Projeto Hard´N´Heavy com Almah 
Abertura:
Rygel e Parallax
Quinta, 06 de setembro de 2012 no Tribal Clube em Santos/SP
 

  Bom, depois de muito tempo sem resenhar volto à ativa para o show do Almah na Tribal Club. É a minha primeira vez nessa casa que já trouxe várias bandas boas para Santos, posso dizer que é espaçosa, possui um palco bem alto, que ajuda a ver a banda de qualquer parte da pista, adorei o bar ser bem próximo ao palco, pois facilita muito a quem está com sede e quer continuar vendo a banda e os preços das bebidas são ótimos também, só dessa vez não visitei o mezanino, mas acredito que seja muito confortável, pois, quem estava em cima não desceu por nada. 

Parallax

     O idealizador do Projeto Hard'n'Heavy Pepinho Macia chama ao palco a banda Parallax ( que é uma banda de Heavy-Metal / Hard Rock formada em 2009 com o seguinte line up Lena Papini no baixo e vocal, Nando Martins e Rodrigo Alves nas guitarras, Pingüim na bateria e Cristopher Clark nos vocais, que atualmente estão preparando seu debut ) que começa a tocar a meia noite em ponto, a casa ainda não estava cheia e o pessoal ainda tava naquelas de encontrar a galera e bater papo. A primeira que eles mandam é a Reconsider e deu para perceber que o vocalista Cristopher Clark canta muito, mas a animação do pessoal ainda é pouca, talvez por desconhecimento da banda, mas ao fim da primeira música, muitas palmas, porque os caras são bons. 

    Eles emendam a Stand Your Ground e o vocalista agita, mas o resto da banda é mais tranquila e compenetrada, mas notei que o arranjo dessa é bem legal. Agora é a vez de um cover do Ozzy Osbourne para Bark At The Moon e a pista até deu uma acordada nessa hora, afinal Ozzy é Ozzy, e o pessoal da banda mandou muito bem, no meio da casa dá para sentir o bumbo da batera ressoar no peito, que louco isso. A quarta é a Lions and Lambs tanto que afirmo seguramente: essa é animal.... seus riffs são tão legais que a galera agita, nem que seja só a cabeça... é o pessoal se rendendo ao Parallax! Mais um cover, agora para Cowboys From Hell do Pantera e te pergunto: é realmente necessário falar que a versão deles ficou ótima? O povo da pista amou, entretanto tem sempre aqueles que ficam mais para trás de braços cruzados avaliando o som das bandas, mas, dava para ver no sorriso da cara deles que essa música até eles curtem. 

    Em tempo, o baixo da Lena Papini é lindo tem cinco cordas e ela toca muito bem todas elas. Eles tocam Stillness Of Mind e sem dúvida foi a que eu mais curti deles, todos são bons músicos, como notei no bumbo muito bem tocado dessa banda, ao fim de todas as músicas muitas palmas, toda a galera foi conquistada e a banda conseguiu novos fãs essa noite ( eu estou nesse meio ) o Cristopher nos apresenta a seus colegas de palco.

   Blind Dancer é a ultima própria dos caras e também é mais agressiva que as anteriores, e vale lembrar, a casa possui uma estrutura legal de som e iluminação, mas para essa primeira banda, não houve nada no palco, sem problemas... eles mandaram muito bem mesmo assim.

    E para fechar com chave de ouro e levar a pista a loucura, eles tocam Painkiller ( cover do Judas Priest ) e lembra do pessoal que eu comentei, que estava mais avaliando a banda, até esses se renderam com pulos, punhos ao ar e cantando junto! A banda Parallax se despede do palco debaixo de muitas palmas e a certeza  de ter conquistado corações essa noite.

Set List Parallax
01 - Reconsider
02 - Stand Your Ground
03 - Bark At The Moon
04 - Lions and Lambs
05 - Cowboys From Hell
06 - Stillness of Mind
07 - Blind Dancer
08 - Painkiller

Links: http://www.myspace.com/parallaxbrazil
e http://www.facebook.com/pages/PARALLAX/130193727086.  

Rygel

     A próxima da noite é a banda santista Rygel ( na ativa desde 2004 e possui influências de do Hard Rock ao Death Metal, mas sempre pautados pelo Heavy Metal tradicional ) e o quinteto formado por Daniel Felipe nos vocais, Ricardo Reis no baixo, Vagner Silva na bateria, Anibal Pontes e Wanderson Barreto nas guitarras, possuem dois álbuns e um EP e já chegam esmerilhando os instrumentos, por serem conhecidos de longa data da plateia são ovacionados durante a entrada dos músicos. Eles mandam a primeira End Of Days ( do novo cd, o Imminent - abril de 2012 confira resenha ), um pouco de microfonia nesse início, mas muita gente a minha volta cantando junto também.

    Depois tocam a Another Life ( do álbum Realities... Life As It Is de 2009 )  com seus riffs incríveis e o vocalista Daniel Felipe agita muito, para essa banda existe um trabalho de iluminação que não teve na outra, e mais outro lindo baixo de cinco cordas do Ricardo Reis. Agora eles mandam a Sad But True ( cover do Metallica ), que fez o pessoal curtir muito e o Daniel aproveita para fazer muitas caras e bocas para o público. A Just One ( do álbum Imminent ) vem com os guitarristas Anibal Pontes e Wanderson Barreto, mais animados e interagindo muito com a galera, que responde cantando junto e bangeando muito, só o Ricardo que parece ser mais tímido e acaba ficando meio escondido atrás dos guitarristas e do vocal. 

    Perfect Stone ( também do Imminent ) é a minha favorita deles, muito bom de ouvir os riffs dessa música que possui um peso legal, a galera da frente representa muito e canta todas nem que sejam só os ferrões, o batera Vagner Silva faz um excelente trabalho e nem precisa dizer que ao fim de cada musica chovem aplausos. Mais uma do novo cd Imminent: Realities, o pessoal de trás aproveita para descansar ( o show foi na quinta feira e certamente alguns devem ter vindo direto do trampo ), já a galera da frente continua firme e forte com as músicas na ponta da língua. 

    Emendam a Damnation ( Imminent ) nessa Anibal e Wanderson fazem solinhos juntos e coordenados ( todos possuem belos exemplares de equipamentos). Depois tocam a faixa presente no EP, a A Long Way To...: Nightmare, que apesar de ser a mais agitada, a galera desconhece e não acompanha tanto, o clima em cima do palco é de descontração, sorrisos e brincadeiras, mas o Ricardo continua na dele. E para fechar a noite com chave de ouro vem a A New Level ( cover do Pantera ) e mesmo o pessoal com aparência de cansado bangeou nessa ultima música,  execução perfeita e com perdão da palavra, mas é uma Puta Banda! 

Set List Rygel
01 - End Of Days Imminent
02 - Another Life
03 - Sad But True
04 - Just One
05 - Perfect Stone
06 - Realities
07 - Damnation
08 - Nightmare A Long Way To..."
09 - A New Level  

Links: www.rygel.net/; www.myspace.com/rygelband
e www.facebook.com/pages/Rygel-Band/182577605133307?ref=ts&fref=ts.

 

Almah 

    Por volta das 1h30 começa a preparação do palco para o Almah, a bandeira enorme com a capa do último álbum está lá desde a primeira banda e a bela bateria da banda também, detalhe: quem comprou os primeiros ingressos ganharam o Meeting and Greeting com a banda durante o show do Rygel, depois vi vários sorrisos femininos descendo as escadas, são iniciativas como essa que mostram o quanto a banda é receptiva com seus fãs, espero que mais e mais músicos apostem nessa ideia. E finalmente às 2h20 entram os músicos: Edu Falaschi nos vocais, Raphael Dafras no baixo, Marcelo Moreira na bateria, Gustavo Di Padua e  Marcelo Barbosa nas guitarras com a Hypnotized ( do Motion de 2011 ) e aí todos esquecem do cansaço de toda a semana e bangeiam muito. Emendam mais uma do Motion com a música Living And Drifting para a galera agitar e cantar juntos com o Almah.

    Quando começa Beyond Tomorrow ( do Fragile Equality, álbum de 2008 ) cujos riffs e o clipe são animais, aliás, os meus favoritos, o jogo de luzes da casa fica a todo vapor e o Tribal Club está cheia com um pessoal bem participativo pulando e com punhos ao ar. Edu é um ótimo frontman, empolgado e que sabe comandar muito bem a pista, a bateria é linda e possui bumbo duplo que o Marcelo dosa muito bem nas músicas, e se a noite foi dominada por baixos de cinco cordas, Raphael aparece com um de seis!!! O guitarrista Gustavo é um dos mais animados no palco.

    E assim outra do Fragile Equality é apresentada, agora a Birds Of Prey com os guitarristas Gustavo e Marcelo solando juntos, e a galera enlouquece com eles.  A Late Night In 85 ( outra do Motion ) é a mais tranquila da noite, daquelas para acender o isqueiro e acompanhar com os braços levantados ( bom, o único isqueiro que eu levantei é virtual e está no meu celular, mas a intenção é o que conta ), Edu fala sobre o Metal nacional e um pouco da sua vida na Baixada Santista. 

    Zombies Dictator também do álbum Motion, tem uma pegada mais agressiva e possui umas partes com gutural ( um pequeno flerte em outras vertentes do Metal ), que em alguns vídeos é cantada por Victor Cutrale ( da banda Furia Inc, que inclusive participa do cd nessa música ), mas ele não estava então o Edu teve que fazer a sua versão dela ( apesar da operação nas pregas vocais feita no início desse ano, ele mantém uma voz potente e manteve a energia durante todo o show ), mas independente de tudo isso, o povo ama essa música e enlouquece nos seus riffs. Asseguro: o baixista Raphael toca muito! No meio dessa música a bateria do Marcelo para de funcionar e vai até o fim da música assim, ainda bem que isso só acontece uma vez durante todo o show. 

    E finalmente na You’ll Understand ( outra cd Fragile Equality ), um baixista veio à frente do palco. Com vocês o promissor Raphael ( o novato da banda ), pois no meio da música guitarras e batera se calam e ele faz um solo digno, mesmo sendo a que eu mais curti ( escutem vocês vão entender o porquê... ), o pessoal de trás deu uma acalmada grande. Edu Falaschi apresenta a sua banda para nós e já emenda a Breathe ( do primeiro álbum Almah de 2007 ), ela é a mais baladinha de todas, tem um arranjo lindinho ( quer saber como é um arranjo lindinho? Escute a música e você saberá! ).  Em seguida o vocalista também conta que a próxima música que eles farão clipe é a Days Of The New com seus riffs de guitarra ótimos e quem conhece canta junto, detalhe: para promover esse cd os caras disponibilizaram essa e outras músicas para os fãs tocarem juntos e enviarem por email de volta para banda, os melhores poderiam subir ao palco com a banda. Boas idéias? A gente vê por aqui! 

    As próximas duas são do Motion: a primeira Bullets On The Altar, dotada de uma bela melodia e refrão de grudar no cérebro, que fez a pista acompanhar a levada dos músicos, que igual as outras bandas da noite são mais para concentrados e técnicos no palco. Já a segunda foi a Trace Of Trait para acordar o pessoal do fundão, fazer todos cantam o refrão dessa música, aumentar muitos sorrisos no palco e a cara de missão cumprida estampada no rosto dos músicos. E outro detalhe: sério na minha frente só podia estar o fã clube dos caras, porque eles, além de agitar, pular e cantar todas do começo ao fim, ainda agora debatem com o Edu a próxima música da noite! 

    E pedido feito é pedido atendido, e assim, entra a última da noite: Torn ( do segundo cd Fragile Equality ) é uma música intensa e os riffs são muito bons que fazem a galera simplesmente amar essa e ir à loucura ( afinal, é a última quem não pulou o show inteiro tem só tem essa para compensar ) e todos cantam, bangeiam e pulam, pena que só agora que os músicos ( tímidos que só eles ) ficam mais soltos e vão mais para a ponta do palco, Ao fim eles agradecem ao público, que cansado mas feliz, aplaudem muito os músicos. Um show de técnica e amor a bandas nacionais. 

Texto e Fotos Erika Alves de Almeida
Outubro/2012

Set List Almah
01 - Hypnotized
02 - Living And Drifting
03 - Beyond Tomorrow
04 - Birds Of Prey
05 - Late Night In 85
06 - Zombies Dictator
07 - You’ll Understand
08 - Breathe
09 - Days Of The New
10 - Bullets On The Altar
11 - Trace Of Trait
12 - Torn

Links: www.almah.com.br; www.myspace.com/almahedufalaschi;
www.facebook.com/pages/ALMAH-Brazil-METAL-PROGRESSIVE-ROCK/6610372970?ref=ts&fref=ts.

 

Voltar para Shows