A All Starr Band já roda o mundo desde 1989 ( com outras formações ) e a certeza de um muito Rock´n´Roll de altíssima qualidade confirmou-se a cada música executada.

    O show começou britanicamente no horário previsto, às 20:30 e o Credicard Hall estava com suas dependências todas utilizadas, afinal, todos queriam conferir o ex-Beatle que está com 71 anos, mas com toda a energia que ele possui no palco, nem parece que tem essa idade. Entraram no palco cada um dos músicos da All Starr Band para receberem Ringo Starr, que cantou seu sucesso solo It Don't Come Easy e a recepção dos fãs foi muito calorosa e emocionante, como já era esperado. Ringo, demonstrou seu carisma e presença de palco, e por falar nisso, este estava com uma grande e bonita estrela com um fundo psicodélico de flores, que ao mudar de cor no decorrer do show, deixava o ambiente ainda mais bonito.

    Em seguida, Ringo cantou Honey Don´t, gravada originalmente por Carl Perkins, e depois no álbum Beatles For Sale, para alegria da plateia, que era composta de pessoas de todas as idades, pois tínhamos famílias inteiras, avós, avôs, filhos, filhas, netos e netas com camisetas tanto dos Beatles quanto de Ringo, ou seja fãs uniformizados como costumamos ver nos shows de Metal. Depois, Ringo se dirigiu para a bateria postada no centro do palco ( mas, atrás do posto do vocalista ) e de lá executou Choose Love, mais um sucesso de sua carreira solo, e além da boa voz, deu para ver que ele mantém uma ótima pegada na bateria, até um pouco pesada eu diria.

    Em seguida, disse que seu nome é Ringo e avisou que o show seria compartilhado com os demais membros da constelação de sua banda, e Hang On Sloopy, sucesso da banda The McCoys de Rick Derringer foi cantada por ele para aumentar ainda mais nossa felicidade ao ouvir novamente este sucesso do passado, ainda mais quando o excelente guitarrista conclamou nossa participação com Ohhh Yeah!! e falou para voltarmos no tempo.

    Com Rick Derringer passando o comando da máquina do tempo para Edgar Winter, o multi-instrumentista pode demonstrar sua soberba técnica com Free Ride, um Blues/Rock espacial que garantiu sensações maravilhosas em cada um de nós, e ver o irmão de Johnny Winter literalmente debulhando os teclados e depois o sax, é quase indescritível. E o clima de descontração do show seguiu com Edgar Winter dizendo que a próxima música seria cantada por Wally Palmar e o guitarrista nos mostrou Talking In Your Sleep, cover do The Romantics, e com certeza essa e outras executadas, você já ouviu nas FM´s brasileiras, que as tocaram muito em seus programas nos anos 80 ( bons tempos ).

    Retomando o comando do show, Ringo Starr brincou dizendo que a música seguinte "era uma música para as mulheres ( e para alguns homens também )" e completou falando que era da outra banda que ele tocou, assim I Wanna Be Your Man, que chacoalhou as gerações de Beatlemaniácos presentes no Credicard Hall com sua nostalgia positiva que foi sentida em nossos corações, executada em uma linha puramente Rock´n´Roll, arrisco a dizer, mais bonita até que sua versão original.

    Então ele introduziu o tecladista Gary Wright que soltou um "Tudo Bem?" em português e falou da falta que o amigo George Harrinson nos faz, e tocou Dream Weaver, com um feeling cativante que conquistou os fãs, especialmente nos solos que fez em seus teclados. E como acontecia com cada um dos membros da All Star Band, quando deixavam sua participação no show ( seja com uma música de sua ex ou atual banda ), o mesmo, assumia o centro do palco, já que nesta trupe não temos o posto de vocalista fixo.

Uma equipe entrosada "tocando a bola" direitinho

    Gary Wright entregou a "posse de bola" para Richard Page, que saudou os presentes e nos lembrou que tínhamos um lendário baterista no Credicard Hall, e aqui encaixo um parêntese nesta matéria: como Ringo fica discreto em sua bateria e deixa seus convidados assumirem o posto de figura principal da banda, nem parece que ele é "o cara" que todos foram prestigiar, mas Ringo nem se importou com isso, ficou como se fosse coadjuvante de muito luxo em seu próprio show. Voltando ao texto, Richard Page cantou Kyrie, cover do Mr. Mister, que foi acompanhada nas palmas graças ao entusiasmo passado pelo baixista neste clássico oitentista.

    Os roadies montaram rapidamente algumas partes de uma bateria no centro do palco para que Ringo Starr se dirigisse até lá cantasse o rockão The Other Side Of Liverpool, outra solo dele, que conta sua história de quando era garoto naquela cidade e foi muito bem recebida por sua contente plateia. Provando que estava feliz com o público, Ringo nos falou: “Essa eu não vou nem falar o nome, porque se vocês não conhecerem é porque estavam esperando o Lenny Kravitz no palco”, e rindo de sua piada ( e nós também rimos!!! ), iniciou um dos momentos mais mágicos da noite ao cantar o hino Yellow Submarine ( presente no álbum Revolver e posteriormente intitulando mais um filme dos Beatles ), que foi acompanhada por todo mundo, e os fãs que estavam na frente ergueram cartazes com o "submarino amarelo" impresso, foi uma interação perfeita que deve ter emocionado o ex-Beatle. A vibração de Yellow Submarine foi tão grande, que após ao seu término, os fãs continuaram enaltecendo a música e cantarolam seu refrão por mais alguns segundos, o que levou Ringo a dizer: “vou descer aí para dar um abraço em cada um ou vocês vão subir ao palco para cantar…", para risos e sorrisos gerais.

    E após nos levar a um de seus pontos altos do show, Ringo saiu do palco para um breve descanso e deixou novamente Edgar Winter na posição de "capitão" do espetáculo para tocar a instrumental Frankenstein, um Bluesão cheio de improvisação com sax, teclados e percussão, que praticamente chegam próximos a um Jazz.

    Foi nesta hora que o baterista Gregg Bissonette mostrou sua capacidade com um ótimo solo, que foi duelado com os teclados de Mr. Winter, e se não bastasse, no final ele fez seus teclados estremecerem o chão de uma forma impressionante por todo o Credicard HallEdgar Winter chamou Ringo de volta, este por sua vez, nos apresentou cada um dos integrantes de sua banda, e como já é um costume seu, nos solicitou para gritarmos seu nome, tarefa que desempenhamos com toda a força de nossos pulmões e mostrando que ficou satisfeito com nossa atuação, Ringo cantou Back Off Boogaloo, outro Rockão muito divertido de sua carreira solo, e novamente voltou para a bateria e de lá cantou os versos finais da música.

    Como um bom meio-campo camisa 10, Ringo "devolveu a bola" para Wally Palmar que cantou What I Like About You, um Rock´n´Roll bem animado do The Romantics, que além do virtuoso solo de guitarra que ele fez, teve direito ainda à um excelente solo de gaita e claro, acompanhamos nas palmas, dançamos e cantamos o seu refrão, tanto que faço um complemento por conta: que sonzeira meus amigos(as), procure por um vídeo no Youtube dessa música!!!.

    Wally Palmar "passou" para Rick Derringer, que tocou Rock And Roll, Hoockie Koo com uma Gibson Les Paul, um Rock´n´Roll de primeira, que além de empolgar muito os presentes, mostrou que o ex-The McCoys tem seu lugar assegurado entre os grandes nomes das seis cordas, como percebi na hora de seu solo individual, pois, ele tirou notas rápidas que pareciam inspiradas por Eddie Van Halen. Em seguida Ringo, lá de sua bateria, pegou o microfone e falou:"Vou tocar mais uma daquela banda que eu fiz parte… Rory Storm and The Hurricanes ( vale o registro da curiosidade, banda que tocava antes dos Beatles ) e completou:  “Não é o grupo que vocês estavam esperando?”, provocando mais risos dos fãs. Bem, quando a linda Boys, presente no primeiro álbum dos Fab Four, foi executada, ela resgatou o sensacional clima dos anos 60 para outro grande êxtase dos fanáticos seguidores do quarteto.

    Ringo convidou o tecladista Gary Wright ao centro do palco para que ele mostrasse o seu feeling ao cantar Love Is Alive, seguida pelo clássico Broken Wings, cover do Mr. Mister, que foi um enorme sucesso da década de 80 e nesta noite foi cantado com maestria por Richard Page em uma versão perfeita, que lembrou a infância e pré-adolescência de muitas pessoas presentes, que corresponderam cantando seus versos à plena potência juntos com o baixista.

    E então a grande estrela da noite voltou ao centro do palco e foi ovacionado pelos seus fãs em um momento realmente muito emocionante, pois, com muito bom humor ele disse que precisava de uma ajuda dos fãs para a execução de um de seus maiores sucessos solo, Photograph, que além de sua melodia contagiante, fez a maioria das pessoas que estavam na frente do palco exibirem fotografias de várias fases de Ringo, desde os tempos de Beatles aos dias atuais, em uma interação que certamente emocionou o baterista inglês.

With Little Help From All My Friends...

    A próxima foi Act Naturally, do álbum Help, um Rock´n´Roll básico que transbordou nossas almas de alegria e empolgação, mas, que só não foi maior devido ao grand finale que Ringo Starr havia preparado. Ele nos perguntou se estávamos prontos para o maior momento da noite, enfim, era a hora do maior clássico cantado por suas cordas vocais desde 1967, With A Little Help From My Friends e Ringo segurou uma estrela e uma das mais emblemáticas composições dos Beatles foi executada diante de nossos olhos para o nosso contentamento ser supremo. O mais interessante é que os fãs sopraram bexigas, ficaram agitando elas, e aumentaram ainda mais a sinergia da canção. Se parasse aí... eu já teria história para contar por meses, mas Ringo nos agradeceu, saiu do palco e voltou para cantar com sua All Starr Band a maravilhosa Give Peace A Chance, que nos passou uma sensação de paz gigante, uma satisfação maior ainda, pois acompanhamos seus versos extasiados e a inesquecível inesquecível mensagem composta por John Lennon, que deveria fazer parte de nossas vidas.

    Ringo Starr e seus amigos realizaram, para mim, um dos melhores shows do ano, um show que contou com praticamente duas horas e não sentiu-se o tempo passar. Creio que, assim como nós todos ficamos muito felizes por ver Ringo esbanjando vitalidade aos 71 anos em um grande show, ele também adorou sentir o calor de cada um dos fãs brasileiros. Espero que muitos de vocês caros leitores(as) do Rock On Stage possam ter assistido uma das datas do Ringo Starr no Brasil, se viu, sei que sua alegria foi igual ou maior que a minha. Que ele possa voltar novamente para compartilhar um pouco mais das músicas que fazem parte da história de nossas vidas.

Galeria de fotos de Ringo Starr And His All Starr Band no Credicard Hall em São Paulo/SP 

Galeria de Fotos de Ringo Starr
And His All Starr Band

 

Texto: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos especais a  Henrique Sarcinella
pela atenção e credenciamento
 e também para Guilherme Oliveira e Regis Motisuki - T4F
Fotos: Marcelo Rossi - T4F, Rafael Koch Rossi - T4F e Fernando R. R. Júnior
Novembro/2011

Set List do Ringo Starr And All Star Hist Band

1. It Don't Come Easy
2. Honey Don't ( Carl Perkins )
3. Choose Love
4. Hang On Sloopy ( The McCoys cover - Rick Derringer )
5. Free Ride ( Edgar Winter )
6. Talking in Your Sleep ( The Romantics cover - Wally Palmar )
7. I Wanna Be Your Man ( The Beatles  )
8. Dream Weaver ( Gary Wright )
9. Kyrie ( Mr. Mister cover - Richard Page )
10. The Other Side Of Liverpool
11. Yellow Submarine ( The Beatles )
12. Frankenstein ( Edgar Winter )
13. Back Off Boogaloo
14. What I Like About You ( The Romantics cover - Wally Palmar )
15. Rock and Roll, Hoochie Koo ( Rick Derringer )
16. Boys ( The Beatles )
17. Love Is Alive ( Gary Wright )
18. Broken Wings ( Mr. Mister cover - Richard Page )
19. Photograph
20. Act Naturally ( Buck Owens  )
21. With A Little Help From My Friends ( The Beatles )
22. Give Peace A Chance
( John Lennon )

Voltar para Shows