At The Gates
Abertura: Confronto
Domingo, dia 29 de julho de 2012
no Hangar 110 em São Paulo/SP

    O Hangar 110, um dos templos sagrados do underground brasileiro, recebeu uma das lendas do Death Metal Mundial, a banda sueca At The Gates, que em sua turnê de reunião está divulgando o álbum ao vivo Purgatory Unleashed - Live At Wacken e que veio pela primeira vez ao Brasil. A cada dia que passa, a América do Sul vem se tornando indispensável em várias turnês mundiais de todas as bandas, vide a quantidade de shows que estão acontecendo por aqui. Bom para nós, que poderemos ver e escolher o que há de melhor no Heavy Metal Mundial. 

    Ao chegar no Hangar parecia que teríamos um público menor que o Samael ( saiba mais como foi aqui ), porém, aos poucos a casa foi enchendo e acabou tendo um bom público, não sold out, mas, muito maior do que parecia no início e dentre o público estavam a vocalista Cherry do Hellsakura, o guitarrista Antonio Araujo e o baterista Rodrigo Oliveira, ambos do Korzus e para abrilhantar ainda mais a noite a primeira banda seria os cariocas do Confronto.

 

Confronto 

    Ah vamos falar do Confronto... às vezes ficou surpreso positivamente ou negativamente com algumas bandas que se apresentam como open act, no caso desta noite foi extremamente positivo, embora atualmente não ouça falar de grandes bandas atuais vindas do Rio de Janeiro/RJ ( salvo exceções como o Lost Forever ) e a banda comenta que esta em gravação de um novo álbum e tocou várias faixas, e tem em sua formação Felipe Chehuan nos vocais, Maxmiliano na guitarra, Eduardo Moratori  no baixo e Felipe Ribeiro na bateria, iniciaram o show com Abolição e Vale da Morte, e a partir da terceira música, De Igual Para Igual,  tive a seguinte conclusão: a banda é foda, pois, desceram a lenha música após música apresentando seus clássicos e algumas músicas novas... e todos agitam muito no palco, desde o vocal até o baterista, que sempre agitava e chamava a galera para agitar.. A banda comenta como é sempre bom tocar em São Paulo e lembram que foi a cidade escolhida para a gravação do seu DVD 10 Anos de Guerra.

     Poderia destacar entre o set list, as faixas Sem Perdão, os clássicos Confronto e Meu Inferno, mas não poderia deixar de citar Santuário das Almas, que fechou a apresentação, provando o quanto temos bandas de qualidade, que sempre fazem bandas consideradas headliner terem muito serviço no palco, pois só "nome" em cima de um palco não serve para muita coisa não... 

Set List do Confronto
1 - Abolição
2 - Vale da Morte
3 - De Igual Para Igual
4 - Sem Perdão
5 - Infanticídio
6 - Imortal
7 - Meu Inferno
8 - Confronto
9 - Ocupação
10 - Santuário das Almas

 

 At The Gates

    Após os acertos finais no palco do Hangar e com um atraso de quase 20 anos, finalmente lá estavam no palco Tomas Lindberg nos vocais, Adrian Erlandsson ( ex-Cradle Of Fifth, atual Paradise Lost ) na bateria, Anders Björler na guitarra e Jonas Björler no baixo ( ambos formaram o The Haunted após a dissolução do At The Gates ) e Martin Larsson na guitarra, e quando eles entraram no palco a roda abriu e feio... 

    De cara Slaughter Of The Soul ( do álbum homônimo que foi tocado quase que na íntegra ) seguida por Cold, onde o que se via era a mais perfeita interação entre público e banda. E um destaque incial foi a simpatia do vocalista, que mostrava que não é necessário fazer cara de mal para interagir com seu público. Simpatia combina com Death Metal sim. Com seu tradicional boné Tomas agitava muito, como foi notado nas execuções de Terminal Spirit Disease e Raped By The Light Of Christ, que deram sequencia ao perfeito show. Aliás, quando o vocal cumprimenta São Paulo e fala que aquele seria um show especial, pois seria o último show da turnê sul americana, que já tinha passado pelo México, Argentina, Venezuela, Chile, Uruguai terminando aqui em São Paulo. 

 

  O público mandou muito bem, pois a cada música anunciada, principalmente do álbum Slaughter Of The Soul era comemorada quase como um gol, e todos cantavam juntos. A trinca "Under a Sepent Sun", "Windows" e "World Of Lies" forma tocadas de forma perfeita mostrando que a banda não economiza energia em palcos diferentes, pois o show era muito parecido com energia do DVD de Wacken que estavam divulgando. Eles seguiram com "The Burning Darkness""The Swarm" e "Forever Blind", mas na hora da execução de, se não me engano em Into The Dead Sky ou em Suicide Nation, o microfone de Tomas Lindberg falhou por várias vezes e nesses minutos enquanto a equipe técnica arruma o probleminha, quem cantava era o público emocionando visivelmente o vocalista que ao término agradeceu emocionado ao público. 

    Tomas disse que percebeu que o público da América Latina gosta muito de um Death Metal Old School e a seguinte Nausea faz a roda continuar aberta, já que a mesma só parava nos intervalos entre as faixas. "The Beautiful Wound", "Unto Others" e "All Life Ends" não diminuem nem em velocidade nem em adrenalina tanto do público quanto da banda, que foi mantida até o fim da primeira parte,  que teve a "Need" e posso afirmar, final digno de um grande show. 

 

 

    Para o bis, que praticamente veio sem pausa, a banda envia a dobradinha Blinded By Fear e Kingdom Gone encerrando uma apresentação perfeita. Foi um show excelente, com uma lenda do estilo mostrando todo seu potencial ao público, que os esperaram por mais de vinte anos. Uma banda muito carismática, perfeita em cima do palco e perfeita após o show, uma vez que do lado externo do Hangar fizeram um pequeno Meet & Greet para os fãs tirando fotos ou autógrafos, de forma bem simples como só os grandes abem fazer. Em suma, um showzaço que deixou saudades.

Texto e fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr e a produtora Sob Controle
Agosto/2012

 

Clique aqui ou na foto ao lado e confira mais 60 fotos dos shows do At The Gates e do Confronto no Hangar 110 em São Paulo/SP

Clique aqui e confira mais 60 fotos dos shows do At The Gates e do Confronto no Hangar 110 em São Paulo/SP

Set List At The Gates

1 - Slaughter Of The Soul
2 - Cold
3 - Terminal Spirit Disease
4 - Raped By The Light Of Christ
5 - Under A Serpent Sun
6 - Windows
7 - World Of Lies
8 - The Burning Darkness
9 - The Swarm
10 - Forever Blind
11 - Into The Dead Sky
12 - Suicide Nation
13 - Nausea
14 - The Beautiful Wound
15 - Unto Others
16 - All Life Ends
17 - Need
Encore:

18 - Blinded By Fear
19 - Kingdom Gone

 

Voltar para Shows