Marduk e Enthroned
Abertura: Mork Visdom e Khrophus
Sábado, dia 11 de Agosto de 2012
no Hangar 110 em São Paulo/SP

    O Hangar 110, uma das casas mais conhecidas da capital de São Paulo/SP, é novamente palco para o Black Metal, recebeu pela quinta vez a banda sueca, Marduk acompanhada pelos belgas do Enthroned. Os suecos, por sua vez, recentemente lançaram o seu mais novo álbum Serpent Sermon e os belgas, o Obsidium, o qual, foi lançado este ano no país, e ambos estão em plena divulgação de seus recentes trabalhos em mais um evento da Tumba Prod.

    Tendo as bandas de abertura Mork Visdom da capital paulista e Khrophus de Santa Catarina/SC. Quando cheguei ao Hangar 110, havia um pequeno público, mas, aos poucos a casa foi enchendo e era notório logo na entrada, uma fila e bastante gente circulando pelo lado de fora da casa. Comparado ao que aconteceu no Carioca Club, com a The Agonist e Shadowside ( confira cobertura ).  Era um dia bem tranquilo, a casa abriu às 19h, a primeira atração da noite teve início com  meia hora de atraso, a  Mork Visdom.

 

Mork Visdom

    O Mork Visdom iniciou executando um som mais cru e cantado em português com sua formação atual consistida de Daniel "Kerak Troyll" ( vocais ), Kazoth Bey ( guitarra ), Doom Hellhound ( baixo ), Lord Agramon ( bateria ) e Lord Fenrisulfr ( teclados ).

    Eles realizaram um repertório bem curto com as músicas "Intro ( The Call )","Into The Vastness Of The Lost And Dense Forest", "Natureza Obscura", "Dark Winds", "Abyssus Abyssum" e "Lucifer's Triunph". Todas essas músicas farão parte de seu mais novo trabalho previsto para novembro, Lucifer’s Triumph Dominion. O setlist seguiu junto com a seguinte frase “Em Nome de Lúcifer” pronunciada pelo vocalista Daniel "Kerak Troyll” deixando a apresentação com um tom mais agressivo. Em todo o show, a casa se manteve “vazia” e era possível circular e fotografar tranquilamente.

 

Setlist Mork Visdom:
 
1 - Intro (The Call)
2 - Into The Vastness Of The Lost And Dense Forest
3 - Natureza Obscura
4 - Dark Winds
5 - Abyssus Abyssum
6 - Lucifer's Triunph

 Khrophus

    A segunda atração da noite era a banda veterana diretamente de Santa Catarina, o Khrophus, formada em 1993, que realiza um trabalho voltado ao Death Metal e o trio composto pelo atual fundador Adriano Ribeiro ( guitarra ), Alex Pazetto ( vocais e baixo ) e Carlos Fernandes ( bateria ) comprova um crescimento significativo da cena nacional, pois, atualmente temos visto várias bandas do gênero serem reconhecidas no exterior, como é no caso dos catarinenses, que em 2009 lançaram  o álbum Pressages e em breve estarão embarcando para uma turnê na Europa, no mês de outubro deste ano.

    Os fãs foram adentrando ao Hangar 110 deixando a casa mais cheia e a animação maior, cada música anunciada era comemorada e era possível acompanhar de longe a vibração do público com as três primeiras músicas entre elas The Book Of The Dead e Master Of Shadows ( inéditas e que estarão no novo álbum Eyes Of Madness, que sairá em setembro ). Uma pena o repertório ter sido curto, realizaram uma boa apresentação.

 

Enthroned

    Finalmente era chegada a hora da então primeira atração da noite, diretamente da Bélgica à trinta e quatro mil quilômetros desembarca em terras brasileiras Enthroned, logo com depois da ultima turnê com o Gorgoroth no Setembro Negro em 2010.
 
     Formada em 1993, a atual formação conta com Nornagest ( vocais ), Neraath ( guitarra ), Phorgath ( baixo e alguns vocais ) e Garghuf ( bateria ), retornam ao Brasil para divulgar o seu mais novo  trabalho, o já citado Obsidium ( 2012 ), que foi lançado esse ano e é o nono álbum em dezenove anos de carreira.

    O início do show do quinteto teve logicamente músicas do disco novo intercalando com sucessos do passado, mas destaco em especial quatro novas "Deathmoor", "Sepulchred Within Opaque Slumber", "Horns Aflame", "Petraolevm Salvia".

    Outra parte que me chamou a atenção foram The Ultimate Horde Fights e Evil Church, duas do álbum Towards The Skullthrone Of Satan de 1997 e também Radiance Of Mordacity do álbum de 2002, o Carnage In Worlds Beyond. Não posso esquecer também dos petardos como "Through The Cortex", "The Burning Dawn", "Deviant Nerve Angelus" e "Vermin" do álbum Tetra Karcist de 2007, que fizeram este show único e muito pesado.

    O guitarrista Neraath e o baixista Phorgath foram os os encapuzados da noite, mas solaram muito e se mostraram bem eficientes e coesos, porém pareciam bem animados com a receptividade do público. Foi um repertório tranquilo e o Enthroned fez uma boa mistura do disco novo com os antigos tocando treze músicas e todas foram do gosto de quem estava ali presente.


 
Set List Enthroned
 
1 - Deathmoor  
2 - The Ultimate Horde Fights
3 - Sepulchred Within Opaque Slumber   
4 - Through The Cortex
5 - Deviant Nerve Angelus
6 - The Burning Dawn
7 - Obsidium
8 - Horns Aflame
9 - Radiance Of Mordacity
10 - Petraolevm Salvia  
11 - Vermin    
12 - Under The Holocaust
13 - Evil Church

 Marduk

    Depois de um tempo para arrumar o palco tínhamos no Brasil novamente os polêmicos Black Metallers da Suécia, o Marduk  a principal atração da noite, contando com com Mortuus ( vocais ), o fundador Evil ( guitarra ), Devo ( baixo ) e Lars Broddesson ( bateria ) desde 2006 e lembrando que a banda é formada desde 1990. O novo desembarque no Brasil é parte da turnê de divulgação de seu mais novo trabalho, o álbum Serpent Sermon, lançado no mês de maio deste ano. Contando com o vídeo clipe que está disponível no Youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=EUWOqr_AJvI )  da música Souls For Belial uma das atrações tocadas neste dia. 

   
    Iniciaram detonando com On Darkened Wings presente no disco Infernal Eternal de 2000 e usaram a mesma tática do Enthroned de mesclar músicas antigas com as mais recentes ao tocarem Nowhere, No-One, Nothing do Wormwood de 2009, a nova Serpent Sermon seguida por "The Black Tormentor Of Satan", "Still Fucking Dead ( Here's No Peace )" e "Warschau 2: Headhunter Halfmoon". É claro que o comportamento do público era de acordo com o que era esperado, pois todos agitavam sempre  e abriam ‘rodas de bate-cabeça' durante uma boa parte das músicas.

 

    O Hangar 110,  como já era previsível, encheu bastante e  com isso dificultou na hora de transitar entre os fãs para fotografá-los, diferente do que ocorreu com as primeiras bandas de abertura. Os suecos não são conhecidos no meio por ter uma presença de palco empolgante mas, todos os músicos  não deixaram de serem competentes, realizando uma apresentação satisfatória que continuou a todo vapor com "Materialized In Stone", "Baptism By Fire", "Womb Of Perishableness", "Souls For Belial", "Azrael", "Throne Of Rats" e foi encerrado com  a mais esperada da noite: Panzer Division Marduk.

    Então eles saíram do palco por alguns instantes e voltaram para o bis com Wolves, do álbum Those Of The Unlight um dos trabalhos menos clássicos, em doze álbuns em vinte anos de carreira. Foi definitivamente um bom show e bem aceitável que durou 75 minutos, mostrou mais uma vez que o Marduk é um dos nomes mais respeitáveis da cena do Black Metal.

Texto e Fotos: Erika Beganskas
Agradecimentos à Edu da Tumba Prod.
e também para Luciano Piantonni
pela atenção e credenciamento
Setembro/2012

Set list Marduk:
 
1 - On Darkened Wings    
2 - Nowhere, No-One, Nothing    
3 - Serpent Sermon
4 - The Black Tormentor of Satan
5 - Still Fucking Dead (Here's No Peace)
6 - Warschau 2: Headhunter Halfmoon
7 - Materialized In Stone
8 - Baptism By Fire
9 - Womb Of Perishableness
10 - Souls For Belial
11 - Azrael
12 - Throne Of Rats  
13 - Panzer Division Marduk
14 - Wolves   

Galeria de Fotos dos shows do Marduk, Enthroned, Khrophus e Mork Visdom no Hangar 110 em São Paulo/SP

Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Marduk no Hangar 110 em São Paulo/SP Enthroned no Hangar 110 em São Paulo/SP Enthroned no Hangar 110 em São Paulo/SP Enthroned no Hangar 110 em São Paulo/SP Enthroned no Hangar 110 em São Paulo/SP Enthroned no Hangar 110 em São Paulo/SP Enthroned no Hangar 110 em São Paulo/SP Enthroned no Hangar 110 em São Paulo/SP Enthroned no Hangar 110 em São Paulo/SP Khrophus no Hangar 110 em São Paulo/SP Khrophus no Hangar 110 em São Paulo/SP Khrophus no Hangar 110 em São Paulo/SP Khrophus no Hangar 110 em São Paulo/SP Khrophus no Hangar 110 em São Paulo/SP Khrophus no Hangar 110 em São Paulo/SP Mork Visdom no Hangar 110 em São Paulo/SP Mork Visdom no Hangar 110 em São Paulo/SP Mork Visdom no Hangar 110 em São Paulo/SP Mork Visdom no Hangar 110 em São Paulo/SP Mork Visdom no Hangar 110 em São Paulo/SP Mork Visdom no Hangar 110 em São Paulo/SP Mork Visdom no Hangar 110 em São Paulo/SP

Voltar para Shows