Tears For Fears
Quinta, dia 06 de outubro de 2011
no Credicard Hall em São Paulo/SP

    Com um Credicard Hall lotado, com ingressos esgotados a vários meses para ambas as apresentações, na noite desta quinta dia 6, tivemos o Tears For Fears para a primeira de duas apresentações que Roland Orzabal ( voz e guitarra - cabeludo ), Curt Smith ( voz e baixo ) e banda estão fazendo pelo Brasil e passa duas vezes por São Paulo.

    Foi um revival dos anos 80, repleta de coroas grisalhos, casais saudosos, que namoraram muito no carro com provavelmente uma Basf amarela ou Scott transparente ao som deles, sem contar também uma parcela de jovens curiosa para ver os ingleses que surgiram como um furacão e fizeram muito sucesso algumas décadas atrás.

    No auge do radicalismo no Heavy Metal, que era muito maior que os "true" de hoje em dia, os radicais que eram os que gostavam de Thrash Metal os chamavam maldosamente a banda de "tias fofinhas", e olha que muitos eram fãs de Slayer, Metallica e Tears For Fears, explicação pra isso não existe era gosto musical mesmo. Embora na minha humilde opinião Orzabal e Smith não têm nada de "fofos" e bem longe disso....

    O Tears For Fears se destacou pela variação temas usados em suas músicas, pelo detalhismo e pela vigorosa utilização do sintetizador, porém rica em detalhes Pop que faziam muito sucesso na época. Venderam mais de vinte milhões de discos pelo mundo afora e obtiveram vários discos de ouro e de platina. A base deles foi um grupo de Ska chamado Graduate ( ambos tocaram no Graduate ),e em seu primeiro álbum The Hurting ( de 1983 ), onde apresentam músicas mais Techno quase Góticas, porém, o álbum de maior sucesso e considerado a obra prima é Songs From The Big Chair ( de 1985 ). O disco vendeu mais de 10 milhões de cópias, e os hoje clássicos Pop "Everybody Wants To Rule The World", "Shout" e "Head Over Heels" tocaram desde os famosos e saudosos bailinhos de garagem, a festas de peões ( arrghh!! ) sem contar as danceterias que em toda noite tinha varias do Tears For Fears.

    Vale destacar que ao caminhar pelo público presente que obviamente não estavam todos vestidos de preto, como de costume em nossos shows de Heavy Metal, percebi varias, camisas do Rock In Rio, provando que o evento é um sucesso apesar de todas as críticas, Judas Priest, Iron Maiden, Whitesnake, Michael Schenker Group, várias do U2, e por volta das 22h, Orzabal, Smith e banda sobem ao palco e de cara incendeiam a plateia com o hit Everybody Wants To Rule The World,  reparei que nessa música eu sabia a letra inteira, e falei: "opa vou curtir muito esse show!!!".    

    Com o entusiasmo do público, que não via a banda em terras nacionais por quase quinze anos mandaram na sequencia Secret World e Sowing The Seeds Of Love, um visual incrível fazia parte do palco com um telão em alta definição, atrás da bateria que havia um cÍrculo de refletores sensacionais e mais dois telões lateralmente que cobria com belíssima iluminação todo o palco, sendo este de luzes um espetáculo a parte. "Change", "Call Me now", "Everybody Loves A Happy Ending" seguiram com a plateia cantando muito e mostrando estar feliz em ver os ídolos nesses anos longe do Brasil. Depois, em Mad World, se ganha mais peso e todos da plateia cantando totalmente juntos.

  Após Memories Fade e Closing Thing To Heaven, onde por serem mais cadenciadas e não conhecidas do grande público o público deu uma baixada no animo, veio para mim a maior surpresa da noite, na apresentação da música ele falou algo como saudade e que a essa musica traz e que já foi gravada por várias pessoas, mas aquela era a homenagem dele, e Billie Jean numa versão semi acústica fez o Credicard Hall inteiro ouvir atentamente a versão do Tears For Fears, para o sucesso de Michael Jackson - simplesmente sensacional. Advice For Young At Heart conduz novamente a galera ao delírio com outro hit da banda que marcou toda uma geração. Seguiram o show com "Floating Down The River e Badman Song e terminaram a primeira parte do espetáculo em grande estilo com Break It Down Again e Head Over Heels.

      Para o bis, sem surpresa os sucessos que faltavam eram Woman In Chains e o mega hit Shout, que termina uma apresentação memorável do Tears For Fears, não teve grande movimentação dos músicos da banda pelo palco, mas o carisma de ambos chama a atenção e fazem um show matematicamente perfeito e ensaiado, com Orzabal tentando falar ora em português ora em espanhol devido a origem latina de sua família fazendo soar bem agradável.

    A febre ou onda dos anos 80 ( tão criticados musicalmente na época ) esta nos trazendo grandes bandas e shows vide que apenas nesse ano vieram para cá, entre outros, Swing Out Sister, Colin Hay, Erasure, Roxette, podemos citar ainda The Cult ( leia resenha ) sem contar o Duran Duran que fará uma apresentação no Brasil em novembro no festival S.W.U. em Paulínia/SP.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Henrique Sarcinella e equipe da T4F
Outubro/2011

Galeria de Fotos do Tears For Fears
no Credicard Hall em São Paulo/SP
Galeria de Fotos do Tears For Fears no Credicard Hall em São Paulo/SP

Set List:

1 - Everybody Wants To Rule The World
2 - Secret World ( 'Let Em In' Snippet )
3 - Sowing The Seeds Of Love
4 - Change
5 - Call Me Mellow
6 - Everybody Loves A Happy Ending
7 - Mad World
8 - Memories Fade
9 - Closest Thing To Heaven
10 - Billie Jean ( Michael Jackson cover )
11- Advice For The Young At Heart
12 - Floating Down The River
13 - Badman's Song
14 - Pale Shelter
15 - Break It Down Again
16 - Head Over Heels
Encore:
17 - Woman In Chains
18 - Shout

Voltar para Shows