Jack Bruce & His Big Blues Band
Quarta-feira, dia 24 de outubro de 2012
no Teatro Bradesco em São Paulo/SP

    Uma semana histórica em São Paulo/SP entre os dias 22 e 26 de outubro e também no Brasil com os shows de Robert Plant e Jack Bruce, já que esses astros também tocaram no Rio de Janeiro/RJ ( confira matéria do show de Robert Plant ) e em Porto Alegre/RS. Enfim, duas lendas históricas do Rock'n'Roll e Heavy Metal, pois o inglês Robert Plant tocou em São Paulo nos dias 22 e 23 e no dia 24, o músico escocês Jack Bruce, que ficou conhecido mundialmente por ser baixista/vocalista do no mínimo fantástico Cream, ao lado de Eric Clapton e Ginger Baker. E essa apresentação no Teatro Bradesco foi a primeira vez do músico no Brasil e em São Paulo. Depois a turnê sul-americana continuaria com um show em Porto Alegre no dia 26 de outubro.

    O que esse senhor de 69  anos tem a ver com o Rock hoje? Tudo. afinal Graças ao Cream e sua curta duração de quase três anos, mas que foram suficientes para influenciar algumas das maiores bandas do Heavy Metal como Led Zepellin, Rush, Deep Purple, Black Sabbath, só para citar algumas desta "pequena" contribuição deste músico ao estilo, que pode ser lido em detalhes no seu belíssimo livro Composing Himself, onde detalha sua vida e os bastidores.

    Atualizando sua nova line-up de sua banda solo - a Big Blues Band - estavam com Jack Bruce no palco Tony Remy na guitarra, Frank Tontoh na bateria que subiu ao palco com uma camisa retrô do Santos Futebol Clube, o baixista de apoio Nick Cohen e Paddy Milner e nos metais Winston Rollins, Derek Nash e Paul Newton.

    Como cheguei bem cedo, um dos primeiros que encontrei em frente ao Teatro Bradesco foi o exímio guitarrista Celso Vechinone da banda Made In Brazil. Foi bacana, pois pude trocar algumas palavras bem antes do show sobre o estado de saúde de Jack Bruce ( já que em 2003 se recuperou de um câncer ) e algumas horas depois com uma plateia bem diversificada formada por alguns músicos como Diego Lessa do Salário Mínimo entre outros.

    No horário previsto como é costume da casa, finalmente os fãs do Cream do Brasil e jovens adoradores do Rock 'n' Roll, tiveram o privilégio - eu diria - de ver a euforia quando o bluesman André Cristovão, que fez fama e sucesso no Brasil introduziu aos fãs o mito, que calmamente entrou no palco e começou o show com First Time I Met The Blues, um clássico de Buddy Guy que Jack Bruce toca desde antes de formar o Cream em sua antiga banda de Blues.

    Neighbor Neighbor do
Cities Of The Heart seguida por Politician do Cream empolgando e nos brindando com o melhor da fusão que o Rock'n'Roll com o Blues podem apresentar, onde Jack Bruce agradece ao público praticamente 'sold out' bradando um simples: "Obrigado, São Paulo". E com a recepção extremamente calorosa tivemos You Burned The Tables On Me do Harmony Row e depois com o famoso "One, two, tree, four..." de Born Under A Bad Sign ouvimos e vimos o primeiro e  magnífico dos grandes solos de guitarra e baixo que tivemos nesta noite, que fizeram a banda ser aplaudidíssima ao final desta canção.


    Spoonful, outro cover de
Willie Dixon registrada no disco de estreia do Cream foi tocada com duas não muito conhecidas do público na sequencia: Tickets For Waterfall e Theme For An Imaginary Western do disco Songs For A Tailor, ambas de sua carreira solo, com Jack Bruce ao piano pedindo aplausos, e sendo sempre bem atendido pelo público a sua banda, que mostrava grande qualidade técnica.

    We're Going Wrong do Cream mostrou um belo solo do guitarrista Tony Remy, que foi aplaudido de pé por todos presentes e ver Jack Bruce tocando seu baixo realmente impressiona, claro que já vamos em um show assim sabendo da qualidade do músico, mas ouvindo suas bases em seu tradicional instrumento com aqueles "Don, Don, Don" vindo do seu baixo e sentindo no fundo do tímpano, não tem jeito de não querer guardar esse zunido por toda nossa vida.

 

    Depois apresentou mais uma de sua carreira solo com Deserted Cities Of The Heart e infelizmente, já chegando ao final da apresentação a poderosa intro na bateria de White Room, clássico indescritível do Cream, que leva todos a insanidade e detalhe, muitos se levantaram para se aproximar ao palco, dando muito trabalho aos seguranças do Teatro Bradesco. Vale lembrar que, no meio tivemos um belo solo de bateria de Frank Tontoh com direito a umas pitadas de Samba, simplesmente mágico e com o riff de um dos maiores clássicos do Rock e indiscutivelmente o maior sucesso do Cream, a finalização da primeira parte do show veio com Sunshine Of Your Love, aquela que todos conhecem e queriam ouvir e lá vão novamente todos vão a frente para fazerem os seguranças pedirem a todos que retornassem a seus lugares.

    Jack Bruce agradece ao público e deixa o palco sendo mais que ovacionado. Dias antes do show, ele disse em entrevista à um jornal televisivo como foi que criou a música: após uma noite inteira tentando compor e não tendo êxito, ele viu o dia amanhecer e com o belo despertar que olhou de sua janela, pegou seu baixo e começou os espetaculares acordes da música.

    Na volta para o bis, com um improviso de baixo e bateria bem no ritmo Blues, Jack Bruce & His Big Blues Band dão inicio a excelente Mellow Down Easy de Little Walter e terminam o show com The Consul At Sunset do Harmony Row. Sem palavras para complementar o momento simplesmente mágico que vivi e que, com certeza, se perpetuou na alma de cada um dos presentes no belíssimo Teatro Bradesco.

 

     Jack Bruce & His Big Blues Band fizeram um show de quase duas horas com muitos momentos emocionantes com solos de baixo, guitarra e bateria que impressionavam cada um pela exorbitante técnica e o grande carisma de cada um dos músicos.

    Sobre o Cream, e sua sempre possível reunião, temos é que torcer muito, pois, apesar de que os membros terem grandes divergências entre si, é uma das únicas bandas que ainda podemos ver com sua formação clássica, já que temos todos membros vivos e ativos e com essa aula de Rock que assistimos, só podemos torcer e esperar, se o Cream não voltar, que essa lenda possa estar outras tantas vezes no Brasil... quantas forem possível.

Texto: Sílvia Pedroni
Fotos:
Marcos César de Almeida
Agradecimentos: Michele Menegatti e ao Teatro Bradesco
 pela atenção e credenciamento.

Dezembro/2012


Set List Jack Bruce

1 - First Time I Met the Blues  (Buddy Guy cover)
2 - Neighbor, Neighbor
3 - Politician (Cream song)
4 - You Burned the Tables on Me
5 - Born Under a Bad Sign
6 - Tickets To Waterfalls
7 - Theme For An Imaginary Western
8 - Spoonful (Willie Dixon cover)
9 - We're Going Wrong (Cream song)
10 - Deserted Cities of the Heart
11 - White Room (Cream song)
12 - Drum Solo
13 - Sunshine of Your Love  (Cream song)

Encore:
14 - The Consul at Sunset
15 - Mellow Down Easy (Little Walter cover)

Galeria de Fotos do show de Jack Bruce no Teatro Bradesco em São Paulo/SP

Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP André Cristovão anunciando Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP jackbruce070 Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP Marcos César de Almeida do Rock On Stage e Celso Vechinone do Made In Brazil antes do show de Jack Bruce & His Big Blues Band no Teatro Bradesco em São Paulo/SP

Voltar para Shows