Obituary
Abertura: Acheron, Headhunter DC e Cruscifire
Sábado, dia 14 de abril de 2012
no Hangar 110, São Paulo/SP

     Nesse dia havia mais dois shows interessantes em São Paulo, dos quais o que mais me interessava era o Queensrÿche ( cuja a resenha você pode ler aqui no Rock On Stage ), que não consegui pedir credencial a tempo e graças a Tumba Productions eu consegui credencial para esse show. Nunca vi o Obituary em ação, mas os vi dando entrevista na última vez que eles passaram pelo Hangar 110 e gostaria de conferir o som sujo deles.

    Desta vez saí cedo de casa para chegar a tempo e ver todas as bandas, pois a banda de abertura era o Cruscifire, que gosto muito e já vi alguns shows deles. O outro seria o lendário Headhunter DC, oriundos de Salvador, capital da Bahia.

Cruscifire 

    O show começou por volta das 19:30 e o quarteto de cabelo curto do interior de Sampa, Cruscifire, ficou um pouco exprimido no palco onde já havia uma bateria para as demais bandas, sendo que a bateria deles ficou do lado direito do palco do ponto de vista da plateia. Eles agitaram pouco devido ao espaço, mas creio que esse pouco não era desanimador, afinal mexiam a cabeça vez ou outra, coisa que se fosse feita com músicos de cabelos compridos pareceriam mais agitados.

    Mas, como a resenha não avalia e nem se importa com o aspecto visual do artista e sim de sua sonoridade, o Crusifire fez tudo o que sempre faz mandando seu Death Metal competente liderados pelo competente vocalista e baixista Victor Angelotti, que, com sua voz poderosa deixa cada vez mais essa banda como um expoente da nova safra de bandas de Death Metal.

    Claro que os demais músicos Caio Angelotti e Murillo Romagnoli nas guitarras e Victor Nabuco na bateria, não ficam atrás e acrescentam muito ao som do quarteto, que aproveitou a data para divulgar o álbum Chaos Season ( leia resenha ). A breve apresentação deles de um pouco mais de 20 minutos agitou as pessoas ali presentes e fez a noite começar bem do jeito que era para ser, mas um imprevisto depois do show dos soteropolitanos do Headhunter DC mudaria um pouco essa felicidade geral, que comentarei mais a frente.

 

Setlist Cruscifire:

1. Black Candle Light
2. Last March
3. The Horror
4. Squeals From Slaughterhouse
5. Creepy Anatomy
6. Hanged On Misery

 

Headhunter DC 

    Uma pequena pausa para que o Headhunter DC se organizasse por trás das cortinas do palco do Hangar 110 e viesse ao palco pronto para animar os bangers ali presentes e quando as cortinas se abrem, o público já era praticamente o dobro do final do show do Cruscifire. Os primeiros acordes da introdução começam e o vocalista Sérgio Baloff apresenta a banda dizendo “Nós somos o Headhunter DC, em luto profano por Deus” e como nunca vi um show deles imagino que essa apresentação já seja famigerada entre os seguidores da banda.

    Eles começaram o setlist com a ótima Dawn Of Heresy e até que começaram bem, mas um problema de som fazia com que não se ouvissem as guitarras. Lá para os dois minutos de música, Sérgio pediu para todos pararem de tocar e disse: “Parem tudo, vamos começar de novo. Death Metal sem guitarras não dá, né gente?” e o povo se manifestou com gritos e Sérgio ainda continuou dizendo que a banda estava ali para fazer um show decente para todos e que eram headbangers como todos ali e queriam um show decente. Estava mais do que certo. E depois do problema resolvido o show prosseguiu.

    O Headhunter DC tem uma história grande dentro do cenário nacional, é muito forte na Bahia e possui o respeito do público, claro do público mais decente, que não tem preconceitos com Metal feito em alguma terra que gera preconceito como o Nordeste. Como esse assunto dá pano 'pra manga' e para mim não afeta em nada, a minha primeira impressão da banda foi boa e o som do Hangar estava ótimo.

    A banda segue seu setlist com “...And The Sky Turn Black...”, “Am I Crazy”, “Searching For Rottenness” e “Death Vomit”, aproveitando todos os decibéis possíveis e usando o tempo da melhor forma possível. Devido ao probleminha da guitarra, que tirou um pouco do ânimo inicial do show, o setlist deles foi reduzido e tiveram que dar lugar ao Acheron.

Setlist Headhunter D.C.:

1. Intro (Funeral March)
2. Dawn Of Heresy
3. ...And The Sky Turns To Black...
4. Am I Crazy?
5. Searching For Rottenness
6. Death Vomit
7. God’s Spreading Cancer
8.Deny The Light
9.Conflicts Of The Dark And Light
10. Hail The Metal Of Death!

Acheron

    Alguém comentou que isso poderia dar azar ou que não devia se fazer isso... e não é que deu azar. Quando o Acheron foi ao palco arrumar seus instrumentos a energia elétrica no Hangar 110 acabou pois Eletropaulo, companhia de força de São Paulo estava arrumando algo na rua toda, de forma previamente agendada. Sei disso, pois alguém da produção do show tinha um conhecido na Eletropaulo, que avisou a todos da produção.

    Mas, só fui perceber isso quase depois de 10 minutos, quando comecei a sentir calor e não ouvir música nenhuma rolando na casa. As luzes de emergência funcionavam e o que nos restou fazer foi sair na rua e esperar a energia voltar. Ah, lá fora estava um clima bom e eu fiquei sabendo de gente que passou mal ali dentro e um conhecido meu ficou em seu lugar costumeiro esperando a luz voltar. Disseram que a energia iria voltar em uma hora e foi exatamente uma hora que esse probleminha durou.

 

    Por volta das 22:05 ouviram-se gritos vindo de dentro do Hangar 110 e os olhares se voltaram para a porta, onde notava-se que a energia tinha retornado. O pessoal entrou logo ainda sentindo um pouco do calor pela falta de ar condicionado e entraram sem bagunça e o Acheron finalizava o som no palco que tinha sido interrompido pelo apagão. O líder, vocalista e baixista Vincent Crowley soltou um “God is dead” para testar o vocal e logo depois a banda começou seu setlist com Legion Of Hatred e logo em seguida Thou Art Lord.

    Depois emendaram Church Of One e The Apocalipse, seguida pela clássica Ave Satanas. O povo agitava e pogava, mas a banda não me impressionou tanto assim. Vincent então resolve falar com o público fazendo uma declaração e um discurso até que esperado. Perguntou quem estava com a bíblia ali e mostrou uma tão pequena quanto as distribuídas pelas testemunhas de Jeová e a medida que ele falava ia rasgando a bíblia e jogando para o público.

    Eles tocam fogo no setlist com Fuck The Ways Of Christ, seguida por I Am Heathen, que é do último álbum da banda e tocaram a inédita Satan Holds Dominion, música nova que sairá no próximo álbum deles. Lifeforce e Prayer Of Hell encerram o show deles e o destaque fica para Kyle Severn, que já tocou no Brasil junto com o Incantation.

 

Setlist Acheron:

1. Intro
2. Legions Of Hatred
3. Thou Art Lord
4. Church Of One
5. The Apocalypse
6. Ave Satanas
7. Fuck the Ways Of Christ
8. I Am Heathen
9. Satan Holds Dominion
10. Lifeforce (The Blood)
Bis
11. Prayer Of Hell

Obituary 

    Aquele problema de queda de energia alterou e muito o rumo do show e como era no sábado e o metrô fechava a 1:00 hora da manhã, daria ou poderia dar tempo do pessoal ir embora, por isso algumas pessoas, eu inclusive, torcia para o Obituary entrar logo e fazer um setlist de no máximo 80 minutos. E lá vem eles para os cerca de 80 minutos que eu torcia. Fiquei sabendo depois que a banda estava sozinha no país sem técnico de som, tour manager ou alguém acompanhando a banda diferente do Edu Lane, produtor do show. Isso que é viver no underground sem reclamar.

    Ouviam-as os ajustes da guitarra por trás das cortinas e logo percebi que o timbre era o que conheço há anos e lá vem eles abrindo o show com a instrumental Redneck Stomp, sem a presença do vocalista John Tardy, que adentrou ao palco na segunda música On The Floor. Depois a banda vem com “Internal Bleeding”, “List Of Dead” e “Blood To Give”. Ah, estava tudo perfeito e mesmo sem Ralph Santolla na guitarra, seu substituto, Lee Harrison, que é baterista da banda Monstrosity, fez seu papel muito bem.

    O pessoal que estava impaciente pelo começo do show e horário de ir embora esqueceu um pouco disso para ficar não só curtindo o show, mas sentindo a presença da banda, ainda mais porque o baixista Terry Butler que já tocou no Death, além do Massacre e Six Feet Under estava ali no palco, pertinho de todos. E completando o line-up do Obituary temos Trevor Peres na outra guitarra e Donald Tardy na bateria.

    E por falar em perto de todos, dois integrantes do Acheron apareceram na entrada para onde fica a mesa de som e acesso para os camarins tirando fotos com os fãs e querendo dar atenção especial para algumas fãs... mulheres. Teve uma que achou que ele estava escolhendo demais, analisando demais e auto-estima da moça mandou que ela voltasse para o show reclamado para as amigas, que ali estavam parecendo carne de açougue sendo escolhidas. Tá certa ela, ué!

    O show continua com “Chopped In Half”, “Turned Inside Out”  e “Dying”, três clássicos dos anos 90. “Threatening Skies”, “By The Light” e “Find the Arise” vem na sequência, para tocarem então o cover do Celtic Frost Dethroned Emperor onde o pessoal agitou muito. Com cover ou sem cover o show teve uma intensidade constante e para animar, o clássico The End Complete vem logo em seguida e foi continuado por “'Til Death”, “Slow Death” e “Evil Ways” finalizando o show com Slowly We Rot. O show acaba por volta das 0:48h no relógio do Hangar e nada 'slowly' ( devagar ) algumas pessoas já se mandam para o metrô e eu fui um deles junto com uma headbager conhecida, mas antes me despedi de algumas pessoas e acabei em atrasando.

    Quando cheguei no metrô tinham acabado de trancar a catraca, liberando para três headbangers que estavam no show e compravam o bilhete de metrô durante o fechamento da catraca. Para minha sorte peguei ônibus e consegui chegar em casa. Apesar do atraso chato de uma hora e contratempos na hora da saída, foi uma noite intensa, bem aproveitada com um show com quatro bandas que mandam bem. Mais um show da Tumba Productions que valeu a pena. Que venham outros.

Por Hamilton Tadeu
Fotos: Leandro Cherutti
Maio/2012

 

Setlist Obituary:

1. Redneck Stomp
2. On The Floor
3. Internal Bleeding
4. List Of Dead
5. Blood To Give
6. Chopped In Half
7. Turned Inside Out
8. Dying
9. Threatening Skies

10. By The Light
11. Find The Arise
12. Dethroned Emperor
13. The End Complete
14. ‘Til Death
15. Slow Death
16. Evil Way
17. Slowly We Rot

Voltar para Shows