Sepultura na Varanda Let's Rock Expo
Quarta, dia 16 de maio de 2012 no
Parque do Ibirapuera em São Paulo/SP

    Aconteceu em São Paulo até dia 27 de maio a Let's Rock Expo na OCA no Parque Ibirapuera onde podíamos encontrar uma farta coleção de instrumentos, algumas roupas, posters de shows internacionais, discos, singles autografados, guitarras, baixos, peles de bateria etc..., dos mais variados astros desde Beatles, passando por Led Zeppelin, KISS, Bob Dylan, The Who, o nosso Sepultura entre outros.

    Um dos grandes destaques da Exposição é sem dúvidas, a parte destinada ao KISS cuja coleção foi cedida pelo KISS Army Brasil, que promove o KISS Fest que trouxe Bruce Kullick ao Brasil, ano passado ( confira cobertura ) e tem desde o baixo de Gene Simons autografado até o set list do KISS Cruise ocorrido ano passado e terá a segunda edição esse ano. Outro destaque a se comentar é a versão do Soundhouse Tapes do Iron Maiden autografada. Numa época digital ver o primeiro registro do Maiden em vinil realmente traz boas lembranças da donzela.

 

    Outro fato interessante são os containeres espalhados pela Exposição, cada um datado de uma das décadas, 50, 60, 70, 80, etc.. e as músicas da década correspondente eram tocadas dentro do mesmo, sequencialmente, álbum de alguns posters de fotógrafos brasileiros, e uma bela coleção de fotos do impressionante do fotógrafo internacional Bob Gruen, que já trabalhou com artistas como John Lennon, The Clash, KISS, Tina Turner, Rolling Stones, Ramones e outros. Existe também várias frases de artistas, guitarras penduradas, por todos os lados além de dois stands comerciais, sendo um da revista Rolling Stone e outro da fábrica de instrumentos brasileira Tagima, onde o visitante tem a oportunidade de tocar alguns instrumentos da empresa.

    Vamos ao pocket show do Sepultura, que foi o motivo que me levou a Exposição. O clima era perfeito, pois reparei Andreas e Paulo confraternizando com a banda Charlie Brown Jr., que havia marcado presença na Exposição no mesmo dia, demonstrando assim uma boa interação  entre as mesmas sem a menor concorrência. O backdrop novo do Sepultura, com o "S" clássico envolvendo uma caveira era o fundo para a bateria personalizada da banda, de seu novo integrante, Eloy Casagrande, ( ex-Gloria e ex-Andre Matos ) e com um público surpreendente, pois a OCA, estava bem cheia, Eloy, Paulo, Derick e Andreas entram no palco e Arise nos deu aquela paulada no "pé da oreia", e a partir daí, a "roda" estava formada dentro do Parque Ibirapuera

    Refuse/Resist e Kairos, título do novo álbum vem direto no 'fígado', e então, Derrick anuncia mais uma do mais recente álbum, agora a Relentless, para emendar na sequencia Convicted In Life do maravilhoso Dante XXI. Dialog continua o estrago e era bem interessante ver os seguranças da Exposição, que estavam a frente do palco e aparecem em várias fotos com cara de completamente assustados com a expressão de: "O que é isso que tão tocando?".

    "Após a turnê pelos E.U.A. como é bom tocar no Brasil" disse Andreas e em seguida tivemos uma virtuosa intro de bateria que aumentou o grau de insanidade do povo, que prontamente reconheceu a próxima música  do set: Atitude e seu ritmo forte "bem em moda hoje em dia" pelo febre que o UFC ganhou em nosso país. Mais um pouco de pancadaria na bateria de Eloy e fomos levados para a maravilhosa intro de Territory, que armou aquela roda em plena Oca no Ibirapuera. Fantástico.

    Depois de outros agradecimentos do Andreas, ele avisa que Derrick falará algumas palavras em nosso idioma e o vocalista se desculpa por estar difícil de falar em português em função da turnê recentemente terminada lá fora, ( Andreas brincou com Derrick, afinal ele é  americano e sempre encontra uma dificuldade ou outra em falar nosso idioma ) e deixa os vocais da próxima música para Paulo Jr. e Andreas, que executam a sua versão para Polícia dos Titãs com a garra e talento que o Sepultura possui, e afirmo eles fazem sua versão ser muito melhor que o original.

    Andreas chama Inner Self e a intro da música do primeiro clip da banda do álbum Beneath The Remains fez todos cantarem. Destaco todos os músicos, mas, em especial o talento do batera Eloy Casagrande, que mesmo sendo mais novo que a banda, já mostra ser um dos melhores bateristas do mundo, pois como diríamos no interior 'o reio' que ele lascou na bateria foi algo impressionante, e quem ganha com isso é o Sepultura e o Metal Nacional com mais esse brilhante talento. O cara toca muito.

    Derrick e todos agradecem a todos e a Exposição pela oportunidade, já que o lugar não está acostumado com shows, e após o clássico grito "Sepultura do Brasil....1....2.....3....4..." Roots, Bloody Roots põe toda a galera presente para pular fazendo a trilha perfeita para a despedida do Sepultura da cidade de São Paulo antes da viagem para a Europa para participar dos Festivais de Verão Europeu, entre eles o Wacken Open Air e Rock In Rio Lisboa.

    Foram 50 minutos do mais primoroso Heavy Metal nacional que vale mais que muito show "internacional" a 200 contos. Um pouco antes de sair Andreas como são-paulino convicto que é, chega ao microfone e brada a plenos pulmões: "Vai Vasco, Vai são Paulo", fato que deixou  alguns um pouco tristes em função dos times jogarem contra alguns times da plateia. Mas Futebol e música são diversões e jamais desavenças.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Junho/2012

Set List Sepultura

1. Arise
2. Refuse/Resist
3. Kairos
4. Relentless
5. Convicted In Life
6. Dialog
7. Attitude
8. Territory
9. Polícia ( Titãs )
10. Inner Self
11. Roots Bloody Roots

Voltar para Shows