Queensrÿche 30Th Anniversary Tour
Abertura: Fates Warning
Sábado, dia 14 de maio de 2012
no HSBC Brasil em São Paulo/SP

    Depois de quatro anos, o Queensrÿche volta ao Brasil ( confira aqui como foi o show de 2008 ) para colocar mais um capitulo de sua história em nosso país, e mesmo com o passar dos anos ( já são 30 desde a fundação em 1981 em Seattle nos Estados Unidos ), os fãs da banda prestigiam essa que é uma das melhores bandas de Heavy Metal dos anos oitenta, década crucial para a história do Metal.

    Desta vez o Queensrÿche veio para divulgar o novo álbum Dedicated To Chaos ( de 2011 ) e fizeram um ótimo show. Outra banda importante do Metal oitentista, a Fates Warning abriu o show e eles fizeram um som de primeira, não se importando com o papel de banda de abertura.

Fates Warning

    A banda Fates Warning formada atualmente por Ray Alder ( vocal ), Jim Matheos ( guitarra ), Frank Aresti ( guitarra ), Joe DiBiase ( baixo ), Mark Zonder ( bateria, porém quem tocou foi o convidado, nada menos que Mike Portnoy ), iniciaram o show com uma intro a la David Gilmour e logo em seguida tocaram a One, com muita moral, mostrando vigor e experiência, essa música é um exemplo para bandas de Metal com uma influência Prog. Se muitas bandas Power e de Metal Melódico seguissem mais isso e não aquela coisa 'igrejista', com certeza, não estariam como estão agora, em grande baixa. 

    Em seguida mandaram mais petardos com Life In Still Water, depois Ray Alder agradeceu a galera e tocaram “Pleasant Shade Of Gray Part. III”, “Down To The Wire”, “Heal Me” e “Pieces of Me”, no início do show a pegada deles foi mais forte e a presença deles foi maior. Depois tocaram “Another Perfect Day”, “The Ivory Gate of Dreams IV: Quietus”, “A Pleasant Shade Of Gray XI” e encerraram o show com a sequencia cheia de boas músicas: “The Eleven Hour, Point Of View”, “Throught Different Eyes”, “Eye To Eye” ( uma das melhores do sd ) e “Monument”.

    E todo esse set foi muito bem recebido pelo público, que na sua maioria era composto e fãs do Queesrÿche, e muitos deles chegando no decorrer da apresentação, pois no mesmo dia Sebastian Bach se apresentava em outra casa de São Paulo/SP. Posso assegurar, quem perdeu o Fates Warning, perdeu um show de Prog Metal muito competente de um dos fundadores do estilo, que passou pelas principais músicas dos seus álbuns: No Exit de 1998, Inside Out de 1994, Parallels de 1991 e o até então, último cd lançado FWX de 2004.

Terminando fácil, mas como não falar dele!

    Mike Portnoy foi uma boa surpresa para todos, tocou muito bem, fez caretas para a galera e para o pessoal da banda, e mais uma vez ele vem ao Brasil e não faz um solo de bateria. Tudo bem que nesta banda ele era apenas um ilustre convidado, mas anos e anos se passam, nascem e morrem fãs e nada de solo de bateria individual do Mike Portnoy. O Dream Theater veio inúmeras vezes para cá quando o músico estava na banda e ele nunca faz solo individual, que é o cartão de visitas de um baterista da grade dos melhores do mundo. Os Portnoy maníacos ( eu sou ... quase um.... só falta o solo ) me falam: “ o filho..., a música do Dream Theater já é um solo individual de bateria ”. Mas eu respondo: “concordo, mas não é o suficiente, para um super baterista do Heavy Rock.”

Então, o que acontece?????

    Será que ele toca tão bem que o cachê dele tem de ser maior que da banda, que inviabiliza o seu solo, ele deveria prezar isso, talvez exista um exagero em citar ele como o melhor em detrimento de tantos outros bons. O Fates Warning fez um excelente show mostrando que podem retornar para uma apresentação só deles, que serão cultuados pelo headbangers do Brasil, principalmente se seguir a fórmula do inicio do show, que foi empolgante e muito marcante.

Set List Fates Warning:

1. One
2. Life In Still Water
3. A Pleasant Shade Of Gray, Part III
4. Down To The Wire
5. Heal Me
6. Pieces Of Me
7. Another Perfect Day
8. The Ivory Gate Of Dreams: IV - Quietus
9. A Pleasant Shade Of Gray, Part XI
10. The Eleventh Hour
11. Point Of View
12. Through Different Eyes
13. Eye To Eye
14. Monument

Queensrÿche

    Após uma rápida preparação do palco, o Queensrÿche, formado atualmente por Geoff Tate nos vocais, Michael Wilton e Parker Lundgren nas guitarras, Eddie Jackson no baixo e Scott Rockenfield na bateria, começou com Get Started, do novo álbum, uma música com uma levada mais leve e eles mostraram a sua categoria como compositores, não se pode esquecer que o Queensrÿche já esta na estrada há mais de 30 anos e eles não perdem o pique da criatividade. E nesta hora o HSBC Brasil já se encontrava muito mais cheio do que durante o show do Fates Warning.

    Depois, com a beleza da intro da guitarra cheia de caveiras de Michael Wilton eles mandaram a Damaged, e com ela, mais uma vez fomos agraciados com a voz potente e única de Geoff Tate, que nem sempre é citado, mas é um dos melhores vocalistas da história do Heavy Metal. Mandaram mais uma que é marca registrada do Queensrÿche, a I Don’t Believe In Love, depois Hit In Black que pôs um agito na galera, junto com I’m American, nessas duas sentimos a banda totalmente integrada, principalmente nesta última do Operation Mindcrime II, com total harmonia da banda com o público.

  Em seguida, tocaram a “30.000ft”, “Desert Dance” e "Real World", músicas com excelente pegada, Michael Wilton estava nesse momento "orquestrando" a banda sob o apoio da voz potente de Geoff Tate, pode não parecer, mas música de Metal especialmente, pode parecer carro de Fórmula 1 ou GT, milésimos de segundos no andamento da música fazem diferença, e deu, por um lapso de tempo, para sentir a diferença do show de 2008 - o excelente show que eles fizeram no Credicard Hall.

    E aí foi a vez de NM156 do cd The Warning, nessa não podemos deixar de destacar mais uma vez Michael Wilton, membro da formação original, fazendo riff e seguindo com a guitarra e a voz grave e única de Geoff Tate, enfim, a banda estava perfeitamente nos trilhos. E com a mesma empolgação tocaram Screaming In Digital, ótima, Michael Wilton junto com Scott Rockenfield e Eddie Jackson salvam a banda com a bela sessão rítmica, depois continuaram com The Lady Wore In Black e Walking In The Shadows. A Walking In The Shadows foi sem dúvida uma das melhores do show, clássica, todo mundo se empolgou - inclusive a banda - e o show ganhou um brilho bem maior.

    E tocaram em seguida The Right Side Of My Mind, o emocionante sucesso Silent Lucidity do álbum Empire em execução perfeita que fez o HSBC Brasil cantar com o Queensrÿche, além da Take Hold Of The Flame ( do The Warning de 1984 ), esta última deve-se ressaltar que quando eles compuseram essa música tiveram um momento de brilho na carreira e para a história do Heavy Rock. Esta música não basta os integrantes da banda apenas a tocá-la bem, é necessário a interação do público para ela funcionar, nem mesmo os Beatles tiveram uma ideia genial dessa para rolar com o público.

    O resultado desta última trinca sendo bem direto; foi muito bom, e foi animal, mas, eu seria omisso se não comparar mais uma vez com o show de 2008, que foi espetacular, justamente por causa da Take Hold Of The Flame, que é uma música que quase foi feita para a galera ser o principal destaque e a banda ser quase um coadjuvante, naquela noite em 2008 a banda deu pleno suporte para o público gritar “Take Hold....!!!!!!.”. Ainda assim, o Queensrÿche com o seu excelente vocalista Geoff Tate, comandou primorosamente o momento garantindo uma grande agitação entre os presentes e uma grata lembrança em sua memória.

   Fizeram uma pausa e veio o bis com dois grandes sucessos do álbum Empire com Jet City Woman e a título Empire, ambas cantadas e aclamadas pelos fãs e finalizaram o show com Eyes Of A Stranger/Anarchy-X, ambas do clássico Operation Mindcrime, a execução delas foi ótima e só nos resta dizer que queremos muito mais Queensrÿche, esta banda está na história do Heavy Metal, pois, passam anos e novos mitos são formados, como eles que logo estarão na ponta de lança do Heavy Metal mundial.

    Após a despedida - que teve baquetas e palhetas distribuídas ao público - eles saem do palco e Geoff Tate retornou por mais um momento com uma taça de vinho nas mãos literalmente oferecendo um brinde pelo aniversário da banda, então volta a agradecer mais uma vez seu público e vai embora em definitivo. Em suma.. um show muito bom do Queensrÿche que fez o público presente no HSBC Brasil voltar para casa com a certeza de ter assistido uma apresentação de primeira em uma única data na América do Sul, ponto para os headbangers de São Paulo.

Por André Torres
Fotos Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Heloísa Vidal, Adriano Coelho
e a  Free Pass Entretenimento
pela atenção e credenciamento

Abril/2012

 

Set List Queensrÿche:
1. Get Started
2. Damaged
3. I Don't Believe In Love
4. Hit The Black
5. I’m American
6. At 30,000 ft.
7. Desert Dance
8. Real World
9. NM 156
10. Screaming In Digital
11. The Lady Wore Black
12. Walk in the Shadows
13. The Right Side Of My Mind
14. Silent Lucidity
15. Take Hold Of The Flame
Bis:
16. Jet City Woman
17. Empire
18. Eyes Of A Stranger / Anarchy-X

Clique aqui ou na foto ao lado e confira todas as fotos dos shows do Queensrÿche e do Fates Warning

Clique aqui e confira todas as fotos dos shows do Queensrÿche e do Fates Warning

 Voltar para Shows