Mark Farner - Loco-Motion Tour 
Sábado, dia 10 de março de 2012 no Via Marques em São Paulo/SP

    Um monstro sagrado do Rock 'n' Roll em terras brasileiras, a ansiedade da maioria do excelente público que compareceu ao Via Marques no último sábado dia 10 de março, com certeza tinham esse sentimento naquele momentos, como por exemplo fãs de Jundiaí, interior de São Paulo, que levaram uma faixa agradecendo pelo ídolo estar no Brasil pela primeira vez com sua turnê The Loco-motion Tour. Confira também a entrevista exclusiva que o Rock On Stage fez com Mark Farner neste link.

    O Grand Funk Railroad foi uma lenda do Hard Rock no final dos anos 60 e começo dos anos 70. Influenciando toda uma geração inclusive Eddie Van Halen entre outros, além do Grand Funk ter conseguido desbancar o Led Zepellin sendo expulsos da turnê pelo empresário do Led, o sr. Peter Grant, por estarem fazendo mais sucesso que a banda que fecharia a noite. Nesta época, o Grand Funk voou mais alto que o Zeppelin de Chumbo, daí sua "demissão" da tour.

    A banda formada por Lawrence Buckner no baixo, Hubert ( The H-Bomb ) Crawford na bateria e Karl Propst nos teclados além do Guitar Hero e estrela da noite Mark Farner recriaram o ambiente perfeito do Grand Funk, que lotava arenas ao redor do Mundo. A plateia de São Paulo era formada em quase sua totalidade por pessoas que viveram a adolescência na época áurea do Grand Funk, foram de uma adrenalina adolescente, quando antes da luz ascender toda a banda já estava no palco quando o hit Are You Ready do álbum On Time de 1969, que fez todos cantaram e bem alto juntos, na sequencia Mark Farner tocou Rock & Roll Soul do álbum Phoenix de 1972 e Footsompin' Music termina a primeira trinca de sucessos.

    A intro de bateria mais que conhecida por todos, imortalizada para o grande público e sendo esta a música que talvez mais identifica o Grand Funk, e desta vez com Karl Propst, excelente tecladista por sinal, nos vocais para We're An American Band do álbum homônimo de 1973. Nesse momento a energia e carisma de Mark impressionava a todos, pois como um senhor no esplendor de seus 64 anos de idade consegue fazer muito adolescente parecer uma estatua, pois o que Mark se movimenta, pula, agita em um único show, penso que eu devo caminhar em pouco mais de uma semana. Uma banda de grande qualidade  no quesito movimentação de palco, e assim tocaram Mr. Limousine Band e Paranoid ( do Grand Funk não o clássico do Black Sabbath ).

    Mark Farner vai aos teclados para executar a intro da próxima música e todos perceberam que seria Mean Mistreater, seguida pela espetacular Shinin'On do álbum de mesmo nome de 1974. Depois seguiram com Sin's A Good Man's Brother e Bad Time mostrando uma perfeição em feeling, técnica, carisma, que dificilmente são vistos em espetáculos. Poderíamos até mencionar pela longa carreira bem sucedida ele conhece os atalhos e sabe como impressionar, mas o que Mark Farner e banda fizeram  foi uma aula de simplicidade e de como deve ser feito um show de Rock'n'Roll.

    The Loco-Motion, música bem conhecida e possuidora de inúmeras versões, leva a todos a dançar, pular, bangear, o que desse, pois esse momento realmente será memorável na escolha dos melhores do ano, e em seguida tocaram um cover da banda Soul Brothers Six para Some King Wonderful e terminam a primeira parte do show com uma música mais que sensacional, Heartbreaker. Na saída a banda foi ovacionada, e como deveria ter sido mesmo, pois fizeram uma belíssima apresentação.

    Na volta para o bis, Hubert ( The H-Bomb ) Crawford inicia com um solo de bateria, vindo minutos depois Mark Farner acompanhar o baterista fazendo um belíssimo solo mostrando a face multi instrumentista de Mark Farner, e assim, executaram  um cover dos fabulosos The Animals com Inside Looking Out e para o encerramento de uma noite totalmente fantástica Mark chama um tradutor para falar a todos que não tinham o conhecimento da língua inglesa, que do fundo do coração dele estava amando o show e comenta que a próxima música fala sobre todos, e seria sobre o amor... e o hit I'm Your Captain ( Closer To Home ) que finaliza o primeiro álbum do Grand Funk encerrou com a participação em massa do público emocionando claramente os músicos, que fizeram questão de agradecer a frente do palco terminando um show inesquecível. 

    Uma espera que durou, para alguns, quase 40 anos, mas que certamente ficará marcado na vida de muitos, porém o show apresentado por Mark Farner e banda foi algo de superar todas as expectativas criadas por cada fã poderia ter em relação ao evento. Realmente um espetáculo que encho a boca para falar que foi um show espetacular.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos ao Costábille Salzano Jr. e a CP Management

Março/2012

Galeria de Fotos do show de Mark Farner no Via Marques em São Paulo/SP Galeria de Fotos do show de
Mark Farner no Via Marques em São Paulo/SP

Set List:

1. Are You Ready
2. Rock & Roll Soul
3. Footstompin' Music
4. We're An American Band
5. Mr. Limousine Band
6. Paranoid
7. Mean Mistreater
8. Shinin' On
9. Sin's Good Man's Brother
10. Bad Time
11. The Loco-Motion
12. Some Kind Of Wonderful
13. Heartbreaker
Bis
14. Inside Looking Out
15. I'm Your Captain

Voltar para Shows