The Agonist
Abertura: Shadowside
Sábado, dia 21 de julho
no Carioca Club em São Paulo/SP

    Um dia que o Brasil esperava, depois da tour espetacular que tivemos em 2011, o The Agonist se mostrou que é uma excelente banda e que tem tudo para sobressair no cenário mundial, pois conta com músicos de qualidade, uma excelente vocalista e uma boa presença de palco. Ano passado, em conversa que tive com a banda antes do show de Curitiba ( confira aqui como foi ), os mesmos haviam me prometido que, após gravarem o novo álbum Prisioners estariam de volta a América do Sul e voltaram mesmo para a realização de mais um show, além é claro de cumprirem a promessa.

    Outro destaque deste sábado foi a volta do Shadowside a São Paulo, fato que não acontecia há seis anos, e sem contar, para os marmanjos de plantão, que ambas as vocalistas sempre estão nas listas de mais belas e melhores vocalistas do mundo, cada uma em seu estilo, além do fato de ambas as bandas estarem crescendo e muito no cenário mundial.

 

Shadowside

    Um público um pouco maior que a apresentação do ano passado marcou presença esse ano e com um atraso de cerca de uma hora tínhamos a intro para que o Shadowside, para que Dani Nolden e banda pudessem nos primeiros acordes da I’'m Your Mind, do mais recente álbum, Inner Monster Out ( leia resenha ) abrirem as atividades do ótimo Heavy Metal da banda.

    Além da já citada Dani Nolden nos vocais, Raphael Matos na guitarra, Fabio Carito no baixo e Fabio Buitvidas na bateria mostraram uma apresentação impecável, embora o som da casa não estivesse em seus melhores dias, depois na sequencia tivemos A.D.D., que deixou claro que esse show seria mágico, e Dani se lembra do cd Theatre Of Shadows ( confira resenha ) de 2005 com a música Highlight, sempre fantástica e ainda mais ao vivo.

    A próxima canção do excelente álbum Inner Monster Out, que a banda vem trabalhando na divulgação, Dani a apresenta mencionando sobre a perspectiva da realidade e assim My Disrupted Reality manteve o excelente pique do show. Era notório de ver todos curtindo muito o show e ao mesmo tempo tentar prestar atenção nos mais variados detalhe, pela extensa tour internacional que o Shadowside teve e sempre com poucas apresentações no Brasil, deixou bem claro a postura extremamente profissional, tanto em movimentação de palco, atitude, apresentação sem contar no Backdrop com o logo da banda, que deu um destaque ainda maior a apresentação.

    A próxima foi Hideaway e este hit  é uma das que mais gosto da banda, proveniente do álbum Dare To Dream e depois tivemos o riff maravilhoso de Gag Order ecoando junto ao seu ótimo refrão forte pelo Carioca Club. Depois foi a vez da faixa título do novo trabalho Inner Monster Out, que mostrou a banda em perfeita sintonia.  Devido ao atraso para abertura da casa e  por consequência do começo do show, o set list teve que ser mais curto, e infelizmente, estávamos já no final da apresentação, que viria segundo a vocalista, com a composição mais pesada do Shadowside: Waste Of Life para que encerrassem a apresentação 'nota 10' com a excelente canção do novo cd, o hit Angel With Horns.


Set List Shadowside
1. I’m Your Mind
2. A.D.D.
3. Highlight
4. My Disrupted Reality
5. Hideaway
6. Gag Order
7. Inner Monster Out
8. Waste Of Life
9. Angel With Horns

The Agonist

    De volta ao Brasil e promovendo o álbum Prisoners, de cara o grupo canadense começou com You´re Coming With Me e foram abertas as rodas, pois a banda formada por Simon McKay na bateria, Chris Kells no baixo, Danny Marino e Pascal "Paco" Jobin nas guitarras, além é claro de Alissa White-Gluz nos vocais entrou a mil por hora e estavam de volta mostrando a sensação que são na cena mundial. Pela primeira vez, ao lado da bateria Alissa já põe a casa abaixo chamando talvez o maior sucesso da do The Agonist com Thank You, Pain e a essa resposta do público durante todo o show foi insana, porém, neste ponto já sentimos que Alissa não estava a vontade com a qualidade do som do Carioca Club e durante quase toda apresentação, ela voltava a cantar mais perto da bateria e falando sobre esse problema com o pessoal dos bastidores.

    Os músicos, quase que disputavam com o pessoal da pista quem ficaria mais louco, pois a banda mostrou a mesma insanidade que vi ano passado num espetacular show em Curitiba, onde é de conhecimento a técnica de todos, e neste ano todos os músicos do The Agonist com um figurino misturando o branco de hospício com manchas de sangue a lá Walking Dead e Alissa com os cabelos azuis, bem diferentes do castanho apresentado em junho do ano passado. Alissa tem uma grande capacidade vocal, consegue mesclar o gutural e limpo com maestria, certamente a figura da banda mais conhecida na mídia, capaz de alternar linhas vocais mais melódicas com gritos guturais, mas desta vez ela não estava a vontade como no ano passado e as novas composições Panaphobia e Ideomotor vieram antes das conhecidas Born Dead; Buried Alive e Birds Elope With The Sun.

 

Clique aqui e confira uma galeria de 90 fotos dos shows do The Agonist e do Shadowside no Carioca Club em São Paulo/SP

    O público cantava todas as músicas e a presença de palco da banda realmente impressionante, pois eles agitam 100% do tempo como pude perceber nas execuções de "The Tempest", "Lonely Solipsist" e "Rise And Fall", que animaram todos os presentes. Embora Alissa tentasse se comunicar com o público, mas o incomodo com o retorno era grande e quando uma roadie tentou mexer nos aparelhos ela disse: "Pode deixar!!!".

    Em seguida quatro petardos  com "Predator And Prayer", "Martyr Art","And Their Elougies Sang Me To Sleep" e "Business Suits And Combat Boots" ( clássico que encerrou a primeira parte do show ). O The Agonist saiu do palco com o público ovacionando cada um dos músicos canadenses. Após um tempinho eles retornaram para o palco e o público clamou muito por eles e a retribuição veio com Dead Ocean e  The Escape ( mais duas do Prisonner ). Mesmo após os árduos gritos de "One More Song... One More Song..." , a banda se despediu mostrando que certamente o Brasil está no caminho da turnê da banda nos próximos anos.


    Outro ponto extremamente positivo que sempre gosto, entretanto,  ele está rareando nos shows ultimamente, é o tradicional stand de merchandising e o Shadowside depois de sua apresentação ficou lá, autografando ou tirando fotos com os fãs, onde era possível comprar sua discografia e camisas da banda.

Texto: Marcos César de Almeida
Fotos: Erika Beganskas e Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Dark Dimensions Produtora
Agosto/2012

Set List The Agonist:
1. You're Coming With Me
2. Thank You, Pain
3. Panaphobia
4. Ideomotor
5. Born Dead; Buried Alive
6. Birds Elope With The Sun
7. The Tempest
8. Lonely Solipsist
9. Rise And Fall
10. Martyr Art
11. Predator And Prayer
12. And Their Elougies Sang Me To Sleep
13. Business Suits And Combat Boots
Bis
14. Dead Ocean
15. The Escape

Clique aqui ou na foto ao lado
e confira uma galeria de 90 fotos dos shows
do The Agonist e do Shadowside
no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows