Lançamento do DVD/CD En Vivo! do Iron Maiden
Quarta, dia 28 de março de 2012 na
Sede da EMI no Brasil em São Paulo/SP

    O Rock On Stage foi convidado pela EMI do Brasil a participar do lançamento do CD Duplo e DVD Duplo En Vivo! do Iron Maiden que sairá nesta sexta dia 30 de março, onde estava presente toda a imprensa especializada em música na sede da gravadora em São Paulo.

    O show foi filmado no dia 10 de abril de 2011, com um público de mais de 50 mil fãs, no Estádio Nacional, em Santiago do Chile, durante a Round The World In 66 Days ( que passou no Brasil e nós aqui do Rock On Stage acompanhamos o show de São Paulo no Morumbi, confira resenha ), uma perna da turnê The Final Frontier World Tour. O registro captura a grande performance da banda, recebida com a paixão característica da América Latina por seus fãs chilenos. Com um backdrop espetacular, músicos dinâmicos e a presença de Eddie, o show ao vivo capta, de forma perfeita, o coração e a alma do Iron Maiden.

    O concerto foi filmado digitalmente, usando 22 câmeras em alta definição e uma octocam ( uma câmera voadora, que capta cenas aéreas do público ), gravado tanto em estéreo quanto em áudio 5.1, mixado pelo produtor de longa data do Iron Maiden, Kevin “Caveman” Shirley, o que só acentua a atmosfera incrível dessa performance arrasadora. O uso da tela dividida permite que os fãs sigam individualmente os membros da banda e o setlist flui, sem cortes, entre as músicas do último álbum de estúdio, de 2010, The Final Frontier, e também pelos clássicos da discografia do Iron Maiden.

     O disco 2 do DVD é um bonus disc, que contém o documentário Behind The Beast, de 88 minutos, produzido pela própria equipe da banda, liderado por Andy Matthews e concebido como um interessante “home movie” de alta qualidade. O filme tem como objetivo mostrar aos fãs como é a produção de uma turnê do Iron Maiden e o backstage dos shows. Ele descreve a história extraordinária de uma das mais aclamadas e ambiciosas turnês do mundo, além de ilustrar o dia a dia e as complexas tarefas a serem executadas pela Maiden Killer Krew e outros personagens nos bastidores.

    A expertise e a experiência, a resolução de problemas e sucessos, numa cobertura diária do trabalho das equipes de som, luz, marcenaria, produção e design do set. Entrevistas com a equipe são permeadas por momentos de piada, vindas da banda e dos fãs, além de imagens do show em si, neste guia detalhado sobre shows para grandes multidões, em estádios ao redor do mundo, desde a barriga de um Boeing 757. O bonus disc traz ainda uma versão estendida do vídeo promocional Satellite 15…The Final Frontier, seu making off e um vídeo de abertura para a sequencia de The Final Frontier World Tour. Além do Blue-Ray, o DVD duplo estará disponível inicialmente como uma edição de colecionador limitada, com capa de aço, e vinil duplo Picture Disc.

    Assim como o tradicional cd duplo, En Vivo! também estará disponível para download digital de áudio e vídeo. A Final Frontier World Tour 2010-11 viu o Iron Maiden navegar o planeta pela terceira vez em seu Boeing 757, o Ed Force One, pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson. Foram 98 shows em 36 países, para mais de dois milhões de fãs.

    Na ocasião que nos foi apresentado a mais nova obra prima do Iron Maiden, pudemos assistir na íntegra o documentário Behind The Beast. Assim tivemos acesso a imagens que foram mostradas desde a concepção do desenho do avião, peso de bagagens, desenho do palco, testes de iluminação, cenários, sem esquecer a parte de documentação, pois a banda precisa viajar com dois passaportes de toda a equipe que integra a turnê do Iron Maiden pedindo a liberação para trabalharem nos países que a banda excursiona.

    Fatos interessantes do DVD, é mesmo que no primeiro show da turnê em Moscou na Rússia em um encontro com fãs, lá estava uma bandeira do Brasil para o grupo assinar, ou como em Jacarta, que para a banda entrar no camarim um esquadrão anti-bombas teve que vistoriar os ambientes para permitir o acesso da banda. O fato triste do documentário onde a banda teve que cancelar dois shows no Japão em virtude do Tsunami ocorrido no norte do país. A parte sul-americana foi bem interessante de ver, e checar a paixão do fã latino em relação ao resto do mundo.

    Após o documentários podemos assistir a cinco faixas do DVD sendo elas "Satellite 15", "The Final Frontier", "El Dorado", "Dance Of The Death" e "Iron Maiden". Posso afirmar, que na primeira impressão a versão de The Final Frontier sobressai até em função da calorosa plateia chilena, ( onde assisti a banda Mago de OZ, em 2006 ), e a versão matadora de Iron Maiden com o Eddie caracterizada da turnê toca até guitarra.

    Um lançamento obrigatório, já nasce clássico e assistir esse DVD certamente nos faz relembrar os bons momentos que vivemos no Brasil quando essa excursão passou por várias cidades em nosso país. Um momento especial também foi ver no lançamento de uma grande banda, Iron Maiden ao lado de um dos ícones do Heavy Metal Brasileiro, de outra banda que dispensa apresentações, Sr. Felipe Machado ( Viper ), pois o mesmo estava lá representando o veículo que atua. Abaixo o Set List que faz parte tanto do DVD quanto do CD Duplo.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Tamires Trovo e Marina Telecki da EMI Brasil
Março/2012

Set List do CD/DVD
1. Satellite 15
2. The Final Frontier
3. El Dorado
4. 2 Minutes To Midnight
5. The Talisman
6. Coming Home
7. Dance Of Death
8. The Trooper
9. The Wicker Man
10. Blood Brothers
11. When The Wild Wind Blows
12. The Evil That Men Do
13. Fear Of The Dark
14. Iron Maiden
15. The Number Of The Beast
16. Hallowed Be Thy Name
17. Running Free

Voltar para Shows