Dimmu Borgir - The South American Tour 2012
Terça, dia 6 de março de 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP

    Decididamente se o Carioca Club vem se confirmando como a casa de Heavy Metal em São Paulo e terça feira vem se firmando como o dia na casa do Metal Extremo e suas tendências na cidade, pois assim como o Immortal ( leia resenha ), o Dimmu Borgir também tocou no mesmo dia da semana, e assim como o primeiro, uma casa completamente lotada e com muitas excursões estiveram lá para apoiar esse Tsunami de shows que vem ocorrendo no Brasil nos últimos dois anos.

    Já tinha se passado oito anos desde a última passagem pela banda norueguesa de Black Metal pelo Brasil, e muitos que conversei durante a noite tinha algumas dúvidas sobre a banda desde a saída de Vortex e Mustis, em 2009, porém, qualquer dúvida foi sanada em quase duas horas de um espetáculo da altura que o Dimmu Borgir pode proporcionar.

    Por volta do horário previsto, 21 horas, as luzes do Carioca Club avisam que o show iria começar e a público já começa o delírio e ao nossos ouvidos vem a primeira pacotada no pé da orelha Mourning Place que inicia os trabalhos seguidos pela brilhante  Spellbound ( By The Devil ) e In Death’s Embrace. O vocalista Shagrath, mostrou uma excelente postura assim como a excelente dupla de guitarristas Galder e Silenoz, além dos membros que acompanham a banda ao vivo: Daray na bateria, Gerlioz ( Brat )  nos teclados e Cyrus no baixo.

    A comunicação com o público sempre tentando algum português e até vários "gracias"”num português com um forte sotaque norueguês. Na sequencia tivemos "Relinquishment Of Spirit And Flesh", "The Night Masquerade", "Tormentor Of Christian Souls", "A Succubus In Rapture" e "Raabjørn Speiler Draugheimens Skodde". Tínhamos no setlist ainda, "Prudence's Fall", "Entrance" e "Master Of Disharmony", porém, essas três ficaram de fora do show.

    A banda saiu do palco e músicas instrumentais preparavam o clima para uma segunda parte do show. O baterista Daray, que atrás de seu enorme kit e dedilha uma excelente solo de bateria. Um a um voltam e o líder Shagrath no seu tradicional pedestal anuncia Vredesbyrd, do álbum Death Cult Armageddon, que é seguida por Kings Of The Carnival Creation, do cd Puritanical Euphoric Misanthropia, fizeram o público relembrar dos primeiros anos da banda. Destaco os dois guitarristas  que tiveram uma presença de palco ímpar, fazendo todos os gestos e riffs que todo True deve fazer em seus concertos. Da fase mais recente, do álbum Abrahadabra ( 2010 ), não foi esquecida e as músicas "Dimmu Borgir", "Ritualist" e "Gateways", e um clássico que destaco a participação do público, Puritania, que  encerrou a segunda parte do show.

    Ainda teríamos o bis, e nessa hora, além de uma bandeira da Noruega com o símbolo da banda numa homenagem belíssima de um fã a sua banda predileta, vejo uma loira com uma filhinha de uns quatro anos que pulava ao som da banda e empolgada, pois certamente, deveria ser a primeira fez que a menina vê talvez o pai no palco. Um belo momento que não registrei em foto para respeitar a privacidade da família, mas que foi muito marcante de se ver.

    Ao retornar para o bis, o tecladista Gerlioz veio até a frente do palco e filmou um Carioca Club extremamente insano e totalmente hipnotizando pela banda que estava no palco. O Dimmu Borgir começou a puxar as palmas do público para The Serpentine Offering e, depois, o clássico Progenies Of The Great Apocalypse, finalizou aquelas duas horas de show ensurdecedor de deixar qualquer banger com o queixo caído.

    Como não assisti a primeira apresentação da banda, o que vi no palco comprova o poder desses noruegueses, que ao final agradecem o suporte do público ao Black Metal e a plateia do Carioca foi espetacular, uma das mais animadas cantando as músicas e dando um show a parte, como sempre o público brasileiro prestigia seus ídolos e fazem valer a pena enfrentar uma terça feira de transito caótico após um expediente cansativo, saber que pessoas que tocam um belo Heavy Metal revigoram qualquer trabalhador brasileiro.

 

Texto e fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Heloísa Vidal
 e a Produtora Free Pass Entreterimento

Março/2012

 Clique aqui e veja uma galeria
de Fotos do Dimmu Borgir

Clique aqui e veja uma galeria de fotos do Dimmu Borgir

Set list

1. Mourning Place
2. Spellbound ( By The Devil )
3. In Death's Embrace
4. Relinquishment Of Spirit And Flesh
5. The Night Masquerade
6. Tormentor Of Christian Souls
7. A Succubus In Rapture
8. Raabjørn Speiler Draugheimens Skodde
9. Instrumental And Keybord Solo
10. Drum Solo - Daray
11. Vredesbyrd
12. Kings Of The Carnival Creation
13. Dimmu Borgir
14. Ritualist
15. Gateways
16. Puritania
Bis:
17. The Serpentine Offering
18. Progenies Of The Great Apocalypse

Voltar para Shows