Epica
Abertura: Tierramystica
Sexta-feira, dia 28 de setembro de 2012
no Via Funchal em São Paulo/SP

    Reconhecidamente uma das maiores bandas do mundo quando se trata de bandas com vocais femininos, além de ser uma banda que ama o Brasil e sempre com passagens marcantes por aqui, os holandeses do Epica retornaram ao país divulgando o novo cd Requiem For The Indifferent, abrindo uma sequencia de três shows pelo país sendo o primeiro na cidade de São Paulo e depois teriam datas ao Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
 
    A passagem por São Paulo na Via Funchal teve uma banda gaúcha para abrilhantar o evento, a Terramystica voltava a São Paulo, assim como foi na apresentação junto a Tarja no mesmo Via Funchal ( confira cobertura ).

Tierramystica

    O Tierramystica mescla o peso do Heavy Metal aos ritmos latinos e sopros andinos, utilizando instrumentos normalmente usados no Folk Metal e embora façam um som bem diferente do Folk Metal, a banda tem um carisma e profissionalismo impressionante. Mesmo, com um set reduzido a banda mostrou seu talento e citando em duas músicas o atual momento político do Brasil dedicando a ele as faixas Winds Of Hope e Spritual Song. Embora um set curto, porém extremamente eficaz e competente, a banda aproveitou o momento e mostrou duas canções que estarão no futuro álbum da banda, as excelentes Visions Of The Condor e Myths Of Creation, que soarão muito bem ao vivo.

    A banda possui uma excelente presença de palco e qualidade técnica acima da média das bandas nacionais, e estão em vias de lançar o DVD New Eldorado, A New Legend, A New Journey e os responsáveis por essa qualidade são Gui Antonioli - voz e percussão, Fabiano Muller - guitarra e violão, Alexandre Tellini - guitarra e violão, Rafael Martinelli - baixo, Luciano Thumé - teclados, Duca Gomes - bateria, Ricardo Chileno - voz, violão de doze cordas e nesta apresentação contaram com um flautista convidado.

Set List Tierramystica
1 - Nueva Castilla
2 - Vision Of The Condor
3 - Myths Of Creation.
4 - Winds Of Hope [Suyanawayra]
5 - Spiritual Song
6 - New Eldorado [Qapaq Ñan].

Epica

    Chegava a hora de rever o Epica, a banda formada por Simone Simons no vocal, Ariën Van Weesenbeek na bateria, Coen Janssen no teclado e Rob Van der Loo no baixo, sem esquecer dos grandes Mark Jansen e Isaac Delahaye nas guitarras, entraram no palco ao som de uma intro bem tribal que durou alguns minutos, onde puder ver vários daquelas pessoas que gravam em vídeos os shows se cansarem pelo tempo da introdução para então finalmente Karma abrir o show e seguindo direto com o set com Monopoly On Truth. Estas duas músicas incendeiam o Via Funchal, e os holandeses seguiram com Sensorium do maravilhoso álbum de estreia The Phantom Agony, e vale lembrar, a banda apresentou nessas músicas vários efeitos de pirotecnia, que fizeram a alegria do público.
 
    Unleashed continuou na mesma pegada e nesta altura já sabia que a plateia seria um show a parte. Após o tradicional "Boa Noite São Paulo!!!" Mark Jansen inicia Martyr Of The Free Word,  sendo que essas duas são do álbum Design The Universe de 2010. A próxima seria Serenade Of Self-Destruction, e após Simone anunciar o maior sucesso do Epica com Cry For The Moon levou claramente todo o público foi ao delírio, cuja reação foi cantar em uníssono e a banda prolongou a música interagindo muito bem com seus fãs.

    A presença de palco do Epica foi um show à parte, mostrando o poder e maturidade que possuem nesses quase dez anos de existência. Espetacular mesmo ver todos interagindo com a plateia no melhor estilo “Arena” possível tanto que tenho que afirmar: realmente se trata de um grande show de Heavy Metal. Mark Jansen então solta a primeira “Vocês são foda!", em bom português e inicia a Storm The Sorrow, novo single da banda executado a perfeição. 

    The Obsessive Devotion continuou o ataque sonoro e em cada ação da banda tinha uma resposta magnífica dos fãs. Mark Jansen então anuncia Sancta Terra tendo o clássico Quietus praticamente emendado. Era então, chegada a hora da surpresa da noite, onde Simone colocou a responsabilidade em Isaac enquanto acontecia um solo da bateria para o guitarrista escolher um fã que teve como prêmio subir ao palco e agitar a próxima música junto com os músicos.

    E a próxima era nada menos que o clássico The Phantom Agony, que botou literalmente o Via Funchal abaixo com todos integrantes pulando e público idem... tornando o show literalmente em uma festa que foi encerrada junto com a música após a saída dos integrantes do palco.

    Coen Janssen retorna primeiro ao palco, declara seu amor a plateia e o mais sensacional é que ele avisa que o Epica certamente tocarão mais canções, e a primeira foi Delirium, numa versão 'unplugged' com Mark e Isaac no violão, num momento extremamente bonito e marcante na noite.

    Depois foi a vez de Blank Infinity, com Mark e Simone agitando muito e fazendo uma versão maravilhosa, sendo ovacionada pelos fãs aos gritos de "Simone, Simone!!!". Antes da última música Simone agradece ao público dizendo que ama nosso país e que sempre estarão aqui e esperam voltar muitas e muitas vezes para então anunciar  a última música da noite, que seria Consign To Oblivion do cd de 2005.

    Quase nem é preciso dizer que Consign To Oblivion fechou com chave de ouro uma apresentação perfeita de uma banda que cada ano que passa cresce mais e se identifica mais com nosso país e sabe tornar cada visita sua ao Brasil em um show inesquecível.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Miriam Martinez da Via Funchal
pela atenção e credenciamento
Outubro/2012

Set List:  
1 - Karma
2 -Monopoly On Truth
3 - Sensorium
4 - Unleashed
5 - Martyr Of The Free Word
6 - Serenade Of Self-Destruction
7 - Cry For The Moon
8 - Storm The Sorrow
9 - The Obsessive Devotion
10 - Sancta Terra
11 - Quietus
12 - The Phantom Agony
 
Encore:
13 - Delirium
14 - Blank Infinity
15 - Consign To Oblivion

Clique aqui ou na foto ao lado e confira uma galeria de 70 fotos dos shows do Epica e do Tierramystica no Via Funchal em São Paulo/SP

Clique aqui e confira uma galeria de 70 fotos dos shows do Epica e do Tierramystica no Via Funchal em São Paulo/SP

Voltar para Shows